quarta-feira, 15 de abril de 2009

MURAL DO BLOG - Página 5

***************
***************

Este é o nosso Mural. Aqui serão publicados textos curtos e menos elaborados do que nas postagens principais. Isto não implica que eles não sejam importantes, apenas que tem outros objetivos no seu caráter informacional. Serão recados rápidos, réplicas ligeiras e até mesmo desabafos. Com a continuação estes objetivos irão cada vez ficando mais claros.

Para participar enviem-nos e-mails para:
muraldoblog@citltda.com , com seus nomes completos. Serão aceitos pseudônimos, desde que antes nos mande mensagem declarando sua verdadeira identidade, que prometemos manter no anonimato.

Nosso conselho editorial escolherá aqueles que serão publicados, o que será feito o mais rápido possível.

O critério fundamental para publicação é o respeito à moral e aos bons costumes. O que vem a ser isso só o tempo dirá já que seremos os julgadores. As normas se adaptarão e serão melhoradas com casos concretos. Temos que começar de alguma forma. Ajudem-nos a melhorar nosso Mural, participando.
***************
***************

Prezado Zetinho,

Embora não seja Santos, e nem santa, admiro você nesta luta pela Academia. Apesar de ser a favor da Academia talvez divirjamos no formato. Mas, estou pensando e qualquer dia eu escrevo sobre. Continue a luta, e ataque o Luis Clério de todos os lados, ele é uma peça chave, pois agora vive na terra. Gostei que você tivesse acionado o Carlos Sena para tocar o projeto aqui no Recife, além de ser um excelente escritor (aliás, aqui em Recife o único escritor ruim é aquela que lhe escreve), pelo que sei de suas posições políticas, jamais seria contra ao Pedro de Lara como patrono. Gente do povo também é gente. Continue na luta, e a paz de Cristo esteja com você.

Prezada Ana Luna,

Desde cedo estou tentando acessar o SBC para ver se os pés de galinha de dona Mariazinha (eu me lembro de Dária), estão intactos ou alguém deu alguma mordidinha. Não estou conseguindo. Será que foi minha visita? Nãaaaaaaaao!
Com as suas mensagens, dizendo que falou da gente na TV, a maioria chegou aqui muito tarde. Os “egos” ficaram tão inflados que não passavam pela porta. Eu que já sou um pouco, só um pouco, rechonchudinha precisei de muitos empurrões. Se você colocar no YouTube, o DP já quer censurar, porque sabe que o trabalho aqui vai atrasar muito. Por falar nisso, ele ainda não chegou, pois não tem nem quem o empurre pela porta, é solteirão, e só quer casar com uma moça de Bom Conselho. Vixe, ele que não me leia.
Obrigada, amiga!

Prezado Zé Fernandes,

Obrigada pelas gentis palavras sobre mim ao DP. Vou pedir um aumentinho de salário, pois agora também sou colunista. Minhas fontes estão acompanhando atentamente a visita de Lula a Bom Conselho. Em sociedade, tudo se sabe. Um abraço

Lucinha Peixoto – lucinhapeixoto@citltda.com
17.11.2009

***************

LUCINHA

Em tempo.....no blog da CIT tem o artigo :
" Minha vó comia pés de galinha ", ricamente ilustrado por vocês.
No dia 20 de outubro.
Pena você não ter assistido a entrevista , porque não falei apenas do Pedro Ramos. Também citei vocês, como um blog de intelectuais de BC que moram em Recife. Gostou???? Vou pegar a gravação e colocar no Youtube para vc assistir.
Bjusssssssssss
------------------
Lucinha ,

não é que comeram mesmo os pés de galinha da minha avó???? Também , tamanha iguaria as pessoas não resistem.
Já escrevi para o Saulo perguntando o porquê.
Vamos aguardar. Senão colocarei um detetive na questão. Obrigada por me alertar.
O Jameson conheceu minha avó Mariazinha...doce criatura !
E eu quero conhecer o Jameson e você, Lucinha, também.
Obrigada pelos elogios, sempre carinhosos
Bjusssssssssssss

Ana Luna - anammluna@yahoo.com.br
17.11.2009
***************
Olá!!!!!!!!!!

lendo o artigo de Alexandre Tenorio me deparei com uma foto ( a segunda) que foi de uma das parte q eu sai, pena q não dar pra me ver. Ohhhhhhhhhhhhhh tempo bom q antecedeu o campeonato.

Abraço Niedja - niedjacamboim@hotmail.com
17.11.2009
***************
Meu Caro Diretor Presidente,


NÃO precisa pedir desculpas. Basta que mande, como mandou agora, tudo que a Lucinha escreva. Porquanto, mandando, você já se penitenciou. Pois eu leio tudo quanto a Lucinha escrever. Tanto a Lucinha Peixoto, quanto a Lucinha Sued. E aqui é onde mora o maior barato! Pois, como colunista social, a Lucinha Sued esbanja mais sabedoria ainda. E eu sou fã, com carteirinha ou sem carteirinha, dos escritos da Lucinha, Sued ou não! E quando ela passeia pelo SBC, aí, então, É ÓTIMO. Ou, como dizia o cumpade Amarílio, É MUITO ÓTIMO!!!

CIT - Blog sem censura!

Forte abraço,

José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br
17.11.2009
***************
Carissima Lucinha Santos,

Paz e Bem!

1 - Parabenizo pelo seu artigo/pesquisa que você fez no site de Bom Conselho sob o título "Voltando ao site de Bom Conselho (SBC)". Foi preciso muita paciência e muitas anotações no caderno para descrever o que ali estava anotado e transmitir para todos nós que muitas das vezes não visitamos o site por inteiro. Parabéns, mais uma vez.

2 - O pequeno comentário que fiz sobre o Gabriel quando visitei o Instituto Historico da Jaboãtão, trata-se realmente de "Guiga" conhecido por todos nós bomconselhense. Foi um encontro amável e agradavel que tive neste dia após uns certos anos sem contato.

3 - Estamos na luta para fortalecer e amadurecer os trabalhos para criação da ACADEMIA BOMCONSELHENSE DE LETRAS - ABCL. A cada dia que passa sinto o desejo de grande parte dos conterrâneos em abraçar esta causa "nobre" e "literária" trazendo sugestões a fim de que possamos juntos realizar este desejo da sociedade bomconselhense, se Deus quiser.

4 - Por último conto com o seu apoio e a sua genealidade de "convencimento" através do CIT LTDA, que pode dar um grande impulso para este desejo, a ACADEMIA BOMCONSELHENSE DE LETRAS - ABCL.

Um abraço fraterno,

José Antonio Taveira Belo / Zetinho - taveirabelo@hotmail.com
17.11.2009

***************

APOIO À FUNDAÇÃO DA ACADEMIA


Recebi com entusiasmo dois apoios imprescindíveis para o nosso movimento da criação da ACADEMIA BOMCONSELHENSE DE LETRAS – ABCL.
O primeiro o editorial com o título “PARA QUE UMA ACADEMIA DE LETRA?” publicado no porta voz da nossa cidade, o Jornal A GAZETA de n. 251 de 01 a 15 de setembro próximo passado, quando no mesmo retrata a necessidade da criação desta casa de cultura em nossa cidade, finalizando o editorial da seguinte forma “A Gazeta deseja fazer da criação dessa instituição mais um espaço para pensar e discutir o crescimento cultural e material de nossa cidade. Por isso se presta a ser parceira nas discussões, através do seu diretor.”
O segundo apoio veio do conterrâneo GILDO POVOAS, escritor e memorialista que com a sua visão no futuro, vê com bons olhos esta iniciativa dos conterrâneos bom-conselhense em guardar a nossa memória dos nossos antepassados ajudando os de hoje a serem exemplos
. O seu apoio e ainda mais importante, pois está se colocando a disposição para um dialogo para fornecer sugestões no que for necessário para a realização da Academia Bom-conselhense de Letras – ABCL, o que por certo outros conterrâneos deverão abraçar a causa.
Com o apoio desta natureza, de forma espontanea destes dois grandes baluartes de nossa cidade e, de outros que virão pouco a pouco abraçar a causa, temos a certeza absoluta que em breve começaremos a traçar planos para efetivação deste desejo de todos os bom-conselhenses.
Sugiro que todos que estão empenhados neste contexto já possam dar sugestões, com reuniões permanentes dos conterrâneos nas cidades que residem: cidade sede, Bom Conselho poderia o Luiz Clério tomar esta iniciativa, no Recife o Carlos Sena, em Garanhuns o Saulo Bezerra, em Olinda ficaria por minha “conta”, no Rio de Janeiro o Gildo Povoas, e em Salvador e em outros lugares onde o espírito bom-conselhense esteja presente poderia acontecer estas reuniões.
Mais uma vez estou enviando o Estatuto preliminar, elaborado há alguns anos passados para que possam analisá-lo e opinar sobre o mesmo.
Outro fato, que já devemos ir pensando é quanto aos PATRONOS e o numero de CADEIRAS da Academia Bom-conselhense de Letras – ABCL, pois estes nomes serão de homens e mulheres que contribuíram para o desenvolvimento literário da nossa cidade, ou mesmo que prestou grandes serviços a comunidade.
Qualquer outra iniciativa e proposta são bem vinda e é válida para começarmos dar os primeiros passos na sonhada concretização deste espaço cultural em nossa “terra mãe”.

José Antonio Taveira Belo / Zetinho - taveirabelo@hotmail.com
Olinda, 15 de novembro de 2009.

16.11.2009

***************

Gildo,

Obrigada pelos seus elogios e principalmente por sua leitura. Para mim é uma honra ter você como leitor. Espero corresponder as suas expectativas. Um abraço.

Eliúde Villela – eliude.villela@citltda.com
16.11.2009

***************

Maria Caliel,

Você está correta, minha amiga. Tive a ajuda de todos citados por você. Sou uma mulher de sorte. Uma pobre retirante do Pau Grande ser lida por vocês, já é um privilégio maior do que tudo. Agradeço de coração, a todos. Vou continuar escrevendo e colocando-me na fila de publicação deste Blog. Lucinha disse que se o esforço conjunto com Zetinho para criar a Academia Bom-conselhense de Letras, der resultado eu posso me candidatar. Cleómenes disse: “menos, Eliúde, menos!” Sei que faz parte das jocosidades dela, mas, porque não sonhar (antes que meu colega retirante coloque um imposto sobre)? Se eu entrar, quero uma cadeira entre a sua e a da Ana Luna, pois também não sou de Bom Conselho da gema, considero-me uma cidadã da República Independente do Pau Grande. Um grande abraço e obrigada.

Eliúde Villela – eliude.villela@citltda.com
16.11.2009

**************

Amiga Eliúde,

Ser escritor é nato. O estilo do escritor nasce com ele. Assim como o poeta, ele nasce poeta.
Você apenas despertou o gigante que estava adormecido. Quando leu "Menino de Engenho", viu, comparou e sentiu o mesmo estilo. Você não havia lido antes, não imitou ninguem, você é você. E assim, são os bons escritores. É essa diversidade que vejo nos escritores do Blog da CIT, cada um com seu estilo formando uma riqueza em gênero literário.

Você não recebeu incentivo só de minha parte. Recebeu de José Fernandes Costa, de Lucinha Peixoto, do Diretor Presidente, de Gildo Póvoas, de toda equipe da CIT e da torcida dos leitores.
Mas, o mais importante é que você é uma cria da CIT. O Blog da CIT lançou você no mundo da arte literária. Por isso, parabenizo você e ao Blog da CIT.
Meu abraço.

Maria Caliel - mcaliel@hotmail.com
14.11.2009

***************

Ilustre Eliúde:

Parabéns pelo seu belo relato. Vc está como o bom vinho, a cada safra, cada vez melhor. Que bom que você desistiu de querer escrever como o José Lins, pois só assim descobriu, por si própria, o seu estilo. Continue a nos trazer, sempre, esta prosa leve e gostosa de se ler.
Abraços fraternos

Gildo Póvoas - gildopovoas@hotmail.com
13.11.2009
***************
Prezada Lucinha,


NÃO tive o "topete" de querer corrigir-lhe. Pensei que estava tendo boa intenção. Depois, descobri que de boas intenções o inferno está cheio. No entanto, quis passar uma dica, porque sou abelhudo. É muita pretensão minha, imaginar que você e alguém mais precisam das minhas dicas. Acrescente-se que, para muitos, essas dicas são démodé. Se o Zezinho lhe puxou as orelhas, ele foi muito longe. E mais: o Zezinho pode dizer que o acordo é bom. Eu é que não digo, porque assim não o vejo (o acordão). Para que ele, o acordo, fosse sofrível, teria de haver acabado com o uso do hífen, também, já que acabou com o trema. Pois, a salada que fizeram em matéria de hífen, não está no gibi. Pouquíssimos, de estudante a doutor, vão saber botar os pingos nos hifens. É dose braba, pior mesmo do que tosse braba.

Quanto à sua saudação, ela fica no plural, sem problema. Mas são saudações cor-de-rosa, como ternos azul-marinho. A cor dos ternos é azul-marinho. Assim como as saudações são cor-de-rosa. Vejamos: sempre que estiver subentendida a expressão "cor de", o adjetivo fica no singular. Ternos cinza (de cor cinza); calças rosa (de cor ); bandeiras azul-anil (de cor azul-anil); sapatos bege (de cor bege); vinhos rosê (de cor rosê); blusas vinho (de cor vinho) etc. Isso joga, por analogia, no time dos sem-terra, dos sem-terrinha, dos sem-vergonha, dos sem-lar; dos sem caráter (desprovidos de caráter.)

Agora vejam bem, também: eu NÃO transo com o português (conforme dizem os filhos da Lucinha, referindo-se a nós todos. NÃO transo com portuga, NEM bem, NEM mal. Se me fosse dado o privilégio, eu transaria muito bem com a portuguesinha ali da padaria.

Quanto ao Sued que você adotou, dou-lhe grau 10. O Ibrahim era bom colunista, em que pesem as besteiras que dizia. Mas isso faz parte desse ofício, tirante você quando nesse ofício está. Por isso, o Sérgio Porto pegava pesado no pé do Ibrahim. Se você tivesse optado por Lucinha Alex ou Lucinha Alberto, seria brega demais e eu dar-lhe-ia nota zero. Portanto, parabéns a você. Quero vê-la desbancando os Alexs e Albertos da vida. Porque esses fofoqueiros sociais aqui da província são muito mixurucas./.

Abração cordial, José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br
13.11.2009
***************
Olá!!!!!!!!
Q dia inesquecivel o do campeonato do qual participei em tres partes. Uma foi com Pedro de Lara e as outras duas foram na prova livre. Eu só tenho a foto da roupa em q sai. A foto q tirei foi no clube dos trintas no carnaval.
Abraço

Niedja Camboim - niedjacamboim@hotmail.com
13.11.2009

***************

Caro Felipe,

Obrigado pelos parabéns e pelos elogios. Tenho que dizer que o grande propósito da CIT é causar risos e emoções, essa é a nossa moeda. O que faz alguns dizerem que nossos textos ultrapassam este propósito é o engano em pensar que as emoções levam sempre ao riso. No entanto, confesso, quando ocorre este engano, deixa a gente com um “ego” do tamanho da caverna do Bulandi. Sei que ganhamos muito mais quando fazemos chorar de tanto rir, mas, o choro por tristeza também está na nossa receita e é emoção pura. É a vida.
Quando as emoções vem de um jovem como você, nossas ações na bolsa sobem muito, dizem que ontem influenciou até o Ibovespa. Abraços. Obrigado.

Diretor Presidente – diretorpresidente@citltda.com
12.11.2009
***************
Esse texto [O Enterro de Padre Alfredo] ultrapassa o propósito da CIT. É um registro histórico de nossa cidade, elaborado de uma maneira emocionante pra quem lê. Mais uma vez, e sobretudo desta vez, parabéns, Diretor!
Uma sugestão: vou procurar me informar quem é a pessoa responsável por cuidar do acervo do Padre Alfredo na Ermida. Esse texto caberia muito bem entre as peças expostas, para que os visitantes pudessem conhecer um pouco mais desta figura, que marcou a história de nossa cidade.

Um forte abraço
E parabéns mais uma vez.

Felipe Alapenha - f_alira@hotmail.com
12.11.2009

***************

Parabenizo você Aninha pelos seus 40 de formatura do ginásio, existe uma realidade em que não podemos fugir, os nossos verdadeiros amigos são feitos na nossa infância e adolescência, pois nestas fases da vida, somos todos iguais, não tem ninguem rico, nem com cargo maior do que o outro, quando somos adultos teremos varios amigos, amigos estes que foram adquirido pela sua posição, o tempo passa e nós constatamos que o grande amigo em que o tempo não conseguiu destruir são os amigos da infância e adolescência.

Alexandre Tenório - tenoriovieira@uol.com.br
11.11.2009
***************
Caros Amigos,

Alexandre,
agradeço os parabéns e estamos esperando seus escritos sobre o nosso Padre. Abraços.

Gildo,
agradeço os parabéns, e os acréscimos oportunos feitos ao artigo e se tiver outros escritos sobre o Padre nos envie, teremos prazer em publicar. Abraços

Diretor Presidente – diretorpresidente@citltda.com
11.11.2009

***************

Prezados Amigos,

Lucinha Sued que fala. Minhas fontes me enviam um boa notícia, para nossa cidade, a qual devo compartilhar com vocês. Dia 20 o nosso Presidente Lula estará em Bom Conselho para inauguração da Perdigão. Os esforços do Zezinho não foram em vão. Com sua conversa ele convenceu o homem. Ele ficou um pouco triste pois a estréia do filme “Lula, o filho do Brasil” não será em Caetés, como estava programado. Mas irá a Bom Conselho.
Dizem até que a Marísia Letícia vai com ele. Se eu pudesse ia lá para ver que “modelito” ela usará. A nossa prefeita também deve estar “nos trinques”. Mas, minhas fontes me informarão. “Sorry, periferia”.
O Zezinho me ligou ontem todo agitado, porque estão dizendo que, se o homem que arranjou a vinda da Perdigão para Bom Conselho, já é cantado em prosa e verso como candidato a Deputado Federal, e mesmo a Governador de Alagoas, por que ele, Zezinho, que trouxe o Lula, não poderia ser pelo menos candidato a Prefeito de Rainha Isabel? “Ademã, devagar que eu vou em frente.”

Lucinha “Sued” Peixoto – lucinhapeixoto@citltda.com
10.11.2009

***************

Ilustre DP:

Parabéns pelo belo artigo sobre o dia do sepultamento do querido Padre Alfredo. Só para acrescentar:
A rede ficou dentro do túmulo, cobrindo o chão.
Uma pena também que o progresso derrubou o sobradinho que ficava atrás da Matriz, e com isso também foi junto um pé de canela da Índia, que entre outras árvores fazia parte do pomar da casa do padre, e era a sua árvore preferida.
Abraços fraternos

Gildo Póvoas - gildopovoas@hotmail.com
09.11.2009

***************

Parabenizo o nosso diretor presidente pelo o belissimo artigo sobre o nosso inesquecivel padre Alfredo, logo estarei transcrevendo um artigo do meu livro (a tenda de zé bias ), sobre o padre Alfredo.

Alexandre Tenório - tenoriovieira@uol.com.br
09.11.2009
**************
Caro José Fernandes,

Obrigada pelas correções ortográficos. O Zezinho também me puxou as orelhas, mas diz que o acordo é bom. Isto deixo com vocês que, como diz um filho meu, “transam” bem com o português. Eu mal arranho. Concordo com você quanto a Ibrahim e o Sergio Porto. Mas não pode se negar que ele foi um bom colunista social e achei que Lucinha Alex ou Lucinha Alberto ficava muito próximos dos nossos fofoqueiros sociais daqui da terra. De qualquer forma, saudações cores-de-rosa (cor-de-rosas ou cores-de-rosas? Quando tento fazer estes plurais quase concordo com o Zezinho vamos passar para o Brasileiro e esquecer o tracinho).

Lucinha Peixoto – lucinhapeixoto@citltda.com
09.11.2009

***************

Lucinha,

As suas palavras quase me comovem. Todavia, a parte mais comovente, deixo pra um comentário maior e mais bem elaborado. De todo modo, nem pense que a sua crônica sobre o Dia de Finados tenha afastado os visitantes deste MURAL. Longe disso. De outra parte, confesso-me envaidecido por você haver aceito a minha sugestão e ter mergulhado fundo no projeto de colunista social. E o mais chique: ter adotado o nome de Lucinha Sued.

Por falar em Sued, lembro-me do grande jornalista Sérgio Porto, cujo pseudônimo Stanislaw Ponte Preta, fez sucesso em décadas passadas. Ponte Preta costumava dizer, ironizando as babaquices de Ibrahim Sued: "Ibrahim, Ibrahim; se não fosses tu, o que seria de mim?" Porque Ibrahim, encarnando a grande cavalgadura que era, dava subsídios para as tiradas jocosas e cheias de sabedoria de Sérgio Porto.

Agora, como podemos discordar, vez ou outra, porque é também nas discordâncias que surgem as idéias, eu discordo num ponto do seu escrito: é sobre essa história de camisa cor-de-rosa. EM TEMPO: Não vai aqui nenhuma crítica, mas os que estas linhas lerem, lembrem-se de que as cores mantiveram o hífen, a despeito do acordão ortográfico-comercial. Exemplo: azul-marinho, verde-oliva, cinza-claro, verde-amarelo.

Mas deixemos essas perfumarias de lado. E voltemos às camisas cor-de-rosa. Por quê? E para quê? Sugiro que as mulheres saiam de blusinhas cor-de-rosa e os homens de verdade, saiam de camisa azul-escuro. No entretanto, quem se diz homem, mas tenha propensões a "traveca", que saia de blusinha cor-de-rosa, tal qual as mulheres.

Confesso, ainda, ter tomado um susto, quando você disse: "Eu lhe confesso amigo, prefiro ir no último, acompanhando minha 'espada' velha, já que sou abstêmia e ele não." Por um instante, pensei que você fosse abstêmia à "espada" velha. Só depois entendi que você é abstêmia ao álcool dos pacachaceiros. - Como dizia a minha avó: "Quem se assusta antes de pensar, ou rir por último, é retardado." Desculpe-me pela pressa do meu raciocínio lento. E também pelas minhas jocosidades não permitidas nessas mal-traçadas linhas.

Aceite um abraço do amigo,

José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br
07.11.2009

***************

Caro amigo José Fernandes,

Você tem toda razão. O Mural depois do feriadão empacou. Pensei que tivesse sido o efeito do meu artigo sobre o Dia de Finados, que alguns possam ter achado convidativo para se dirigir deitado e carregado ao Santa Marta, nosso campo santo. Mas, não foi. Será que é culpa do furo de reportagem que a Lucinha Sued conseguiu sobre nossa parada da diversidade, a Papacagay? Não, não pode ser. Por falar nisso, a grande novidade, depois de uma reunião, que minhas fontes descrevem como frenética, a nossa associação LGBTS, decidiu que irá seguir a sugestão, dada pela Colônia Papacaceira do Rio de Janeiro e por mim aprovada, de colocar o Pedro de Lara nas camisas do 10º Encontro. Eles reconheceram o grande artista que foi Pedro de Lara ao representar aquele machão homofóbico, mas sabendo que, como homem, jamais faltou ao respeito a alguém pela sua orientação sexual. No entanto, de uma coisa não abrem mão: a camisa tem que ser cor de rosa. Eu já encomendei a minha, pois a procura será maior do que para a dos outros grupos. Porque agora sairão vários grupos, principalmente nas serenatas. O bom é que se pode participar de mais de um. Segundo minhas fontes, já temos dois confirmados: Os Amigões do Andarilho e Os Pacachaceiros. Eu lhe confesso amigo, prefiro ir no último acompanhando minha “espada” velha, já que sou abstêmia e ele não. Outros surgirão.
Como a onda agora é a nossa Academia de Letras, vou sugerir ao Zezinho e ao Zetinho que formem um grupo: Acadêmicos no Forró, e saiam já de fardão. Nesse eu sairia também como simpatizante e você como merecedor da honra de pertencer a qualquer Academia que se forme em Bom Conselho. Um abraço

Lucinha Peixoto – lucinhapeixoto@citltda.com
06.11.2009

***************

Amigos (as),

Andei maturando. Passado o feriadão, o Mural do Blog da CIT, está meio parado. Está parecendo baiano deitado na rede. Que houve? Cadê o pessoal que balança esse coreto? Ainda bem que a Lucinha Peixoto, hoje (ontem), atacou de colunista social. No que fez muito bem. Pois a Lucinha NÃO deixa a peteca cair!

Mas NEM nos gays se falou mais! Como se sabe, gay dá muita notícia e mais alguma coisa.

Por falar em gays, infelizmente, mataram mais uma "bichona" na terra do Luiz Mott (Bahia). Dessa vez, a vítima foi um repórter de TV, salvo engano, Jorge Pedra - e eu vivo salvoengando-me. Pena que o Pedra caiu na pedra fria. Como diz o meu vizinho: "Assim também, demais também".

Se todos queremos viver, deixemos os gays viver em paz. Só pedimos que eles não prejudiquem a nossa paz. Mas, que devemos respeitar a sua integridade física, ah, isso devemos.

Sou radical contra o homossexualismo masculino. Mas sou um defensor da vida. De verdade. Inclusive dos humanos em geral. Digo inclusive, por saber que a pior espécie que ficou na terra é a espécie humana. Porque só os humanos se matam por nada. Está aí o exemplo do Jorge Pedra! Apesar de não saber quem ele era, creio que morreu por nada. Talvez e muito provavelmente, mais um crime passional. Ou por puro preconceito homofóbico.

Continuando o que dizia eu, linhas acima: só os humanos declaram guerra contra os semelhantes. Só os humanos desrespeitam os direitos dos seus pares. Só os humanos estão sempre à espreita para tentar furtar o próximo. Só os humanos cometem latrocínios contra pessoas que, muitas vezes, nada têm de material. E por nada terem de material, quase sempre, perdem a vida. Não obstante, em muitos e muitos casos, pessoas que têm algo, ou mesmo que tenham muito de material, entregam o que têm, e ainda perdem a vida para esses protótipos de bastas-feras.

É certo que existem muitas pessoas boas, de boa índole e de bons propósitos. Mas isso é TÃO MINORIA QUE ATÉ NOS APAVORA SÓ DE PENSAR.

Essas palavras podem ser ácidas, na ótica de muitos que as leam. Todavia, não dá para ficar somente falando meu irmãozinho, meu amigão, quando se vê tanta maldade, tanta hipocrisia, tanta falsidade saídas das mentes de tanta gente. E de tanta gente que se diz de bem e do bem. Que diz ser gente boa, ordeira, honrada, religiosa etc.

José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br
06.11.2009

***************

Prezados Amigos,

Hoje ataco mais uma vez de Lucinha Sued, trazendo novidades de minhas fontes papacaceiras. Depois do melô do Andarilho, elas mandam uma quadrinha, que está se movimentando pela cidade, sem que se saiba a autoria. Lembrei da música e agradeço pela CIT, ao reviver Dorival Caymmi e Alcione, quando a li:

Quem não gosta da CIT bom sujeito não é
É ruim da cabeça ou doente do pé
Eu nasci com a CIT, na CIT me criei
E da danada da CIT não me separarei


Bom Conselho sempre foi original e ressurge a cada dia. Por que ficar na mesmice? Vamos inovar em janeiro?


Lucinha Peixoto – lucinhapeixoto@citltda.com
05.11.2009

***************

Caros Amigos,

Fizemos o maior alarde quando completamos 10.000 acessos, depois de 8 meses de vida. Coquetéis, discursos, edição especial, etc. Nosso Blog parecia ter esperado muito por este número. Hoje, passados 3 meses daquelas festividades, chegaremos a 20.500 acessos, dados pelo nosso contador no final de nossas páginas.
Eu gostaria muito de festejar, e o estou fazendo sozinho. "Ou o Brasil acaba com estes feriadões ou estes feriadões acabam com o Brasil". Me deixaram só. Se escalasse outro plantonista poderia haver até uma nova “Revolta da Chibata”, se a CIT fosse um navio da Marinha Brasileira, no início do século passado.
Mesmo na “chibata” comemoro sozinho e agradeço aos nossos leitores e colaboradores por esta cifra. Bom Conselho é a causa.

Diretor Presidente – diretorpresidente@citltda.com
31.10.2009

***************

Lucinha,

Você é um barato total. Gostei de tudo quanto escreveu. Mas discordo dessa de empunhar a bandeira do arco-íris. Mesmo sabendo que gays, lésbicas e simpatizantes (GLS) têm seus direitos (deles / delas.)

Não iria eu atirar numa bicha louca, porque isso seria crime doloso, conforme preceitua o nosso Código Penal. Mas, poderia fazer-me de negligente e passar com o carro por cima de algumas delas. Nesse caso, se houvesse crime, seria culposo (disfarçaria a intenção de matar.)

Mas, como cachorro que late, não morde (não boto a mão na boca de nenhum deles), você dá um bom desconto nessas minhas radicalidades. E para rimar, gosto muito das suas jocosidades.

Como vê, não iria eu atirar num "bambi", nem com o pau, ou melhor, nem a pau. E vamos deixar essas história de pau pra lá, porque, se não, os gays se alvoroçam. Prefiro atirar com o pau numa lésbica. Porque muitas delas têm dupla sintonia.

Mas estou muito curioso a respeito dos componentes desse grupo gay de BC. Talvez seja essa a motivação maior para a minha presença lá, em janeiro. Quero ver quem vai sair do armário. E quem já saiu há tempos e muito se orgulha de tamanha bravura.

Sei que você, na qualidade de bainha, coisa que ninguém duvida, vai acompanhá-los, só para mostrar que respeita o direito dessas minorias (?). Mas será que ainda são minorias?

Quanto a Bom Conselho passar a ser civilizada, por esse prisma, isso não representaria grande coisa.

Porque, se for apurar direitinho, desde a Pré-história, passando pela Antiguidade, Idade Média e Contemporânea, ser homossexual não devia ser novidade. Ao menos, nas altas classes: reinados, elites, burguesias, altas cúpulas das igrejas etc. Isso sim é que era gente civilizada! Eram as grandes civilizações! De Oropa, França e Bahia.

A diferença é que hoje, esses movimentos tomaram o freio no dente: seja rico, seja pobre, todos gritam. Tudo é democrático, como deve mesmo ser. Mas, naquelas épocas longínqüas, só gente "da alta roda" ou da roda alta, podia fazer bacanais. Os pobres tinham de se contentar com pão e circo. E se faltasse pão, comeriam brioche e veriam o circo.//. É isso. - Forte abraço, do amigo,

José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br
30.10.2009
***************
Prezado Roberto,

Não foi esquecimento a minha não resposta a você. Foi trabalho, dupla jornada. Sua “japa” (gostaria de conhecê-la no Encontro de Papacaceiros) sabe disto mais do que você. Acabam os filhos e veem os netos. O assunto que pretensamente queria dialogar com você está cada dia fora do meu alcance. Tenho lido os seus com o Cleómenes e com o JK. Coisa de louco. Mas, não me peça desculpas por não ser religioso, seu pen drive é que vai queimar na terra do “anjão” chefe caído. Mas, rezarei por você e pelos seus e quem sabe, depois dos 103 anos, nos encontraremos lá por cima!.
Hoje saiu um artigo seu às 6:00, eu que programei. Li antes. O JK é “doidão”. Merecia umas palavras, mas optei por escrever sobre dia de finados, não sei quando sairá.
Escreva sempre. Um abraço.
-------------
Aproveitando o espaço, a Lucinha Sued baixou e minhas fontes informam: Na praça Pedro II, em nossa cidade, haverá, hoje, amanhã e depois, sessões de cinema abertas ao público às 18:30. Então, depois de lerem o artigo do Roberto no Blog da CIT, não percam, principalmente “A era do gelo 3”, adoro desenhos. Ai que saudade que tenho do Cine Rex! “Ademã, que vou em frente”.

Lucinha Peixoto – lucinhapeixoto@citltda.com
30.10.2009

***************

Vamos por partes, como diria Jack, o Estripador:

1 - Ao amigo Beto Lira, fico agradecido pelas palavras. Nossa amizade é antiga e, ouso dizer, sobreviverá por muito tempo, enquanto estivermos por aqui. Ainda aguardo tua presença em Brasília, para bonconselharmos e, quem sabe, tomarmos algumas.
2 - Ao Cleómenes, minhas desculpas. Não sei porque, no momento, te tratei como bonconselhense,. Acho que, por um momento, me confundi e te tratei como se fosse o Jameson (do qual também não me lembro - Santa Senilidade). Mesmo assim, se existe dupla nacionalidade por que não pode existir dupla municipalidade?.
3 - Jameson. Estamos aguardando mais algumas lembranças futebolísticas. Pode contar, e até fantasiar um pouco, que vamos gostar.
Espero que a turma da Cit, nos dê a honra de comparecer à Festa do Papacaceiro, em janeiro. Mostrando as caras e não se escondendo e dando uma de "voyeur". Afinal a Festa é nossa e será uma honra conhecê-los bem como a outros que ainda não conhecemos ou, por conta da memória, não nos lembramos.
Um grande abraço

Beto Guerra - alberto.guerra@uol.com.br
29.10.2009
***************
Caro amigo José Fernandes,

Você não salvoenganou-se de todo. Somente em grau. Não chego a ser uma defensora ativa dos homosexuais. Apenas acho que eles teriam direito de entrar na programação oficial se o quisessem fazê-lo. Você sabe que respeito as opiniões de todos, mesmo discordando delas e penso que isto se aplica a você também, por tudo que li seu, sobre o assunto. Sua radicalidade em ser contra, como você diz, jamais chegaria ao ponto do seu avô, de andar caçando “bambis”. Tenho certeza que você estará lá em janeiro e verá a Papacagay (oficial ou não). Quem sabe, quando você verificar os componentes, empunhará a bandeira do nosso Estado, com seu arco-íris maravilhoso, mostrando que nossa terra se civilizou. Como já disse certa feita sou "bainha" de uma "espada" só há mais de 30 anos, e se minha "espada" quiser ir comigo estarei lá e lhe ajudaremos a carregar a bandeira, junto com nossos amigos LGBTTTS. Um abraço.

Lucinha Peixoto – lucinhapeixoto@citltda.com
29.10.2009

***************

Lucinha,

Pelo visto e pelo lido, as bichas de Bom Conselho vão pegar em pistolas (arma de fogo, não?) Tudo por causa da ameaça de não realização do Papacagay. Tanto que já se arregimentaram com as suas coleguinhas (delas) de Serra Talhada, Caruaru etc.

Logo, logo, vão chegar à Avenida Paulista pra receberem a solidariedade das bibas do Zé Simão.

Como você bem sabe e não é segredo, eu sou radicalmente contra essa viadagem. Mas, cá pra nós, o Cangagay de Serra Talhada, foi coisa muito necessária. Só pra tirar o ranço daqueles matutos abestados, que acham que todo sertanejo é mais homem do que os outros homens.

Por falar em gays e abestados, o governador do Paraná, Roberto Requião, saiu-se hoje com mais uma das suas ironias de mau gosto. Falando sobre prevenção de câncer de mama, para uma platéia de mulheres, Requião disse que o câncer de mama, nos dias de hoje, é também uma doença masculina. E emendou: "Deve ser por conta dessas passeatas gays."

Como costumam dizer as freirinhas aqui do lado, isso aí é sacanagem! Tanto que deu bode no reinado GLS.

Por outro lado (mais uma vez, com a licença do finado Carlos Lacerda), eu posso até estar salvoenganando-me de novo. Mas tudo me leva a crer que você, Lucinha, é grande defensora dessa bicharada, enrustida ou assumida. Mas não há nenhum demérito nisso. É o seu direito de apoiar o arco-íris delas (?).

Por lo tanto, siga na sua cruzada. E não se esqueça de investir no seu projeto de colunista social.

Ah, lembrei-me do tempo em que eu falava de insetos e outros bichos. Eram os tempos do dom Dedé, o vingativo abandonado. Então, por falar em inseto, pergunte aos seus amiguinhos gays, o que eles usam contra picadura de inseto. Se é que eles usam algo contra. Creio eu que tudo quanto eles usam é a favor./.

José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br
28.10.2009
***************
Amigo Beto de Mané Lourenço, saudades!

Moramos tão perto um do outro e não nos vemos. É que a vida como “vagabundão” (aposentado na fala de Fernando Henrique) nos ocupa muito. Não temos tempo pra nada. Oh! vida dura. Preocupa não, no final/começo do ano vamos botar nossa garganta em dia (o que sai e o que entra pela boca). Não precisamos concordar com que o outro pensa e sim manter o que sentimos. “Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração assim falava a canção ........ Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito mesmo que o tempo e a distância digam não........”
Um abração, extensivo a Zezé
----------------
Amiga Lucinha Peixoto, boa tarde!!!

Nunca mais peça desculpas por suas jocosidades. Adoro qualquer jocosidade, principalmente as que se referem a minha “memória”, prestes a ser apensada em um pendrive (sugestão capturada em um email do Cleómenes), estou tomando minhas providências. Que venha Lúcifer buscar minha memória que está com Alzheimer (culpa de JK), ele vai levar é uma cópia mas, por favor, não avisa a ele que vou reinstalar meu software salvo no pendrive. Diferente do Cleómenes, penso que meu hardware (bio) é separado do software (psico) e estou dando manutenção adequada ao primeiro, esperando que o prazo de validade dele se estenda além dos 113 anos, que viveu o papacaceiro Tenente Maximiano José dos Santos (o hardware e o software dele se foram aos 113 anos – fonte: A Gazeta, ed. 248). Não lhe desculpo é por ter abandonado nossos diálogos, depois que fui atraído para a “rede de conversão” do Cleómenes não passo sem eles, fiquei dependente ...... e você me abandou. Ontem mesmo, abstêmio, querendo uma dose dialógica sobre as religiões, precisei recorrer ao meu amigo JK para amainar meu “delirio tremus”. O registro desse último diálogo acabei de enviar ao Blog da CIT para apreciação. Peço desculpas pela minha condição não religiosa, vou rezar pra você também ser(não religiosa). Enquanto isso, não resisti..... dialoguei.
Saudações do “Anjo Caído”.

Roberto Lira - rjtlira@yahoo.com.br
28.10.2009
**************
Caro Beto Guerra,

Me pediram para responder sua mensagem, na qual você diz ser nosso assíduo leitor e nomeia vários de nós. O motivo do pedido foi porque você pergunta se eu sumi. Como esta cambada aqui não trabalha mais na parte dura, que é a de computação gráfica, quer que eu apareça um pouco. Eu escrevo menos, mas não sumi, meu último texto foi abortado no início deste mês (http://www.citltda.com/2009/10/bom-conselho-sem-bolsa.html), mas estou vivo e agradeço, em nome de todos, sua leitura do nosso Blog e espero que curta nossos filmes sobre nossa terrinha. Um abraço.

Jameson Pinheiro – jamesonpinheiro@citltda.com
28.10.2009
***************
Prezado Beto Guerra,

Seria mesmo difícil lembrar de mim. Não sou de Bom Conselho. Hoje talvez seja de coração. Mesmo assim, agradeço imensamente a você por ler nossos diálogos. Quanto a sermos inteligentes isto só se aplica ao Roberto, pois ele acredita em “psico”. Para mim, inteligência é só uma conformação “sortuda” dos nossos genes. Estes mesmos que nos dão prazer em ouvir um elogio sincero assim. Obrigado.

Cleómenes Oliveira – cleomenesoliveira@citltda.com
28.10.2009

***************

Caro DP,

Valeu.
No ensejo, penso boa pedida a CIT LTDA promover semana Dantas Barreto de reflexão sobre Bom Conselho, tipo:

Fomos. Somos. Seremos.

De preferência em território, e sob céus, dos resistentes Caldeirões dos Guedes.
Pra balançar o coreto da mesmice...

Saudações libertárias.

José Arnaldo Amaral - ja.amaral@hotmail.com
27.10.2009
***************
Acompanho, com prazer (é mais caro?), todas as participações dos amigos no Mural e, de maneira geral, no Blog da Cit .
Muito interessante o diálogo entre o Beto de Dona Helena (meu velho amigo "Tara") e Cleómenes Oliveira, de quem, infelizmente, não me lembro (memória de velho é volátil). Podemos não concordar com tudo que é dito, mas a inteligência e verve dos dois é incontestável. Sem falar nas excelentes narrativas da Eliúde, o bom humor da Lucinha, apenas para lembrar alguns, uma vez que tem bastante gente que participa de maneira inteligente desse Blog, o que o torna um excelente objeto de leitura. E o Jameson (sumiu?).
Os artigos do Alexandre nos trazem boas lembranças. Na época do Campeonato eu morava em Recife, mas não pude ir ao local por motivo de trabalho. Vi parte dele pela Televisão e torci muito pela "terrinha". Apenas uma pequena retificação no último capítulo: o nome da mãe do Kerginaldo não é "Eunice Pacheco" e sim "Eunides Pacheco". Nada que influa no brilho do artigo. Estou curioso para ver o resto, visto que não me lembro de quase nenhum detalhe.
Um grande abraço

Beto Guerra - alberto.guerra@uol.com.br – Brasília
27.10.2009
***************
Prezados Amigos,

O Roberto Lira escreveu citando quase todos nós da CIT, que escrevemos no Blog. Pegaram-me prá cristo para responder quando souberam que eu recebi notícias de minha fonte secreta em Bom Conselho e queria compartilhar a boa nova com os leitores deste humilde Blog.
Roberto, num dos seus diálogos seu interlocutor, o JK, disse que a alma é memória e o Oliveira achou, como dizem meus filhos, “o maior barato”. Pelo que você escreveu, dizendo que não tem uma boa memória, parece até que sua alma está com Alzheimer. Cuidado, que o Lúcifer adora levar as almas esquecidas. De qualquer modo obrigada, em nome de todos, pelos elogios. Desculpe a jocosidade desta resposta.
Já ia esquecendo. Minha fonte informa: Parece não ter sido aceita pela comissão organizadora do próximo Encontro de Papaceiros, a inclusão oficial da Papacagay. Por isso, houve protestos do grupo do GLBT de nossa terra, e penso, com razão. Bom Conselho talvez perca mais uma vez a oportunidade de mostrar ser uma cidade civilizada e sem preconceitos. Seria a primeira do Agreste Meridional de Pernambuco, honrando, como outras cidades já o fizeram, o arco-íris de nossa Bandeira. No entanto, a parada haverá, mesmo que extra-oficialmente. O pessoal de Serra Talhada e Caruaru já prepara as caravanas. Dizem que acompanharão até as serenatas e estão tentando trazer meu primo distante: o Cauby.

Lucinha Peixoto – lucinhapeixoto@citltda.com
27.10.2009

***************

Aos papacaceiros memoriões

Na última sexta-feira, o DP do Blog da CIT em e-mail enviado aos seus leitores, nos convida a leitura do “O Livro Volume 2”. Acatei a sugestão e me pus à leitura. Empolgado com o que lia e ansioso para resgatar eventos pretéritos, bem como me inteirar dos fatos atuais da saudosa Papacaça e sendo leitor novato do referido blog, aproveitei e li o Volume 1.
Possuo uma razoável memória de procedimentos (aquelas que não precisam ser verbalizadas). Todavia, como já manifestei em outras oportunidades, tenho péssima memória episódica (relacionada a eventos pretéritos). Por isso dependo dos conterrâneos memorialistas para resgatar, pelo menos em parte, vivencias nostálgicas. Acompanhando as narrativas dos conterrâneos, quiçá contemporâneos, Gildo Póvoas, Diretor Presidente, Jamerson Pinheiro, Lucinha Peixoto, Alexandre Tenório (esse bem mais novo, mas é o único que tenho recordações) entre outros, senti um grande contentamento com o que me fizeram recordar da infância e juventude em nossa Papacaça (nos detalhes, me desculpe os demais, o Gildo é campeão). A todos meus sinceros agradecimentos pelos Risos e Emoções deste final de semana. Fico no aguardo das próximas narrativas, beleza?
Abração geral,

Roberto Lira - rjtlira@yahoo.com.br
26.10.2009
***************
Caro José Arnaldo,

Ter um fã como você é uma honra para qualquer um. Agradeço, de coração a deferência.
Gostaria mesmo é que, não só os Zés, mas os Joões, Pedros, etc. lessem o artigo e o seguissem, não só nas instituições públicas, e sim também em outras como a família e as empresas, por exemplo. Machismo foi pior para nossa terra do que o Coronelismo, pois ele já estava lá antes. Entretanto, antes que Lucinha Peixoto fique toda “pimpona”, digo que certos “feminismos” só pioram as coisas. Somos iguais perante qualquer padrão moral que queira se dizer “santo” e “justo”.
Abraços e obrigado,

Diretor Presidente – diretorpresidente@citltda.com
26.10.2009

***************

Senhor Presidente,

Por pensamentos como esse contido na mensagem A Mulher de César, inclusive, reitero minha condição de seu modesto fã , - como meu pai foi do seu pai -, desde nossas "guerras" com a turma da Rua do Caboge. Bons tempos !

A propósito: fora o Zé aqui a prefeita Judith Alapenha daria de presente o brilhante texto ao Zé dela e o faria cumprí-lo à risca. Sugerir não ofende...

Longa vida !

Abçs,

José Arnaldo Amaral - ja.amaral@hotmail.com

24.10.2009

***************

Prezada Maria Caliel,

Graças a Deus, com suas palavras minha dor sumiu e só restou a felicidade de ler os seus belos textos. Abraço

José Andando de Costas (Zezinho) – jad67@citltda.com
24.10.2009
***************
Caro Gildo,

Obrigado pelos elogios. Fazemos o que podemos.

Cara Niedja,

Obrigado pelo elogio a nosso texto. Você seria uma ótima Política para nossa terra. Pense nisto. Adoraríamos receber as fotos do campeonato, estamos prontos para divulgá-las.

Diretor Presidente – diretorpresidente@citltda.com
24.10.2009
***************
Olá!!!!!!!!
Como já disse antes todos os email q chegam pra mim leio todos, e haja tempo rsrsrsr. No texto de Alexandre Tenorio vou ver se consigo umas fotos do campeonato das cidade pra serem colocadas. Vai ser bom rever aquele dia.
Abraço. Niedja

Lindo o texto o da Mulher de Cesar. Bom final de semana. abraço

Niedja Camboim - niedjacamboim@hotmail.com
24.10.2009

***************

Prezado José Andando de Costas (Zezinho)

Agradeço muito por adorar meus textos. Mas, não precisa chorar tanto porque eu nem
me lembrava desta tal indelicadeza. Tive que rolar os recados até chegar em 6 de junho,
pra saber o que havia sido. Na verdade, você teve razão, mas, eu não tinha outra opção
por não ter conhecimento do imeio (lhe imitando) da persona grata. Depois que consegui,
tivemos contato direto. E tudo foi resolvido.
Um abração

Maria Caliel - mcaliel@hotmail.com
23.10.2009

***************

Ilustre DP e componentes deste Blog que veio para ficar:

PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS, vcs estão cada vez melhores. E prova disso é o segundo volume das crônicas publicadas.
Sucesso sempre.
Abraços fraternos

Gildo Póvoas - gildopovoas@hotmail.com
23.10.2009
***************
Prezado Alexandre

Complementando a sua explanação:
A música que a Vanda cantou foi Carcará (tão bem cantada na voz da rainha Maria Bethania).
Abraços e Parabéns pelo contexto em um todo.

Gildo Póvoas - gildopovoas@hotmail.com
23.10.2009

***************

Prezado Alfredo Camboim,

Recebi cópia do seu imeio, via Diretor Presidente. Obrigado por ler meu artigo. Alguns, quando vêem meu nome vão logo andando de costas. Já me acostumei com os trocadilhos, mas prefiro que me chamem Zé ou Zezinho como você faz. Não se preocupe, se tiver a chance de encontrar o Presidente, insistirei mais para ele inaugurar a fábrica. Gosto muito de sua terra e aí fui bem recebido. Por isso espero que ele eleja seu candidato no próximo ano. Dizem, à boca pequena, que a Dilma é só boi de piranha, o candidato dele é o Eduardo. Se for, a fábrica e as Academias de Caetés e Bom Conselho sairão mesmo. Seria bom que o Zetinho, já se prevenindo, convidasse o Eduardo para a Academia de vocês. Até lá ele deve escrever algum livro, talvez com o título: “Arraes, meu Avozinho.”
-----------------------
Prezado Roberto Lira,

Primeiro agradeço a você por ler meus textos. Você diz que sou criativo. Não sou muito. Gosto mesmo é de gramática da língua brasileira: O Brasileiro. Minha realidade é que parece criativa, pois tive a sorte de nascer em Caetés, terra do Lula. Apenas contei uma simples história. Mas qualquer história que envolva o Lula é extraordinária. Agora mesmo estão fazendo um filme: Lula, o Filho do Brasil. Vai fazer mais sucesso do que Os Dois Filhos de Francisco. Se os autores forem fiéis á história do Lula, na infância, eu estarei lá. Eu gostaria que para me representar menino, usassem aquele menininho que gosta de brócolis nos comerciais de TV. Eu era muito parecido com ele. Ficarei magoado se não aparecer neste filme. Entretanto, talvez isto fosse um estímulo para contar nossas histórias juntos. Não seria um Menino de Engenho, mas talvez um Meninos da Seca.
Você fala de Eliúde. Notei logo seu potencial quando fizemos um curso na CIT, que gerou o Manual de Redação da CIT. Ela lia muito mas não escrevia nada. Uma grande ironia do destino é que uma pessoa de quem adoro os textos, a Maria Caliel, hoje é a sua principal incentivadora. Cometi uma indelicadeza com a Caliel da qual até hoje choro. Não repetirei aqui mas peço desculpas e espero que ela tenha visto aquilo como “rusgas” de professores de Português. Caro Roberto, agradeço esta oportunidade para publicar estas desculpas. A Eliúde, será um dia a nossa Menina do Pau Grande, como diz o Alfredo seu conterrâneo.
Você me pede para escrever e eu digo o mesmo para você, apesar dos errinhos propositais no seu imeio, você domina o Português. Agora precisa dominar o Brasileiro, nossa futura língua oficial. Os nossos lingüistas estão cuidando disto, para que nas Olimpíadas de 2016, entre uma bala perdida e outro no Rio de Janeiro, o Lula, já eleito de novo, a anuncie, como nossa língua oficial, a qual, diferentemente do Português, ele a dominará.

José Andando de Costas – jad67@citltda.com
22.10.2009

***************

Caro articulista José Andando de Costa, bom dia!!!

Sei que seus afazeres em seu emprego, com registro em carteira, na CIT como revisor, lhe tomam muito tempo. Além disso, parece que você faz alguns “bicos” fora da CIT, sem contar sua peregrinação para fundar a ACL. Mesmo assim, vou abusar da sua generosidade e lhe pedir que dedique um pouco mais do seu tempo em redigir textos com o de hoje – “O Encontro com Lula”. Tal solicitação se prende ao fato de não poder lhe contratar para ser meu professor de português. Penso que lendo seus textos posso concluir um curso a distância. Como o Lula, “tô precisado” de uns “curso” de redação, especialmente, com ênfase em criatividade. É hoje você deu “show” nesse quesito. Acho que os escritos de “sua pupila” Eliúde, reflete bem a evolução de quem fica Andando ao seu lado ou às suas Costas (sem trocadilhos). Como já dito acima, não tenho posses para lhe contratar como professor, nem quero ficar nas suas Costas (também, sem trocadilhos). Na sua sombra eu aceito. Como agnóstico, uma minoria, não tenho preconceito contra outras minorias e nem contra nenhuma maioria, nem mesmo a Cristã. Voltando ao objetivo do e-mail (desculpe, sei que você não gosta de estrangeirismo), reitero minha solicitação: ZÉ, POR FAVOR, ESCREVE MAIS!
Desculpe os gracejos e fico no aguardo de suas lições a distancia (via textos).
Um abração,

Roberto Lira - rjtlira@yahoo.com.br
22.10.2009
***************
Esse pedido, e oportunismo de Zezinho - não o conheço - foi de uma esperteza brilhante. Esse "causo" foi engraçado, eu queria pedir a Zezinho que da próxima vez que ele tiver outra oportunidade dessas, lembre ao Presidente que não esqueça de vir inaugurar a fábrica aqui de Bom Conselho.
Abraço pra vc Zé

Alfredo Camboim - alfredocamboim@yahoo.com.br
PS. Dê lembranças a Eliúde do Pau grande e Lucinha Peixoto.
22.10.2009

***************

-----------------
Página: 1, 2, 3, 4, 5, 6,

Nenhum comentário: