domingo, 15 de fevereiro de 2009

Carnaval


Foi na Grécia que ali pelos anos de 600 a 520 a.C., que tudo começou...pois é....... o carnaval tem veia grega.Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.
Então , entraram eles, os romanos e a coisa começou a esquentar.Ai...ai...ai.. Gregos e romanos juntos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornándo-a intolerável para a igreja.Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos. Hummmmmm, não é que eles sabiam das coisas?
A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo já que fugia das reais origens da festa como o festejo pela alegria e pelas conquistas.
Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Foi assim nesse vai e volta, nessa coisa de festa da igreja ou pagã , que o carnaval se fortalecia , tomava forma, se chegava... Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência européia. OBAAAAAAAA! Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas da forma semelhante à de hoje. Hoje?? Bem , fantasias sim em algumas partes do Brasil. Nudez em outras... Recife se destaca com um carnaval tradicional, com blocos, fantasias e muito folclore.....eu sei, eu sei, Olinda exagera um pouco mas....nada que não possamos reverter....a voz do povo.....
Bem , voltando,pesquisei sobre a origem da palavra CARNAVAL e achei bem interessante......."A palavra carnaval significa adeus à carne e sua origem remota os tempos antigos nos quais por falta de métodos de refrigeração adequados, os cristãos tinham a necessidade de acabar, antes do inicio da Quaresma, com todos os produtos que não podiam consumir durante esse período (não somente carne, mais também leite, ovos, etc.)
Com este pretexto,em muitas localidades se organizavam na terça-feira anterior à quarta-feira de cinzas, festas populares chamadas de carnavais nos quais se consumiam os produtos que podiam estragar durante a Quaresma." Pronto. Foi o suficiente. De pretexto em pretexto..............Exagere quem quiser , prerrogativa do ser humano, mas hoje , o carnaval continua bom...........para quem pula ,brinca,dança, desfila , assiste na TV ou simplesmente aproveita e descansa. O bom é que reina uma alegria no ar, a energia contagia , algo de bom acontece , sorrisos aparecem.........mesmo que você , assim como eu , não vá brincar no salão, nas ruas , brinque no seu colchão.....opa...opa...opa.......como você pensou ...ou não. Uma boa soneca , um cochilão pode ser boa desculpa para começar o ano de verdade. Bommmmm.
Ou alguém duvida que no Brasil o ano começa só após o Carnaval??
boa semana
bjussssssssssssss

Ana maria miranda Luna - São Paulo

Nenhum comentário: