domingo, 15 de fevereiro de 2009

AMOR etc. - Complemento

Transcrevemos a comunicação entre pessoas interessadas em Amor etc.
---------------------

Caríssimo José Fernandes Costa.

Teu amor excitado leva-me a refletir sobre o seguinte: "o amor é um fogo que arde sem se ver/ é ferida que dói e não se sente" (CAMÕES). "O amor é a forma mais radical de "ir ao outro", de se reconhecer intimamente num ser humano diferente" (GOETHE). "O amor é aquilo que une, que reduz a cisão, que reduz, também, o medo e a insegurança" ( HEGEL). "O amor, a despeito de suas manifestações mais requintadas e sublimes, possui sempre um substrato físico, corporal, libidinial" (FREUDE). "O amor essencial é aquele que une duas almas perpetuamente", disse Simone de Beavoir a respeito de seu amor por Sartre. "Amar é negar a própria individualidade a fim de viver intensamente e (...) inserir-se ativamente na comunidade humana" (CARLINHOS (MARX). "Amai, jóvens, as mulheres bonitas" (MACHADO DE ASSIS). "Eu amo as mulatas dos freges/ de São Sebastião do Rio de Janeiro./ A mulata cor de canela/ que tem tradição, que tem vaidade/ que tem bondade./ Essa bondade que faz com que ela abra/ as suas coxas morenas/ fortes serenas/ para a satisfação dos instintos insatisfeitos/ dos poetas pobres e dos estudantes vagabundos. Nestas noites mornas do Brasil/ quando ha muitas estrelas no céu/ e muitos desejos na terra. (JORGE AMADO). E haja amor, José.
JN

------------------
Caro José Fernandes Costa,

O e-mail abaixo chegou para nós quando deveria ir para você. Não sei se ele mandou para você também. É do nosso conterrâneo João Nelson. Estamos lhe repassando. Caso queira que nós a publiquemos como Complemento ao tópico Amor etc. avise-nos e o faremos com todo o prazer pois gostamos também do estilo João Nelson. Isto depois de pedir-lhe a devida autorização.

Saudações etc.
Diretor Presidente.

------------------
Meu Caro Presidente,

O João Nelson não me mandou esse imeio. Mas você mandou e eu gostei muito. Também, das citações que ele fez. PODE PUBLICAR, SIM. E MUITO OBRIGADO.

Caso queira, pode publicar este trecho, também:

NOTA: - Agradeço ao João Nelson, pela referência ao meu nome e ao meu amor excitado e verdadeiro. Inteiro. É o amor imune, que une. Amor que dá e recebe segurança. É o amor na sua pujança. - Agradeço-lhe também pelas citações, aos montões, sobre o amor, com louvor e destemor.

Abraço,

José Fernandes Costa

-----------------
Caro João Nelson,

Estou sendo só a ponte entre você e o José Fernandes Costa. Enviei a ele seu e-mail, e estou pedindo permissão para publicá-la em forma de complemento ao tópico como sempre. Agradeço, desde já sua resposta.

Diretor Presidente.

-----------------
Diretor Presidente,
publique. Até porque tornarmo-nos público é cidadania que não rima com maçonaria.

JN

Nenhum comentário: