terça-feira, 14 de abril de 2009

MEMÓRIAS


A vida inteira tive um fascínio pelo nazismo. Durante as várias fases e crenças que vamos passando, cheguei a pensar que tinha sido uma judia, em algum lugar do passado. Alguém judiou de mim. De muitos. Ainda persiste hoje. Judia.
Continuo com essa marca . O nazismo prometia resgatar o "orgulho" alemão ferido após a derrota na primeira guerra.
Em que momento foi concebido tudo ?
Para que? Por que?
Memória da Europa. Memória do mundo.
Você já teve a oportunidade de conversar com algum descendente direto de escravos ? Verá no olhar vago que de alguma forma a memória dos tristes e vergonhosos sofrimentos ficaram.
As descrições variam mas a essência é uma só: o negro escravo vivia como se fosse um animal. Para que ???
Grandes sofrimentos, coletivos ou individuais foram mostrados ao homem. A questão é quando atingirmos a capacidade de aprender com o sofrimento , com a maturidade e com as memórias de um povo. Boas e más. Aprende-se sempre.
Basta querer e estar aberto aos sentimentos. Sem alienações.
Nem egoísmos. Crescer sempre.
Um povo sem memória é um povo sem cultura. Para entender o que vivemos hoje, é preciso saber quem fez o que no passado.O resgate da memória é a construção da identidade de um povo.
Os judeus foram craques nisso.
Memórias......
Fico imaginando um projeto grande, profundo e completo.
Projeto " Nossas Memórias" em Bom Conselho. Um projeto cultural, é claro, com captação de recursos, despertar nas empresas ou órgãos públicos, o interesse na execução do projeto. Além do livro, um DVD, estaria na pauta.
Não há dúvidas que algo assim trará imensos benefícios para a população que não só conhecerá sua história mas as novas gerações terão incentivo para apreciar e preservar o patrimônio da cidade. Suas memórias.
"Um povo sem memória é um povo
sem passado e sem futuro."
O que acha? Topa?

boa semana
bjussssssss

Ana maria miranda Luna

Nenhum comentário: