quarta-feira, 15 de abril de 2009

MURAL DO BLOG - Página 8

***************
***************

Este é o nosso Mural. Aqui serão publicados textos curtos e menos elaborados do que nas postagens principais. Isto não implica que eles não sejam importantes, apenas que tem outros objetivos no seu caráter informacional. Serão recados rápidos, réplicas ligeiras e até mesmo desabafos. Com a continuação estes objetivos irão cada vez ficando mais claros.

Para participar enviem-nos e-mails para:
muraldoblog@citltda.com , com seus nomes completos. Serão aceitos pseudônimos, desde que antes nos mande mensagem declarando sua verdadeira identidade, que prometemos manter no anonimato.

Nosso conselho editorial escolherá aqueles que serão publicados, o que será feito o mais rápido possível.

O critério fundamental para publicação é o respeito à moral e aos bons costumes. O que vem a ser isso só o tempo dirá já que seremos os julgadores. As normas se adaptarão e serão melhoradas com casos concretos. Temos que começar de alguma forma. Ajudem-nos a melhorar nosso Mural, participando.
***************
***************
Felizmente não conheço este cidadão chamado Severino Araujo, que se diz ter pertencido ao corpo diplomático das nações unidas e, portanto deve ser um profundo conhecedor da diplomacia mundial.
Infelizmente eu nunca fui diplomata, sou apenas um simples medico veterinário e comerciante, que gosto de ler e de expressar quando necessário minha opinião.
Porém não precisa ser diplomata, para saber que o rumo tomado pela nossa diplomacia no governo Lula é um verdadeiro desastre, somente uma pessoa alienada ou comprometida com este governo corrupto é que pensa diferente.
Não estou aqui defendendo a diplomacia de FHC, que eu concordo com o senhor Severino foi muito subserviente em alguns aspectos aos americanos, eu estou aqui comentando o erro cometido por seu Celso Amorim e Marco Aurélio (toc toc) Garcia, de se aproximar e ser submisso ao que existe de mais podre e degradante da política internacional, como exemplo dou a subserviência da nossa diplomacia aos senhores Hugo Chaves (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), Rafael Correia (Equador), Raul Castro (Cuba), Fernando Lugo (Paraguai), Mahmoud Ahmadinejad (Irã) etc.
Quanto aos meios de comunicação citado pelo senhor diplomata Severino Araujo, como sendo vendidos aos EUA, digo que mais uma vez o senhor esta equivocado, e somente uma pessoa com uma visão estreita se coloca contra a liberdade de imprensa no nosso país, se estes meios falam mal do governo Lula, é por este governo faz por onde isto acontecer.
Devemos aplaudir senhor Lula, pois ele embora tenha feito um governo corrupto soube ter a visão de continuar com a política econômica do FHC, portanto senhor diplomata da ONU, aqui só existe um palhaço, aquele com defende esta diplomacia.

Segue vídeo que prova o que eu disse do governo Lula.
Alexandre Tenório Correntão - tenoriovieira@uol.com.br
26.05.2010
(*) Nota do Blog: Não publicamos o vídeo mas enviamos uma cópia para o Severino Araújo.
***************
OLÁ LUCINHA

FELIZMENTE FIZ PARTE DO CORPO DIPLOMÁTICO DURANTE 12 ANOS COMO MEMBRO
DAS NAÇÕES UNIDAS.

NÃO CONHEÇO O CIDADÃO QUE ESCREVEU O TEXTO PALHAÇADA.

MINHA AMIGA PALHAÇO É QUEM ESCREVE COISA DESTA NATUREZA. PROVA QUE
NÃO ENTENDE DE NADA DE DIPLOMACIA.

DEVE SER UM TUCANO RECALCADO E IDIOTA.

DIPLOMACIA BOA ERA NA ÉPOCA DO FHC. ESTAVA EM NOVA IORQUE QUANDO O
SENHOR CELSO LAFER MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES FICOU DESCALÇO NO
AEROPORTO POR EXIGENCIA DA POLICIA AMERICANA. ISTO SIM É QUE É UMA GRANDE
PALHAÇADA!!!!!!!!!!!!!! SERÁ QUE ESTE SENHOR SABE DISTO?

COM LULA E CELSO AMORIM(Sem medo de errar o melhor Ministro das
Relações Exteriores que conheci nos últimos 40 anos) A DIPLOMACIA DE SER
CAPACHO DE INTERESSES EXCUSOS ACABOU.

ALIÁS A EMBAIXADA AMERICANA E CONSULADOS NO BRASIL SERÃO FECHADAS.
NÃO É MAIS NECESSÁRIA SUA EXISTENCIA. OS INTERESSES DIPLOMÁTICOS DOS
ESTADOS UNIDOS SERÃO TRANSFERIDOS PARA AS SEGUINTES SUCURSAIS...

- O Estado de São Paulo
- A Folha de São Paulo
- O Globo
- A Veja
- O Correio Brasiliense
- A Rede Globo de Televisão

Severino Araujo - araujo.severino@usa.net
25.05.2010
***************
Amigos (as),


Estive em viagem entre as 10h da sexta-feira, 21.5 e as 15h da segunda-feira, 24.5. Portanto, fiquei fora do computador. Não obstante, tirei meia hora no sábado e vi uns e-malas. Foi quando deixei um breve recado no mural do portal de Bom Conselho. Quis mandar uma mensagem para o mural da CIT, mas o tempo foi ingrato e o recado não saiu.

Assim, aproveito este ensejo, para agradecer a todos (as) os integrantes da CIT. São esses todos e todas que fazem com que essa empresa ande para adiante, sob a coordenação do seu diretor-presidente. Esse agradecimento vai em virtude da boa acolhida que sempre tive do pessoal da CIT, sempre que mando as minhas mal traçadas linhas pra lá.

Ora, o objetivo primeiro da CIT, creio, é prestar serviços, conforme deve estar no contrato social que a constituiu como empresa. Adicionalmente, ela criou um blog e, com isso, presta mais um serviço de suma importância. Isto é, publica no seu blog o que muitos escrevem sobre variados temas, motivando, assim, a troca de idéias múltiplas. Como já disse em outras ocasiões, repito: "Se dois homens se encontram, cada um levando cinco pães e, ao se despedirem, eles trocam os pães, cada qual continua com os mesmo cinco pães. Mas, se em vez de pães, eles levam idéias e as trocam, cada um sai com variadas idéias."

Então, ao publicar os nossos textos, a CIT presta mais um serviço, já que ali, idéias são permutadas. E isso chega a uma comunidade que vai além de Bom Conselho. Mas ainda que essa prestação adicional de serviços, ficasse restrita ao município de Bom Conselho, já seria um grande feito. - PARABÉNS A VOCÊS! E MUITO OBRIGADO.

EM TEMPO: Li hoje, no mural de Bom Conselho, curta mensagem, sem começo, meio, nem fim. Mas deu pra entender que o seu autor, que não se identifica, procura atingir a Lucinha, só porque ela tem idéias e as expõe. Reprovo totalmente expedientes desse tipo. Então, Lucinha, conte com a minha solidariedade. E continue expondo as suas idéias, do jeito que você as concebe. Se você acredita numa causa, proclame aos quatro ventos essa sua crença. - É isso./.

Abraço a todos (as), cordialmente,

José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br
24.05.2010
***************
Caros Amigos,

Hoje liguei o computador para agradecer, a todos, os parabéns pelos 40.000 acessos do nosso Blog. Faço isso, mas sem nenhuma alegria, tirada de mim ao receber a notícia do falecimento da filha de Hélio e Jacilda Urquisa. Em nome de todos nós da CIT, dou os pêsames à família enlutada.

Diretor Presidente – diretorpresidente@citltda.com
17.05.2010
***************
Amigo Diretor,

Gostaria de agradecer MUITO os elogios e a mensagem de incentivo que pude conferir hoje. São atitudes como esta que fazem a gente perceber que o nosso trabalho pode valer a pena. Em meio a tantas dificuldades e pessoas querendo por você pra baixo, o senhor (posso chamá-lo assim?) vem com esta bela carta para mim, que me encheu de alegria! Meu muito obrigada, mesmo, de coração.

Um conselho: acesse meu blog. Lá pode ter uma boa surpresa!

um forte abraço

Judith Alapenha - judith_alapenha@hotmail.com
15.05.2010
***************
Parabéns é pouco. Na verdade, quarenta mil pessoas acessando uma página não é fácil. Multiplique-se por dez, no mínimo, e teremos uma avalanche de informações multiplicadas. Isto nos leva a acreditar mais na nossa civilização, a despeito de tudo que estamos vivendo de violencia, deseducação e improbidade administrativa. A CIT está contribuindo com o acúmulo de cidadania, na medida em que dispõe de opiniões contrárias como que lembrando: "NÃO SOMOS OBRIGADOS A AMAR QUEM NÃO AMAMOS, MAS RESPEITÁ-LOS FAZ PARTE DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CIVILIDADE". ou então: "NÃO CRESCEMOS NA UNANIMIDADE, POIS COMO DISSE GREGÓRIO (?), TODA UNANIMIDADE É BURRA".
Sei da importancia desta marca de 40.000 acessos, porque vibro com os meus quase 5000 (cinco mil) da minha página no RECANTO DAS LETRAS.
Espero que em breve, o BLOG DA PREFEITA alcance igual placar, pois quanto mais informação melhor, principalmente se o canal estiver diretamente ligado a autoridade maior da nossa cidade. Em tempo: como sou um aproveitador, não deixo passar em branco esta oportunidade de dizer que fiquei estupefacto com o trânsito confuso e sem obediências legais por parte dos carros e motos da nossa cidade. Bom Conselho é uma cidade linda. Pouco precisa ser feito no geral, mas no particular, muito e em forma de pequenas obras. Tenho certeza que a nossa Prefeita está atenta. Diferente de muitos, eu acredito que nossa terrinha logo logo se estabelecerá. Isto passa quando se acabar com o racionamento da água, o conserto do asfalto for feito, as ruas bem sinalizadas. O resto fica na lógica do macro, como um PLANO DIRETOR PARA A CIDADE.
Parabéns a CIT, que não é a Companhia Inimiga do Trabalho, como conhecemos no popular.

Carlos Sena - csena51@hotmail.com
14.05.2010
***************
Cara Lucinha

Obrigado por sua atenção. Minha amiga eu fiz um comentário não
para fazer polêmica mas para esclarecer os fatos e liquidar com distorções
e mentiras como se fosse toda a verdade.

Felizmente a Internet é o reduto para rebater a maladragem da grande
mídia brasileira.

O que aconteceu com a Folha de São Paulo é emblemático. Publicou
uma ficha falsificada sobre os antecedentes contidos no DOPS (órgão da
ditadura. Quando foi flagrada mentindo disse "que tinha recebido o material
através da Internet". Que jornal é este que recebe qualquer coisa escrita
em papel higiênico e publica?

Os Blogs tem várias manifestações de AMBOS OS LADOS. A grande
imprensa brasileira (Folha, Estadão, Veja, o Globo, a Época, Isto É,
Correio Brasiliense, Rede Globo, Bandeirantes, SBT) é serrista até a medula.
Somente um cego não identifica isto. Estes meios de comunicação de massa
são especialistas na manipulação. É PARCIAL. Tudo o que disser tenho que
conferir. SÃO CRAQUES EM DIFUNDIR MEIAS VERDADES.

Voce pode publicar e repassar o testo para o Zezinho de Caétes.

Um abraço

Severino Araújo - araujo.severino@usa.net
14.05.2010
***************
Prezados Citeiros:

Aproveito o espaço para mais uma vez externar a minha confiança na administração da atual dirigente do nosso querido município de Bom Conselho. Das poucas vezes que estive nesta cidade, durante a atual administração,pude verificar o quanto vem sendo o esforço da equipe para trazer e fazer o melhor para a nossa terrra. Infelizmente dissonâncias sempre irão existir, até faz parte do contexto humano,mas saber contorna-las,aí reside a sabedoria. E isso vem sendo feito,mesmo a custa de incomôdos para alguns.
Achei a resposta da dirigente muita clara e objetiva.Parabéns!
Abraços fraternos

Gildo Póvoas - gildopovoas@hotmail.com
14.05.2010
***************
Prezada Lucinha

É democracia é boa porque todo mundo tem liberdade de dizer o que
desejar. E para escrever o papel aceita tudo. O bom é que a gente se diverte
com tanto besteirol escrito

EU PASSEI VINTE ANOS FORA DO BRASIL. VOLTEI EM 1999. TRABALHEI NAS
NAÇÕES UNIDAS.
LÁ FORA TINHA SUBSCRIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS BRASILEIRA DO EIXO
RIO-SÃO PAULO. CANCELEI A TODOS
FUI POR TODO ESTE TEMPO MANIPULADO PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE
MASSA DO BRASIL. NÃO SÃO MEIOS DE COMUNICAÇÃO COISA ALGUMA E SIM PARTIDOS
POLITICOS A SERVIÇO DE INTERESSES EXCUSOS.

Tais meios de comunicação perderam para mim todo a credibilidade.

Nunca fui nem sou filiado a qualquer partido politico.

Agora, sem medo de errar, posso dizer com toda a convicção:
sebastião nery, eduardo graeffe rede globo de televisão SÃO PURO ESGOTO,
MEMBROS ATIVOS DO CHAMADO PIG.

Veja a parcialidade dos dois senhores:

1) Será que os conselhos do Serra sobre a transmissão da febre
suina transmitida pela "respiração dos porquinhos" não é idiotice?

2) E o papel assinado por Serra e reiterado de viva voz em debate
político de que cumpriria todo seu mandato de Prefeito não foi (ou é)
mentira? E a ficha dele no Congresso Nacional informando que tem gráu de
Economista não é mentira porque não tem diploma registrado em qualquer
Conselho de Economia do Brasil.

Idiotas, salafários e mentirosos são estes senhores serra, graeff
e nery. Manipuladores baratos.

Os blogs estão aí para desmentirem todos os dias estes
cavalheiros.

E a rede globo de televisão também é esgoto puro que roubou o que
podia dos cofres públicos, falsificou documento público para se apoderar da
ex-TV Tupi e descaradamente se apropriou de área pública em São Paulo como
se fosse sua!! Tem um filme editado em ingles (Dr. Kane) que conta todas as
falcatruas desta cadeia de televisão. Não pode ser referencia de coisa
séria para nada.

Severino Araújo - araujo.severino@usa.net
14.05.2010
***************
Amiga Eliúde,

Estou ansiosa para saber como foi a chegada no Recife. Mas, daqui pra lá, sei que muitas coisas vão acontecer. Fico na espectativa para saber outros acontecimentos interessantes. É uma verdadeira epopéia a sua vida, fico aqui torcendo.
Meu abraço

Maria Caliel - mcaliel@hotmail.com
08.05.2010
***************
Amiga Lucinha Peixoto, Boas Noites!!!!

Não se assuste. Não sou uma alma penada, quem morreu foi o projeto (prematuro) de escrevinhador. Eu, Roberto José Tenório de Lira, continuo “vivinho da silva”, vivendo a vida mineiramente do meu jeitinho. E aqui de Uberlândia, continuo acompanhando (ou é seguindo) diariamente os Blogs da região, especialmente as escrevinhações dos amigos Citeiros. Bem, o motivo dessa manifestação não é propagar uma sobrevida, o motivo é outro, vamos lá.

Não tenho procuração do amigo João Nelson, para esta manifestação, mesmo assim tomo a liberdade de lhe parabenizar pela oportuna e justa iniciativa de escrever sobre a Casa de Alfabetização Ecológica Josué de Castro - CAJOC. Na minha modesta compreensão, fundar a CAJOC e realizar seus objetivos é uma das mais importantes, senão a maior, iniciativa contemporânea na nossa cidade em prol dos que lá habitam e um exemplo a ser seguido, como você mesmo observa, em qualquer lugar desse planeta.

Infelizmente, em nossa sociedade as Leis Eclesiásticas (normas formuladas pela mente humana) têm primazia sobre as Leis Universais (condutas ditadas pela mente do Criador). Talvez, por isso mesmo, disponibilizamos uma boa parte do nosso tempo aos rituais religiosos querendo salvar nossa alma e relegamos a um plano secundário, ou obscuro, as iniciativas para salvar nosso planeta e por conseqüência nossas vidas e a dos que nos sucederão. Que pena, que pena!!!!

Continue firme com suas escrevinhações, elas têm muito valor.

Um grande abraço,

Roberto José Tenório de Lira - rjtlira@yahoo.com.br
08.05.2010
***************
Minha amiga Lucinha Peixoto,

Quero lhe desejar um FELIZ DIA DAS MÃES enviando este ramalhete de rosas, pedindo a Deus que lhe cubra de felicidades ao lado dos seus filhos, do marido e do netinho na comemoração desta data, domingo próximo dia 09 de maio.
Beijos e abraços da amiga

Maria Caliel - mcaliel@hotmail.com
08.05.2010
***************
Citeiros:

Esbarrei-me com seu Salviano e fui vê-lo no arremate das coisas da nossa política local. A lucidez dele é impressionante, considerando que ele nos passa ser aposentado, mas montado em experiências de vida cheias de lições. A forma dele colocar o que pensa, a sua pouca intimidade com o computador, fazem dele um ser de muito valor, como não seria difícil encontrar na cepa dos papacaceiros.
Seu Salviano elabora a nossa política com muita clareza, a despeito de algumas desatualizadas notícias no nosso querido jornal. Mas ele reconhece a importância da notícia, pois houve um tempo em que nem ela existia para nos distrair. Afinal, como disse cazuza, "o nosso amor a gente inventa pra se distrair"... Nós, hoje, não. O nosso Jornal e a nossa rádio, preenchem espaços inexistentes num passado recente, exclusivamente por falta de gente de peso político que isto aviasse. Ainda ontem, ouvindo o Jogo do Náutico e Santa Cruz pela Rádio Jornal, fiquei super feliz quando o locutor disse que a Rádio Papacaça de Bom Conselho estava em rede.
Pequenas coisas, grandes avanços. A coluna de Luiz Clério na Gazeta tem sido um bálsamo no papel de ser o "fiel" da nossa balança, na cmpreensão dos fatos da nossa cena política.
Ademais, é torcer para que seu Salviano continue feito água da fonte: cristalino, incisivo, irônico no melhor sentido da palavra.
Fico pensando como ele deve estar convivendo com uma cidade tão sem ordenamento. Ninguém usa cinto de segurança nos carros, as ruas não tem sinalização de transito adequadas, as encostas das matas estão sendo desmatadas, os carros de som não tem limites de decibéis, as motos deitam e rolam, o nosso Banco do Brasil maltrata os clientes com longos períodos de espera, os camihões carregam e descarregam a qualquer hora e por aí vai. Mas tudo isto é o preço de uma cidade que parece não estava preparada para crescer. Diferende do seu povo cujo crescimento está no DNA, causando um certo conflito de conceitos, mas isto será outra história a ser contada.

Carlos Sena - csena51@hotmail.com
29.04.2010
***************
Prezados (as) Amigos (as),

ERRATA: Como eu estou sempre aborrecendo os editores da CIT, com os meus pedidos de "errei, sim; corrijam, por favor etc.", aí vai mais uma pra deixá-los mais "encabulecidos" comigo. Refiro-me a um equívoco dos grandes, quando escrevi: "Susan, Elizabeth e Chico Bento, com suas gargantas de outro." Onde já se viu tamanha asnice. Se as gargantas são SUAS, COMO PODERIAM ser de outro? - "Quem se apressa come cru", já dizia {??} Santa Teresa de Ávila (1515 - 1582). - Portanto, leia-se: ...com suas gargantas de OURO.

NOTA: Quanto ao termo "encabulecido", este é de autoria de um matuto sem-vergonha, aqui de Limoeiro. - Agradeço-lhes, mais uma vez, pela compreensão. - É ISSO./.

José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br
29.04.2010
***************
Caríssima Lucinha e demais amigos (as),


Antes de mais nada, agradeço à Lucinha pelas palavras aqui postadas ontem, onde faz referências a mim. Agradeço tanto a ela, quanto a outros (as) que possam ter sentido falta dos meus escritos. E lhes garanto que eles já voltaram. Vez ou outra, irão pra vocês, que poderão acolhê-los ou não. E não os acolhendo, isso NÃO faz estremecer essa amizade que foi criada com todos os que compõem a CIT. Não importa que seja amizade virtual. Virtual ou real, ela é sincera. Porque, nas linhas e entrelinhas, a gente sabe distinguir entre o sincero e o que fala só para agradar.

No breve comentário da Lucinha, ela falou na situação de galhofa por que vem passando a Igreja Católica. E cita como exemplo, episódio ocorrido na Inglaterra. A Igreja Católica merece esses achincalhes. Se quase gerou um incidente diplomático, é porque o Vaticano é um Estado tão poderoso quanto a Inglaterra. Não em material bélico. Mas em influências políticas. E aí mora a diferença entre o Cristianismo e o catolicismo. Cristo NUNCA quis poderes terrenos. NUNCA quis templos adornados a ouro. ELE tanto podia fazer suas pregações num curral, quanto no casebre de um camponês. Cristo NÃO foi pregar nos palácios imperiais. Até porque, lá, ELE NÃO seria recebido. E ninguém ou quase ninguém O aceitava nos palácios da monarquia.

Quanto ao papa inaugurar uma clínica de aborto, seria bem oportuno. Aí não haveria mais a contradição de querer preservar a vida dos nascituros com riscos de morte pra si e para as suas mães, por um lado; e, por outro, fechar os olhos para os milhares que nascem e morrem à míngua, por serem desprovidos de tudo. No tocante à linha direta para crianças e jovens vítimas de abusos por membros da Igreja Católica, seria uma boa para os coroinhas de Arapiraca e para muitos outros que passaram por experiências traumáticas nos corredores das sacristias. Porque aqueles indefesos coroinhas estão sendo perseguidos, por terem falado dos seus traumas. No que tange à Susan Boyle cantar para o papa, esse é um desejo da própria Igreja. É uma estratégia bem a propósito, porque a Susan não representa risco de ser molestada sexualmente. Seria um trio irresistível: Susan, Elizabeth e Chico Bento, com suas gargantas de ouro.

E esse mote do funcionário inglês, nem me parece desrespeitoso ao papa. Até porque não boto a mão no fogo pelo passado de nenhum papa. Não quero queimar as minhas santas mãos em vão.

Por isso e por outras mais, repito que a Igreja de Roma merece esses deboches. E esse servidor inglês, que escreveu: A visita ideal teria... foi bastante criativo e inteligente. Merece um prêmio. Se houve pedido de retratação, isso faz parte das "formalidades diplomáticas", coisas de que nós mortais não entendemos bem.

EM TEMPO: outro dia, escrevi algo sobre ambigüidades. E pedi a atenção dos que poderiam ler aquele escrito, para os pronomes seu, sua, seus, suas. Porque eles podem causar e causam muitas ambigüidades. Naquela ocasião, dei alguns exemplos. Contudo, no meu pequeno texto de ontem, enxerguei uma dubiedade, quando escrevi: "Em que pese a sua ressalva, naquele artigo ele radicalizou." Como eu falava do arcebispo, alguém é induzido a pensar, com razão, que foi dom Saburido quem fez a ressalva. Mas a ressalva foi tua, Lucinha, que foste levada a pensar que o arcebispo tinha sido claro na entrevista. Assim como eu também entrei nessa. E mais adiante, disseste: "Fiquei mais tranqüila porque estou seguindo o seu (dele) conselho..." Enfim, na entrevista ele quis passar u'a imagem, pra se livrar do desconforto que a sua real opinião iria causar.

Entretanto, após o aborto feito, ele foi para os jornais com nota e artigo, mostrando que é radical, tal qual o antecessor e mais outros. - É ISSO. - Obrigado, digo eu. Abraço do amigo às suas ordens,

José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br
29.04.2010
***************
Prezado José Fernandes,

Todos sentimos sua falta estes dias. Obrigada por ter lido meu artigo, concordar e enfatizar minha decepção com nosso novo pastor, o D. Fernando. Penso ser dever do católico chamar atenção para os erros dos membros de sua Igreja para tentar melhorar nossa religião. Ela, com as ideias que estão embutidas em seus códigos atuais, já passou até ser vítima de galhofa até pelos departamentos de governo, como aconteceu na Inglaterra. Pedido para fazer uma programação para a visita do Papa ao Reino Unido, um funcionário escreveu um texto com o título: A visita ideal teria... E cita o que o Papa deveria fazer: Lançar um preservativo com a marca Bento XVI, inaugurar uma clínica de aborto, lançar uma linha-direta para crianças vítimas de abuso pelos membros da Igreja, fazer um dueto com a Rainha Elizabeth e ser acompanhado pela Susan Boyle. Isto quase gerou um incidente diplomático, e foi feito um pedido de retratação. Sei que é uma falta de respeito muito grande com o Sumo Pontífice, mas com a estrutura atual a Igreja colabora para isto. Ser contra o uso de "camisinha" atualmente e dizer que quer preservar a vida com o aborto, é uma contradição em termos.
Hoje, no consultório médico, lendo o Macaco Simão, quase morri de rir quando ele disse o que a Susan Boyle iria cantar para o Papa: “Eu sei que sou bonita e gostosa...”
Mais uma vez, obrigada, e um abraço da amiga

Lucinha Peixoto – lucinhapeixoto@citltda.com
28.04.2010
***************
Prezada Lucinha,

Em meio a viagens e às voltas com declaração do imposto de renda, só hoje li o seu artigo "Nossa Igreja evoluiu, mas nem tanto". Suas palavras são claras e verdadeiras. Como você bem se lembra, quando da entrevista "tendenciosa", dada por dom Saburido, eu me manifestei no Mural da CIT, demonstrando certa satisfação pelo tom da conversa de sua senhoria, o arcebispo.

Mas, logo em seguida, veio a nota de esclarecimento. E, logo mais, o artigo do dia 18 do corrente, em que o arcebispo se mostra quase igual a dom Dedé. Em que pese a sua ressalva, naquele artigo ele radicalizou. Aliás, dom Saburido foi auxiliar de dom Dedé. Não poderia ser tão diferente no trato dessas questões. Como você disse com muita sutileza, só faltou ele excomungar a equipe médica e a mãe da criança de 10 anos.

Se isso ele tivesse feito, seria o dom Dedé em tudo presente. - Por conta dessas coisas estúpidas, que só causam dano à Igreja Católica, estou com um artigo quase pronto para enviar pra você e para a CIT. Não enviei ainda por falta de tempo para a conclusão. Mas vou terminá-lo até quinta-feira próxima. Se não, de hoje para amanhã.

Para mim, essa Igreja do Vaticano não evoluiu nada. Refiro-me à cúpula que pensa que é pensante e que pode dar lição aos outros mortais. Não obstante, alguns dos seus membros têm pensamentos humanitários. Mas os de pensamentos modernos e humanitários são ameaçados pelos que nela mandam. São patrulhados. Por fim, adianto que a Igreja Católica saiu só um pouquinho do padrão que ela adotava na Idade Média, quando queimava pessoas vivas em nome da "fé cristã". - No mais, assino embaixo do seu artigo. Logo, logo, acrescento mais um punhado de coisinhas.

Aceite o abraço do amigo,

José Fernandes Costa - jfc1937@uahoo.com.br
28.04.2010
***************
Estimado diretor ,

Li com muita atenção a matéria sobre tia Teresinha em Terezinha.Cidadã.Lindo!!!!
Agradeço sua atenção. Apreço. Não tem preço.
Também o lembrete para que minha vez chegue....quem sabe? Se me emocionei tanto em Terezinha, imagine......
Tenho muito a agradecer: ao vereador Washington Gomes, o simpático Gaton e esposa, a acolhida foi ótima!!! A todos da Cãmara, ao prefeito e vice e as pessoas em geral.
A gratidão é a mãe das virtudes!!
A familia está grata e feliz.
Bjusssssss

Ana Miranda Luna - anammluna@yahoo.com.br
16.04.2010
***************
Caríssima Lucinha,

Nesses dias em que estive ausente do computador, surgiram vários assuntos. Um deles, embora triste, foi o aborto, feito numa menina de 10 anos, conforme art. 128, II, do nosso Código Penal. Dele participou quase toda a equipe que fez o aborto na garota de nove anos, há um ano. Naquela época, todos foram excomungados por dom Dedé, o vingativo.

Agora, Dom Antônio Fernando Saburido, o nosso arcebispo, usando o bom senso de líder de uma comunidade, disse que esse é um caso para os médicos. Que os médicos sabem decidir qual a vida estaria mais exposta a risco de morte.

De outro modo, li o seu recadinho (ou recadão!), posto no Mural da CIT, em 7 do corrente, que fez referência à minha pessoa. Mais uma vez, agradeço-lhe. E quanto às suas jocosidades, que não dependem das minhas jocosidades, elas (as suas) me agradam muito.

O que LAMENTO BASTANTE, É SABER QUE PESSOAS QUE POUCO OU NADA oferecem sob a forma de colaboração, AINDA ALIMENTAM ESSE RANÇO CONTRA O PESSOAL DA CIT. E pensar que essa mesquinhez é por causa tão pequena, dá dó!

Sobre a lisura* do Saulo, NÃO precisa comentário de minha parte. Mas devo repetir, confirmando o que você disse**: este é um ser humano excelente. Por ele, ESSAS PICUINHAS NÃO haveria.

(*) Não é lisura de dinheiro, NÃO. REFIRO-ME AO CARÁTER!

(**) No entanto, dever de justiça, permito-me retirar a ponta, posta na sua frase. Porque pode servir para que as pessoas de má-fé, façam baile de carnaval sem pagar orquestra. Isto é, peguem carona de má-fé, numa frase que NÃO causa dubiedade.

Sobre os seus pecados, dos quais tantos perdões você pediu, continuo sem acreditar em tais pecados. Em momento algum. Portanto, a meu ver, desnecessários esses pedidos de perdão.

Contudo, eu cometi um equívoco quando disse que os pecados não são da Igreja Católica. Mas em boa hora você corrigiu, dizendo que os pecados NÃO são cristãos, SÃO católicos. Ora se a alta cúpula da Igreja Católica, com raríssimas exceções, comete mil e um deslizes, de quem são os pecados? Não só dos padres de Arapiraca, de Maringá ou da Irlanda. Porque estouram denúncias dos quatro cantos do mundo. Até o papa atual, Chico Bento XVI, está tentando explicar-se por omissão que cometeu há muitos anos, quando ocupava outro alto cargo na hierarquia da Igreja Católica. Ele até pode explicar, mas não dá pra justificar. É isso./.

José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br
15.04.2010
***************
Amiga e incentivadora Maria Caliel

Eu agradeço a leitura e os elogios aos meus artigos, o José Fernandes prefere crônicas. Me deram um tempinho para escrever e eu aproveito. Vou aprendendo com o tempo e seu incentivo. Um abraço

Eliúde Villela – eliude.villela@citltda.com
10.04.2010
***************
Prezada amiga Caliel,

Igual a você, curto estas comida de Semana Santa. Obrigada por ler minhas mal traçadas... Deixe esta preguiça, estamos sentindo falta dos seus belos textos. Abraços

Lucinha Peixoto – lucinhapeixoto@citltda.com
10.04.2010
***************
Minha Amiga Eliúde,

Só hoje que li o seu artigo. Falta de tempo? Talvez não. Ultimamente estou preguiçosa e quase
não uso o computador, mas, quando resolvo abrí-lo, que maravilha! Tem milhões de notícias boas,
como foi esse artigo seu. Como sempre, surpreendente! A maneira de expor o assunto com vocábulos
bem próprio seu, torna a leitura divertida. Adorei. Parabéns.

Amiga Lucinha,

Tenho lido seus artigos, bem como, os seus comentários no MURAL. Tudo nos deixa muito informados.
Espero que tenha passado a Semana Santa deliciando feijão no leite de côco, bacalhau e umbuzada.
Abraço apertado.

Maria Caliel - mcaliel@hotmail.com
09.04.2010
***************
Prezado Amigo José Fernandes,

Nossos veículos de comunicação estão, como dizem nossos filhos, “bombando”. Ainda há um ranço de rivalidade entre o Blog da CIT e o SBC, pela forma como saímos de lá. Tenho certeza que não é pelo Saulo que é um homem com “pé e ponta” (Com esta frase podem até dizer que sou machista e que disse que Saulo tem ponta, mas a deixarei aí e explico, pessoas de “má fé”, isto quer dizer que é um excelente ser humano), mas o inferno são alguns outros. Mas vamos tocando, com a ajuda de colaboradores como você, que só honra nosso blog com seus artigos excelentes (e você sabe que não ajo como o Pedro Anésio da Eliúde).
Quanto aos pecados, só no parágrafo anterior devo ter pecado mais do que São Pedro no dia da prisão de Jesus. Mas, grande parte deles, sei que são pecados católicos e não cristãos. Eu sou católica mas não posso dizer que tudo na nossa Igreja é bom. Ela é feita de homens que erram como todos nós. E o maior erro de alguns é pensar que não erram.
Obrigada por seus e-mail jocosos que me inspiram em escrever mais jocosidades. Um abraço de

Lucinha Peixoto – lucinhapeixoto@citltda.com
07.04.2010
***************
Prezada Lucinha Peixoto,

Tenho recebido seus e-mais e links, pelo que MUITO LHE AGRADEÇO! E AGRADEÇO mais ainda, por você chamar de importantíssimo o link que contém o meu escrito sobre os abusos da EBCT, em Bom Conselho. Esses desmandos não devem ocorrer só em Bom Conselho. Muitos outros municípios devem comer esse mesmo pão que EBCT a amassa.

Mas, por sorte, Bom Conselho tem A GAZETA e o Luiz Clério para cobrar, denunciar. E tem a CIT, com o seu blog, assim como tem o portal de BC, comandado pelo Saulo & Cia., para publicar os escritos de colaboradores. E ainda tem o Roberto Almeida, em Garanhuns, que repercute os nossos textos e os comenta.

MUITO OBRIGADO a você! E PEÇO DESCULPAS POR NÃO LHE HAVER AGRADECIDO em tempo. Sei que é relaxamento sem direito a desculpas. No entanto, vale mais chegar tarde à casa de mãe Joana, do que chegar cedo ao cemitério (!!).

Os seus textos eu os leio, você bem sabe. Sobre o último - A procissão do Senhor Morto, você não precisa pedir tanto perdão pelos seus pecados. Se você acha que tem muitos pecados, o que se poderá dizer daqueles padres de Arapiraca (AL), com tantas libertinagens por eles perpetradas? Essas coisas abomináveis a imprensa apura e nos transmite. E tantas e quantas outras libertinagens desse tipo e piores, cometidas por pessoas que se dizem representantes da Igreja Católica e de outras igrejas! Note que essas aberrações a que me refiro, NÃO podem ser debitadas à Igreja Católica. Quem macula a nossa Igreja Católica é essa gente que se diz religiosa. Sejam padres, bispos, arcebispos, cardeais e papas. Não quero nem falar nos milhões de beatos e beatas de carteirinha que têm um olho na missa e o outro pra dentro dos próprios umbigos. É ISSO./.

José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br
07.04.2010
***************
Ao ler o artigo de Eliúde, lembrei-me da primeira vez que fui na praia, uma pessoa da familia que não lembro-me quem foi falou para eu colocar uma pedrinha de sal na boca para não afundar, parabens Eliúde pelo seu artigo, muito bom.

Alexandre Tenório - tenoriovieira@uol.com.br
07.04.2010
***************
Amigo José Fernandes,

Mais do que agradecer, quero aqui externar o quanto me sinto honrado diante de suas palavras. Ser lembrado por alguém que escreve tão incrivelmente bem, no momento da elaboração de seu texto, me fez sentir felicidade e muito orgulho. Acredito que o Diretor Presidente percebeu isso na sede da empresa, pois o contador de RE$ da CIT deve ter disparado! Aos nossos outros colaboradores do blog, me desculpem. Mas tenho que admitir que dispenso uma atenção especial aos textos do José Fernandes, que para mim são de leitura obrigatória. São produções brilhantes! Eu sempre observo e tento aprender com os grandes escritores e oradores, pois, para mim, manifestar-se através das palavras é uma arte. Assim busco captar algumas lições lendo o José Fernandes. Quem sabe um dia eu chego lá...
Sobre o doutor EPdeM, confesso que não consegui reconhecer as iniciais. Na verdade, eu me referia ao grande professor LFS. Quem sabe o amigo possa me enviar um e-mail particular revelando o nome do primeiro citado, para saciar minha curiosidade? Isso se a sua ética assim permitir, é claro!
Ademais, gostaria mais uma vez de agradecer aos seus comentários e elogios.

Um forte abraço.

Felipe Alapenha - f_alira@hotmail.com
26.03.2010
***************
Amigos,

Aproveitando a presença em Garanhuns do Ivan Maurício - realizador do I BloggerPE, estaremos realizando nosso I BloGGar (rsrsrs), encontro dos Bloggers e "produtores de conteúdo para mídia digital" de Garanhuns. Acontecerá no sábado, dia 03 de Abril, às 10 da manhã, na Confraria do Centro Cultural. Portanto, espalhem o convite para todos os "blogueiros". Será um primeiro momento de repasse de informações do evento que participamos e de troca de experiências locais.
E mais.. Conseguimos o espaço gratuitamente e teremos música depois da reunião para confraternização dos presentes.
Mas seria interessante providenciar um buffet, pois deveremos "varar" o meio-dia e, infelizmente, não temos essa verba. Alguém tem alguma sugestão de patrocínio? Podemos liberar se alguém desejar levar alguma bebida.
Pra finalizar, o nome do encontro é apenas sugestivo. Fiz somente a brincadeira do BloGGer para o BloGGar/aranhuns.
Um abraço blogueiro, e peço que confirmem a presença.

Ronaldo César - ronaldo.vox@hotmail.com
26.03.2010
**************
Prezado Felipe Alapenha,

Neste momento, eu deveria agradecer a todos que me mandaram e-mails, reconhecendo ter sido oportuno o meu texto "Sobre médicos". Mas, a todos que me mandaram mensagens, via correio eletrônico, eu agradeci pela mesma via. Portanto, o que ora escrevo, dirige-se somente a você, Felipe.

Quando eu estava escrevendo aquele texto, lembrei-me de você várias vezes. Pensei: qual será a reação do Felipe, já que ele vai ser médico e tem o pai médico, também. Por isso, falei nos médicos da minha família e da relação deles comigo, e com os ascendentes e descendentes deles.

O que li hoje, no portal da CIT, escrito por você, deixou-me muito satisfeito, pela maneira como você me tratou. Inclusive, reconhecendo "essa dura realidade no atendimento médico". Ademais: foi por meio das suas palavras que confirmei o seu grau de educação, bem como, tomei conhecimento da sua maturidade para a compreensão. Porque, em vez de me atacar, dizendo que eu estava sendo injusto com os médicos, ou que eu poderia ter algum trauma, por não ter conseguido ser médico, você me elogiou. E ainda disse da possibilidade de que essa realidade maléfica deve mudar, ao menos, teoricamente, com "a nova safra de médicos que tende a sair mais humanizada".

Talvez, quem sabe, o Dr. Ben-Hur, de quem falei no meu escrito, seja um que já se antecipou à nova safra, visto que ele tem, apenas, 47 anos de idade. E outros também já devem e podem estar antecipando-se, no caminho da humanização da medicina.

Citei, naquele artigo, o professor doutor Sérgio Paulo, dermatologista renomado, como você atestou em suas bem traçadas linhas. Por dever de justiça, faltou-me dizer da educação e da simplicidade do Dr. Sérgio Paulo, quando nos atende. Ainda bem que você disse por mim e demonstrou isso com o episódio passado no ambulatório da Faculdade de Medicina. - Ele me foi indicado por uma cunhada minha, que é cliente dele há alguns anos. Foi e é ele, o doutor Sérgio Paulo, quem cuidou e ainda cuida dos filhos dela e de outras pessoas da sua relação de amizade, quando surgem alguns problemas de pele. Sejam probleminhas ou problemões, é pra lá que nós vamos. E ela não o procurou, nem o procura para tratar de embelezamento, não.

Quanto à máxima de entrar no curso de medicina pensando ser Deus e sair com a certeza de que é o próprio Criador do Universo, eu já ouvi muito isso. Por oportuno: sobre o cardiologista da Unicordis, adianto as três primeiras letras do nome dele: EPdeM. Juntei a preposição, para facilitar. Se foi ele o seu professor, você já matou a charada. Quanto a ele ser brilhante médico, eu acredito. Tanto que já ouvi muitas pessoas dizerem: só tolero essas maçadas de EPdeM, por ser ele um cardiologista muito bom! A título de curiosidade, há um empresário amigo dele, já que se visitam e fazem farras juntos, que disse a ele, logo nas primeiras consultas: vou deixar de vir ao seu consultório, porque não tenho tempo de esperar três horas pra ser atendido. Nem há razão para isso. E ele: venha e, ao chegar, diga à atendente que me avise e eu mando você entrar, logo que saia o paciente que estiver em consulta.

Como eu não tenho amizade com ele, só fui à primeira consulta e voltei para entregar os exames. E nunca mais. Porque existem outros cardiologistas bons em Recife. Ainda mais, porque só vou ao cardiologista a cada 18 meses, para cumprir a rotina, isto é, não descuidar da necessária avaliação cardiológica. E o que escolhi, também é bom. Porque médicos, advogados, restaurantes etc., a gente deve procurar, levando em conta o conjunto das suas qualidades, sempre que possível for.

Por suposto, se eu estou com fome, numa estrada do Sertão do Araripe, não posso escolher o restaurante. Aí não há escolha. Tenho de saciar a minha fome. Como dizia o saudoso promotor de Justiça, Nelson Souto de Araújo, a fome e o sexo são duas forças muito fortes, tanto no elemento humano, quanto nos outros animais.

E voltando ao fio da meada: por que fui a EPdeM? Porque o conheci, isto é, vi mais de uma vez na casa desse empresário citado, onde tomávamos uns uísques e jogávamos conversa fora. Isto é, o meu conhecimento é com o dono da cada. Isso, em períodos de carnaval, Semana Santa ou réveillon etc. Contudo, eu ainda não sabia desse péssimo hábito dele. Porque, uma das coisas que fazem médicos que assim procedem, é fingir que não sabem que nós, mortais, também temos mil e uma ocupações. Para os tais que assim agem, só eles têm afazeres e importância. E que o seu pedestal é tão alto, que eles sempre imaginam que nunca vão ter algum revés na vida! E eu já vi muitos e muitos reveses, que tanto atingem um humilde gari, quanto um notável médico ou engenheiro etc. - É isso. Fica aqui o meu MUITO OBRIGADO ao FELIPE!/.

José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br
26.02.2010
***************
Caros Amigos,

Continuamos com problemas de publicação, mas estamos nos levantando puxando o nosso próprio cabelo, para publicar aqui no mural mensagens dos amigos. Se demorar um pouco nos perdoem. Estamos com problemas humanos de alguma magnitude, por isso nossas falhas. Quando os resolvermos tentaremos voltar. Abraços.

Diretor Presidente – diretorpresidente@citltda.com
24.03.2010
*************
Excelente o texto do sempre brilhante José Fernandes Costa. Falou mais uma vez, impecável como só ele escreve, dessa dura realidade no atendimento médico. Ao amigo, um alento: a formação médica atual está conseguindo mudar um pouco estes comportamentos, e a nova safra de médicos tende a sair mais humanizada. Ao menos isso teoricamente, porque na prática ainda continua valendo a velha máxima: o estudante de medicina entra na faculdade pensando que é Deus. Durante o curso, ele fica em dúvida. Mas quando sai, ele tem certeza de que é Deus!
Sobre o texto, ainda ressalto dois pontos, referentes à pessoas citadas. Se é quem eu imagino, o médico da Unicordis citado no texto foi meu professor. Um médico brilhante, e talvez o melhor cardiologista que eu já vi, pela sua vasta experiência e pelas suas aulas magistrais. Realmente desconheço seu procedimento junto com o paciente, no ambiente do consultório. Já sobre o grande professor Sérgio Paulo, dermatologista de mão cheia, foi oportuna e justa a lembrança do amigo José Fernandes. Um profissional ímpar, que um dia, quando acompanhava uma consulta sua no ambulatório da Faculdade de Medicina, ganhou pra sempre minha admirição, ao solicitar a ajuda de um colega médico no ambulatório ao lado, alegando não ter certeza no seu diagnóstico. Vejam só! Muitos não iriam descer do seu trono de soberba e admitir que não tinham conhecimento suficiente para definir o diagnóstico de um paciente seu. E ele, um professor renomado com vários anos de experiência, solicitou a ajuda de um amigo. Coisa rara hoje em dia...

Felipe Alapenha - f_alira@hotmail.com
24.03.2010
***************
Amigos (as),

Veio a Eliúde com o "Baba-ovo". A seguir, a Lucinha com os seus "Comício em beco estreito" e "Um texto erótico". O Diretor Presidente com "Bom-Conselho falando para o mundo...". E muitos outros "citeiros", que não dá pra citar neste espaço. E por aí vai.

A CIT está de parabéns pelo seu BLOG e pelo MURAL DO BLOG. Ainda mais, por contar com essas "feras" da palavra fácil, ao escrever. Além da palavra fácil, elas têm a jocosidade à flor da pele e à flor da mente. Na imaginação. Refiro-me à Lucinha Peixoto, à Eliúde Villela e ao Diretor Presidente, sem a pretensão de desmerecer os outros "citeiros" escritores. Não vou falar no Gildo, porque ele não é "citeiro". Ao menos, até onde me consta. Portanto, parabenizo, mais uma vez, os que fazem a CIT, que produz isso e muito mais, além de risos. Não estou, com isso, dando uma do "babão" de Guarulhos, da crônica da Eliúde, não. Meu perfil não se enquadra nessa linha. Tenho horror ao puxa-saquismo.

Em tempo: o termo jocosidade foi a Lucinha quem me emprestou. Nada obstante estar nos dicionários. Mas aqui, é marca registrada dela. É isso./.

José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br
24.03.2010
***************
Meus Amigos,

Venho aqui para agradecer os e-mails recebidos e que comentam o meu artigo. Especialmente ao José Fernandes, que é um professor, mas não quer chamado assim, pelos elogios. Espero não "travar" com a responsabilidade.
Os outros e-mails, como o do Gildo (obrigada pelos dizeres), não foram publicados no Mural devido à nova ordem na CIT, de só publicar coisas que nos permitam explicitamente sua publicação ou sejam dirigidas para o e-mail do Mural (muraldoblog@citltda.com). Obrigada a todos.

Eliúde Villela – eliude.villela@citltda.com
15.03.2010
***************
Do Pau Grande pra Guarulhos


Tive um colega paulistano, cujo nome era ou é Onésio Matheus. Moramos juntos numa "república", em Recife. Ontem, lendo a crônica da Eliúde, que falava do seu Pedro Anésio, lembrei-me do Onésio. A diferença é só uma letra; mas há diferença, também, na ordem dos prenomes e dos nomes.

Mas o certo é que a Eliúde, a cada vez que aparece no mundo das letras, surpreende-nos. Como eu já disse outro dia, essa menina vai longe. Pode até não ir mais para Guarulhos, nem para o Pau Grande. Mas chegará à Academia Brasileira de Letras. Aqui pra nós, dez Zés Sarney, não vale uma só Eliúde.

Voltando a vaca fria, creio que o seu Pedro Anésio lutou na Guerra do Paraguai. E voltou de lá falando espanhol. Também, entendi que o padre Bernardo comia capim no cocho. Tanto que dava patadas adoidado. Por falar em patadas adoidado, veio-me à mente, também, a cerveja que desce redondo, isto é, redondamente. Por isso que a cerveja NÃO desce redonda (!?).

E a Aparecida que ficava com a cara de paçoca, não é a mesma Aparecida que surgiu numa minipoesia que fiz, quando falei da nossa padroeira, a boa santa negra. E falei da Aparecida, que é um amor de menina. Essa Aparecida da Eliúde ficou com cara de paçoca, por causa das patadas do padre Bernardo, que, segundo faz crer a Eliúde, era um cavalo batizado. Aliás, nem sabemos se o padre Bernardo era batizado.

E os urubus do dr. Castanho, acham carniça ligeiros. E aqui voltamos à cerveja que desce redondo. Pois o dr. Castanho, escreveu ligeiros pra fazer a rima. Do contrário, os urubus achariam a carniça ligeiro. Isto é, rapidamente. Como o dr. Castanho era bom poetero, fez a rima legal. Foi aí, suponho, que o seu Pedro embarcou no conto da velocidade, ligeireza. Contudo, seu Pedro Anésio era inteligente, não obstante ser babão. Ou por isso mesmo, já que esse detalhe era lá com ele. E, para fechar a sua crônica com chave de sacristia, a Eliúde assim concluiu: "Para viver muito, babe o ovo; para ser lembrado, morda ele". Ou morda-o. É isso./.

José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br
13.03.2010
***************
Caro Amigo,

Em 1972 ou 1973 foram descobertos restos de animais pré-históricos na lagoa Salgada, fazenda que pertencia ou pertence a família Pessoa .
Dentre estes restos, foram encontrados restos de Mastodonte, Preguiça Gigante e outros animais, além de restos de peixes e insetos pré-históricos
Sei Disso porque participei da equipe do Colégio Estadual. A equipe era comandada por Frei Dimas e era composta por Sandoildo, José Alves, Prof Solinge eu e outros que não lembro agora.
Gostaria de receber informações de onde se encontram estes restos, das reportagens que foram feitas por jornais de Recife, acho que até uma emissora de TV.
Enfim, gostaria de saber onde encontro estas informações com mais detalhes e fotos

Estou, no momento, escrevendo um pouco sobre minha pessoa e não gostaria de omitir este fato nem de relatar com falhas.
Peço que, se possível, divulgue tal consulta no site, pode ser que alguém mais lembre do fatos e tenha mais informações

Antecipadamente agradeço pelas informações prestadas


TALVANIS LIMA CAVALCANTI - talvanis@bol.com.br
11.03.2010
***************
Prezados Amigos,

Eu também conheci o Valderedo. Coincidentemente falei sobre ele e outros índios que moraram em Bom Conselho em artigo recente (http://www.citltda.com/2010/02/historia-do-brasil-politicamente_20.html). Agradeço ao Alexandre por comunicar aqui aos nossos leitores. Eu não lembrava o nome de suas irmãs, mas lembro da Dapaz e lembro de Paulo Índio. Todos os da CIT Ltda que são de Bom Conselho tem boas lembranças deles todos e mais ainda aqueles que foram seus colegas no Ginásio São Geraldo. Nossos pêsames à família e que Deus cuide de sua alma.

Lucinha Peixoto e aqueles bom-conselhenses que fazem a CIT Ltda. – cit@citltda.com
10.03.2010
***************
È com pesar que eu comunico a morte de Valderedo indio, irmão mais velho de Paulo índio. Quem viveu em nossa cidade na década de 60 deve lembrar muito bem da família de seu Roberto que era cacique da tribo Funiô, que passou a morar na rua Joaquim Nabuco, e tinha varias filhas como Da paz, Zuleide, NIdinha, foi um povo que marcou a nossa cidade naquela época.

Alexandre Tenório - tenoriovieira@uol.com.br
10.03.2010
***************
Prezados Amigos,

Aproveito este e-mail propaganda para esclarecer um ponto. Temos recebidos algumas mensagens reclamando que publicamos tudo quanto recebemos, no Mural do Blog, quando as vezes eles não queriam as ver publicadas. Achamos justos e paramos alguns dias atrás de fazê-lo, a não ser aquelas mensagens que vem dirigidas explicitamente para o Mural, ou para o e-mail: muraldoblog@citltda.com . Quando tiverem mensagens que desejem serem publicadas, explicitem isto no texto, no assunto, ou o enviem para o endereço anterior. Quando o texto for um artigo, que dentro da política do Blog, teremos também prazer em publicar, ele deve ser enviado para um dos nossos e-mails. Não publicaremos mais artigos que venham em listas, com mais de um destinatário. Estamos às ordens para quaisquer esclarecimentos. Obrigada!

Lucinha Peixoto – lucinhapeixoto@citltda.com
10.03.2010
***************
Amigos (as),


Estive em viagem desde a sexta-feira, até ontem à noite. Em razão disso, estou/estava em silêncio nos domínios da CIT. Coisa que nenhuma falta faz. Como vou fazer outra viagemzinha amanhã, resolvi mandar umas besteiras, de abelhudo que sou. E continuo devendo o comentário do comentário, que prometi ao Diretor Presidente, sobre o que ele comentou. Vai ter comentário assim, no raio, senhor!



GRAFIA DA PALAVRA “PORQUÊ”


1. Por que – separado e sem circunflexo, quando:

a) Inicia ou introduz oração interrogativa (não no final da frase). Ex.: Por que foi embora? (interrogativa direta). Não sei por que foi embora (interrogativa indireta). (Está implícito motivo, razão);

b) O que é pronome relativo. Ex.: Não sei a razão por que me ofenderam (por que = pela qual). Os atropelos por que passei foram tantos... (pelos quais passei);

c) O que é conjunção integrante. Ex.: Anseio por que me digas a verdade (por que = para que);

2. Por quê – separado e com circunflexo – quando aparece no final de uma oração interrogativa. Ex.: Você foi embora por quê? Saíste tão cedo, por quê?

3. Porque – junto e sem circunflexo – quando for conjunção (menos a integrante). Ex.: Não veio a festa porque estava doente. Foi embora porque quis (*).

4. Porquê – junto e com circunflexo – quando for substantivado. Ex.: Tens aí o porquê da atitude dela. Não descobri o porquê de tanta grosseria. São tantos os porquês dessa vida velha!

Obs.: Esse porquê, substantivado, há de vir precedido de artigos, pronomes, advérbios etc.: Aquele porquê me intrigou. Na vida dela havia muitos porquês. Entenda o porquê da nossa separação. Você hoje está cheia de porquês. Um porquê a mais, um porquê a menos, já nem causa estragos.

NOTA - Com os vocábulos “eis” e “daí”, subentende-se a palavra motivo. E justifica a grafia da palavra (por que), separadamente.

Exemplo: - Daí por que não cheguei na hora certa. Eis por que não tenho nada a reclamar.

(*) - Esse "Foi embora porque quis", fez-me lembrar do "Fi-lo porque qui-lo", do doido Jânio Quadros. - Notem que esse tipo de construção, hoje, está um tanto fora de moda. Mesmo quando se diz: Fi-lo porque o quis, isso soa esnobe. Basta dizer: fiz porque quis. Ou fiz isso, porque quis fazer. - É isso./.

José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br
09.03.2010
***************
Um artigo que escrevi sobre o dia da mulher. Já é dos mais lidos no RECANTO DAS LETRAS.

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2123084


Carlos Sena - csena51@hotmail.com
08.03.2010
***************
Li os dois excelentes textos publicados recentemente no blog, sendo um do Diretor Presidente e o outro um complemento do Alexandre Tenório. Parabéns aos dois autores!
Bem lembrado pelo amigo Alexandre, a anamnese teve seu valor reduzido nos últimos anos, principalmente pelas inovações tecnológicas no campo médico experimentadas no fim do último século, desprestigiando um passo fundamental na abordagem clínica, que pode definir o diagnóstico do paciente em até 90% dos casos. O seu desuso é um erro, que graças a Deus está sendo corrigido pelas escolas médicas atuais. Em breve, os novos médicos vão sair "à moda antiga", mas dispondo dos meios tecnológicos diagnósticos mais modernos.
Tanto quanto importante, a anamnese é o passo mais laborioso do exame clínico de um paciente. E quem pensa que o amigo se equivocou no título do segundo texto, está enganado! A colheita de informações do paciente em algumas situações é tão difícil, pela dificuldade em relembrar os fatos de sua doença, que se torna uma verdadeira anamnésia!!!

Felipe Alapenha - f_alira@hotmail.com
08.03.2010
***************
Caros Amigos,

Estamos ainda confabulando sobre nosso Blog. Enquanto o fazemos ele cresce. Os nossos colaboradores e abnegados escritores internos tem se esforçado, e aqui eu agradeço, para manter nosso nível e o nosso objetivo maior de proporcionar a vocês risos e emoções variadas.
Neste ínterim, temos que agradecer àqueles que nos acompanham, o número de acessos só aumentou e ampliamos nosso raio de ação, agora aparecendo entre os blogs favoritos de 3 dos melhores blogs da nossa cidade vizinha, Garanhuns, são eles:

Blog do Roberto Almeida (http://robertoalmeidacsc.blogspot.com/)
Blog do Jodeval (http://blogdoronaldocesar.blogspot.com/)
Blog do Ronaldo Cesar (http://jodevalduarte.blogspot.com/)

Aos responsáveis por estes excelentes veículos de comunicação nossos agradecimentos.
A série fotográfica sobre nossa igrejas fez tanto sucesso, divulgando nossa cidade pelo mundo afora, que nos tranquilizou quanto aos efeitos deletérios da crise de abstinência gerada pela falta dos nossos escritos. Continuamos na estrada, pois Bom Conselho é a causa. Abraços para todos.

Diretor Presidente – diretorpresidente@citltda.com
05.03.2010
***************
Amigos (as),

Li o texto que o Diretor Presidente escreveu e fez publicar no blog da CIT, no dia 28 de fevereiro último. É muito bom o comentário do DP. E eu quero fazer o comentário do comentário. Sem tergiversações. Todavia, ainda não tive oportunidade de fazê-lo. Mas está na pauta pra ser feito logo. E não me perguntem por que eu devo fazer o comentário do comentário. Se perguntarem, eu respondo como o finado Jânio Quadros, de malucas memórias. Assim respondeu o Jânio a outro reportinho, naqueles dias conturbados, logo após a sua renúncia: "Fi-lo porque qui-lo." - Eu não diria, nem escreveria assim como o Jânio. Eu diria e escreveria deste modo: "Fi-lo porque o quis."

Também não me perguntem por que eu faria diferente do Jânio Quadros. Mesmo sabendo que ele se dizia sabiçhão em português, eu escreveria dessa última forma acima. E vocês não perguntam, mas eu respondo mesmo assim. - Porque essas palavrinhas que se servem do qu atraem os pronomes átonos, sem dó nem piedade. E quais são essas palavrinhas atraentes? - São estas: Que, qual, quem, por que, por quê, porque, quando, quanto etc. - É isso./.

José Fernandes Costa - jfc1937@yahoo.com.br
03.03.2010
***************
Caros Amigos,

O Blog do Roberto Almeida, de nossa vizinha cidade de Garanhuns, publicou ontem a postagem que segue (http://robertoalmeidacsc.blogspot.com/2010/02/riquezas-de-bom-conselho.html). Nós já o agradecemos em comemtário ao texto e aqui o fazemos de novo.
-------------------
RIQUEZAS DE BOM CONSELHO

O Blog da CIT, produzido por bonconselhenses espalhados por esses brasis, recentemente deixou de lado, por um momento, os textos longos (bem elaborados) e divulgou algumas fotos da cidade. Município antigo, de muitas tradições e beleza típica do interior pernambucano, a terra da prefeita Judit Alapenha não é só a memória do feioso Pedro de Lara. É também a modernidade da Perdigão, a nova Rádio Papacaça e a riqueza arquitetônica de construções antigas, como essas acima, a primeira da Loja Maçônica e a segunda da Igreja Matriz. O município tem outras coisas belas, ricas, pra se ver. É só ir lá e conferir.
-------------------
Continuaremos a publicar nosso ensaio fotográfico sobre as Igrejas de nossa terra. Vejam hoje a de São Sebastião, mas, aguardem a Episcopal. Embora Bom Conselho tenho muitas coisas para não serem vistas, também tem mais para serem vistas.

Diretor Presidente – diretorpresidente@citltda.com
01.03.2010

***************


-----------------
Página: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9,

Nenhum comentário: