quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

CADERNO DE RECEITAS


Uma amiga me presenteou certo dia, algo que me trouxe muitas lembranças. Um caderno de receitas!! Achei de muito bom gosto , porque ali ela colocou as melhores receitas que ao longo de sua vida foram provadas e apreciadas. Não poupou segredos , nem mesmo aqueles famosos , de família. Foi generosa. Durante nosso convívio, sempre admirava aqueles vidros de conservas que ela tinha em casa. E claro , os saboreava também.....mas sempre existiu um certo mistério a envolver aqueles quitudes. As receitas.....uma conserva em especial me atraia. Eram dentes de alho enormes, e que derretiam na boca , com um sabor diferenciado e sem aquele ardor ou gosto típico ......Alho sim, mas suave, saboroso, podia até beijar depois!
Agora a receita estava alí , em minhas maõs!!
Devorei com os olhos.........
Um caderno de receitas.
Lembrei como eu adorava passar as tardes vendo a anotando tudo ,nos programas de culinária na TV. Essa memória afetiva me levou , é claro, as receitas da minha mãe, que estão fora de qualquer julgamento para nós, óbvio....comidinha de mãe??
Não tem preço.
Aprendi a cozinhar com ela.....
Primeira memória.
Depois, com a então sogra e como toda boa mamma italiana, pratos saborosos...e aprendi também com a vida! Gosto de cozinhar.
De inovar , ousar. Bebericando um vinho então.....coisa de louco !!! Fui buscar e não procurar meu caderno de receitas. Sempre soube exatamente onde ele se encontrava , apenas não mais o utilizava. Meu Deus!! O tempo teima em passar ...até manchas de ovo? Óleo? Manteiga? Não importa. Houve um breve momento de passado. Retorno. Era muito mais que um simples caderno de receitas. Era a minha vida! Percebi alí as várias fases que passei. Tem receitas do tempo que casei , depois com os filhos crescidos , conhecidas que o tempo levou , amigas que o tempo fortificou, receitas dos típicas dos lugares onde morei, que não foram poucos....meu lado cigana é forte! A maioria tem data. E como hábito meu, muitas vezes observações do momento.....cada momento ! Jamais poderia imaginar que encontrando o caderno de receitas da minha amiga, iria pegar o meu caderno e mais que isso, resgatar momentos lindos! Afinal, comida é celebração ! De vida!!! Feita com o tempero do carinho , do amor, transfórma-se em energia.
Se você tem um caderno de receitas ....daqueles , antigos , prepáre-se para grandes emoções. Se voce não tem um , pegue o da sua mãe, irmã , tia , amiga e descubra um pouco sobre os gostos, momentos e vida dessa mulher e sem qualquer tipo de discriminação , homem também vale, viu????
Ah!!!! tenho a certeza que voces gostarão de saber a receita , aquela , do alho que pode até beijar depois, lembram???? Pois bem , eis aqui .

RECEITA DA VALÉRIA

Atibaia, 1990
Querida comadre

Aí vai a receita. É uma receita austríaca. Quem me ensinou disse que era para colocar os ingredientes na dosagem exata, pois se tratava de uma espécie de "alquimia". Pelo sim, pelo não, sempre fiz a receita exatamente como me foi dito.
E sempre ficou muito bom.

CONSERVA DE ALHO

Ingredientes:

- 1/2 k de alho espanhol descascado
- 1/2 litro de vinagre de3 maçã
- 1/2 copo de vinho branco seco
- 1 copo de água
- 4 folhas de louro
- 2 cravos
- 3 colheres de sopa de orégano
- 20 grãos de pimenta jamaicana
- 20 grãos de pimenta branca
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal

PREPARO:Colocar todos os ingredientes, menos o alho, em uma panela e levar para ferver. Após a fervura, colocar o alho e desligar após 2 minutos. São 2 minutos mesmo!
Escaldar o vidro bem lavado com tampa. Colocar o alho com o caldo. Deixar de cabeça para baixo até esfriar.
* Para fazer a conserva de cebola ( aquelas bem pequenas) , acrescentar ao caldo 1 colher de sopa de molho inglês e proceder da mesma maneira.

É isto!
Espero que fique bom e que todos comam com muita saúde.
Com carinho

Valéria

Nota de Ana Luna
Não se esqueçam dos cuidados especiais para os vidros que armazenam conservas.
Vejam quanto afeto pode existir em uma simples receita.....ela colocou nesse caderno um tributo a
VIDA e a AMIZADE !

Boa Semana
bjussssssssssssssss
Ana Luna - São Paulo

Nenhum comentário: