terça-feira, 15 de dezembro de 2009

EXPEDITO GUEDES (O IRÔNICO)

Poucas pessoas em nossa cidade foram tão irônico como meu tio Expedito Guedes. Neste mês de julho nós o perdemos para a outra esfera, ele foi durante 30 anos tesoureiro de vários prefeitos, entrava prefeito saia prefeito, e ele era o tesoureiro destas administrações, isto acontecia pelo simples fato de ser ele um homem de bem, totalmente incorruptível, só deixou a prefeitura quando chegou seu tempo de se aposentar, também foi professor de inglês e moral e cívica, foi comerciante e também fazendeiro, e nas horas vagas era poeta, só escrevia sobre coisa interessante, fazendo ironia com a política local e nacional.

No nosso livro a tenda de Zé bias que será lançado brevemente, temos uma crônica sobre Abel caga birô, e ele tem um poema sobre Abel caga birô.

“bêbado inveterado com o rabo
Cheio de aguardente
Parece um inocente
Quando está embriagado
Foi no carnaval passado
Que ele se embriagou
Me disse um camarada
Abel cagou no birô


Certa feita estava ele na área de sua casa quando parou um grupo de testemunhas de Jeová, e perguntaram se ele tinha religião, prontamente ele disse que tinha religião, e elas perguntaram qual era, então ele com a cara mais seria do mundo diz, A MINHA RELIGIÃO É ADORADORES DE SATANÁS, meus amigos dentro de 1 segundo desapareceu as testemunha de Jeová, e ele na sua gaiatice deu uma bela gargalhada.

Acreditava no ser supremo, que ele chamava de arquiteto do universo, no mais tudo para ele era mentira, Jesus, Maria, religião, padre, freira, pastor, tudo era uma forma de ganhar dinheiro.

Certa feita no colégio estadual frei Caetano de Messina, dando ele dava aula de moral e cívica, ao segundo ano científico, no qual eu fazia parte, o nosso colega João da porca ( que por sinal era meio azoado) disse professor eu quero sair para tirar água do joelho, então ele bem sério diz pode sair João e fique 30 dias tirando água deste joelho, a anarquia na classe foi total.

Tio Expedito foi um homem criado na roça, estudou, se formou, foi professor e educou uma família de 4 mulheres e 3 homens todos dignamente criados e cumpridores dos seus deveres, foi um vitorioso nesta vida, vai aqui do seu sobrinho estas poucas linhas, sobre a sua vida.

Alexandre Tenório vieira - tenoriovieira@uol.com.br

Nenhum comentário: