terça-feira, 11 de novembro de 2008

Matriz de Bom Conselho - Fé e Arte

Saimos do saite de Bom Conselho mas continuamos seu frequentador. O seu mural, o útero da Academia Virtual Pedro de Lara, dita a tendência dos bom-conselhenses em termos de movimentos artísticos e culturais. Alguma meses atrás foi a nostalgia que tomou conta das pessoas, provocada pela passagem do sexagésimo aniversário do Ginásio São Geraldo e por fotos antigas da cidade e de ex-alunos, as quais a CIT, vendo o filão mercadológico, transformou em produto gerando alguns vídeos, pelos quais fizemos grandes lucros para enfrentar este mundo em crise.
O Mural e a Academia Virtual vivem um novo momento. A palavra correta para defini-lo foi escrita pelo Sr. Gildo Póvoas: Reminiscência. Termo tão bonito quanto nostalgia mas, sem muita dor. O grande iniciador do movimento foi o sonho do Sr. José Taveira. Passando pela união de Freud e Pedro de Lara feita pelo Carlos Sena, levando à emoção do Gildo Póvoas e Pedro Ramos, terminando, por enquanto, com o choro do "amarelinho magrelo", o conterrâneo Beto Guerra.
Alguns da CIT se emocionaram, outros riram e ainda choraram. No entanto, como enfrentar este momento novo? O que fazer? Reunimos todos.
Quando falamos em reunião, significa cada um sentado à frente de um computador, ouvindo, falando, perguntando, respondendo, gritando, provocando. Uma profusão de bites difícil de imaginar pouco tempo atrás. Um teclou: alguém pode me dizer aqui o que é "reminiscência"? Teclamos todos: Usa um dicionário, idiota. Numa reunião presencial poderia até haver alguns sopapos, mas o que houve foi uma abundância de palavrões nas telas e alto-falantes. Reminiscência é uma imagem do passado que fica na memória e de vez em quando sai com as devidas emoções. Então vamos provocar mais as reminiscências. Se isto acontecer teremos muito fácil uma história sentimental de Bom Conselho.
Será que existe algum lugar em Bom Conselho que provoque imagens em nossa memória mais do que qualquer outro? Nove entre dez dos presentes responderam: Tem sim, a Igreja Matriz.
Não sabemos muito sobre ela. Mas estamos instando aqui os bom-conselhenses mais sabidos, para que, vendo o filme abaixo, lembrem e escrevam suas reminiscência da nossa Igreja de Jesus, Maria e José.



Se quiser, veja no YouTube:
Matriz de Bom Conselho - Fé e Arte

Diretor Presidente
CIT Ltda

Nenhum comentário: