sábado, 19 de dezembro de 2009

O CANDIDATO

Nas eleições de 2000, quando foi eleito Dr. Daniel e Dr. Zenício respectivamente prefeito e vice, a chapa tinha 13 candidatos a vereadores, entre eles o Guilherme da compesa, assim chamado por trabalhar na referida empresa, Guilherme é filho de Expedito do sol (in-memoria), que alguns dos senhores conheceram, Expedito era relojoeiro e também armeiro, toda vez que o relógio da matriz dava problema era Expedito quem ia concertar. Expedito do sol, não era o que podemos chamar de um homem bonito, ele estava mais para feio, e o mesmo não fazia nada para melhorar a sua aparência, pois usava aquela barba por fazer, um eterno cigarro no canto da boca e um chapéu que já era para ter ido ao lixo ha muito tempo e ele não tinha dado a devida atenção, o filho tinha puxado muito o genótipo do pai.

O nosso candidato fez um feito inédito em nossa cidade, durante os três meses que esteve de licença da compesa para concorrer às eleições, percorreu todo município de Bom conselho, casa por casa, sitio por sitio.

Uma vez indo para o setor de Caldeirões dos Guedes, enveredou pelos sítios, Rosilho, Japicanga, Mandacaru e Cajueiro, ao chegar ao sitio Cajueiro, lá pelas 7 da noite, vai bater na porta da casa de seu Zé Napoleão, o mesmo abre a porta e encontra aquele homem meio estranho, não era uma coisa muito bonita de se ver naquela hora da noite, ele se identificou e foi prontamente foi acolhido, passando ali toda noite.

Logo de manhã ele sai para pedir voto, e lá vai Guilherme, de fazenda em fazenda, casa em casa, quando já era quase meio dia, ele para numa casa que ficava depois do sitio Munguba, e ao se apresentar como sendo candidato a vereador e que tinha o nome de Guilherme da compesa, pois trabalhava na COMPESA empresa de água, recebeu da dona da casa, a seguinte indagação, meu amigo aqui a empresa de água se chama CASAL, e o rapaz que trabalha no posto daqui se chama Arnaldo, aqui é alagoas, é quando ele percebe que já estava pedindo votos no estado das Alagoas.

Chegada às eleições o nosso amigo teve pouco mais de 30 votos, e ficou decepcionado com o povo, pois não é brincadeira percorrer 1040km2, pedir votos para todos os eleitores do município e só ter 30 e poucos votos, é de lascar.

Alexandre Tenório Vieira - tenoriovieira@uol.com.br

Nenhum comentário: