quinta-feira, 29 de abril de 2010

Política no Interior


Ontem recebi uma carta de seu Salviano, lá de Bom Conselho. Como sempre elas mostram o quanto ele se interessa por política. Quando eu digo que ele, nisso, foi influenciado pelo Coronel, ele brada: "Vade retro, satanás." Transcrevo sua missiva abaixo, na íntegra.

"Bom Conselho, 20 de abril de 2010

Ilustríssimo Diretor Presidente

Sirvo-me deste combalido correio de nossa cidade para contar-lhe as novas notícias que chegam a este cérebro já queimando óleo 40, mas funcionando bem, graças a Deus. O que espero é que esta carta chegue ainda este ano, pois pelo que li no Blog de vocês, a coisa aqui tá feia, em termos de eficiência dos correios, tão eficiente na época do meu amigo Benone Chagas. Infelizmente, embora já use o computador da Ritinha com a desenvoltura da idade, isto quer dizer que a chamo o tempo todo para usar esta máquina complicada mas que só falta falar (a Ritinha diz que ela fala mas não tem uma caixa de som boa, se sobrar algum da aposentadoria eu vou comprar, porque com o salário dela de professora, nem pensar), ainda não soube fazer um e-mail, meu mesmo, e não vou usar o dela.

O importante é que já estou navegando na internet e tem uns favoritos que eu uso para ler o que quero. Juro a você que o primeirão que leio todo dia é o Blog da CIT. Sei que você ficou um pouco adoentado e não está escrevendo muito, mas leio os outros. Aqui em Bom Conselho só ouço falar nele e nos Blogs do Jodeval, do Roberto Almeida, e do Ronaldo César da cidade vizinha de Garanhuns. Está faltando aqui um Blog de notícias como estes dois últimos. O que vocês chamam SBC, traz alguma notícia, mas, sempre da semana passada. Pior é a A Gazeta que quando a gente ler a notícia que alguém casou, já vai tomar o cachimbo do primeiro filho. Mas, como você sabe, nossa terra é assim, e lhe digo, já foi pior. Hoje já temos a Rádio Papacaça, mas que deixa muito a desejar no jornalismo. Tem um repórter, que fala quase como aquele cara que aparecia na TV, e nunca mais vi, parece que era o Gil Gomes, que adora quando o cabra taca a faca de 12 polegadas na barriga do outro.

Eu adoro ler os artigos do Zezinho de Caetés. Ele tem uma linha política boa, e a tendência é quando a gente concorda, tudo é literatura da melhor qualidade. Isto se explica porque Ritinha lê o Paulo Coelho. O interessante é que conheço várias pessoas de Caetés, e ninguém conhece o Zezinho, por quê? Sei que é um pseudônimo, li no Blog, mas também ninguém conhece o Zé Andando. Deixa prá lá o importante é que ele não gosta da candidata da situação. Eu também não. Então, acho que ele escreve melhor do que Machado de Assis.

Outra coisa que vi e gostei foi a publicação das fotos das Igrejas de Bom Conselho. É uma pena que a da nossa comunidade de São Rafael estivesse tão sujinha. Eu mesmo já reclamei com alguns dirigentes, mas até agora não teve jeito. Mas, Deus tá vendo que a igreja está suja, mas nossas preces são limpas. De qualquer forma parabéns pela série, principalmente a de Santa Terezinha, nunca mais tive tempo de ir lá.

A política aqui começa a ferver. Estive outro dia na Exposição de Animais onde se realizam os leilões de políticos. Arrefeceram um pouco em termos de número de pessoas, mas não pense que foi por falta de interesse, e sim por falta do que leiloar. Os políticos daqui, penso, “
não deram prá quem quis”, como se diz. Dizem que teve lances de 150 mil reais, e foi arrematando alguns. Lembra daquele senhor alto, de bigode, meio moreno, que falei prá você outro dia, que estava investindo aqui no agreste para se candidatar ao senado? Vi outra vez ele por lá. Veio ver se conseguia um bom lance no cabo eleitoral que ele tinha arrematado da outra vez, porque agora só vai se candidatar a deputado e já tem muito voto ai no Recife. Deu o cabo eleitoral pela metade do preço. Quem arrematou foi um baixinho de cavanhaque, que tem uma voz estranha. Dizem que ele quer ser senador pelo PT, foi o escolhido pelo partido. Não sei se é verdade, mas viram ele rondando a prefeitura.

Dizem também que em Garanhuns, no Castelo de João Capão, ainda tem muitos leilões. Obviamente lá deve ser mais animado, pois o número de políticos é muito maior. Aquele do sertão, que é secretário de Eduardo, tinha arrematado também muitos cabos eleitorais, e até blogueiros. Dizem que um blogueiro está na faixa de mil reais. Mas, ele repassou todos para um industrial que é candidato a senador. Se Jarbas se candidatar a governador os preços provavelmente subirão pois o governador vai ter que se cuidar.

Mas voltemos ao nosso torrão natal. Não sei se você já leu o último exemplar da A Gazeta. Provavelmente, não, devido ao correio. Para ver a situação aqui, basta ler a coluna do Luiz Clério. Em resumo, ele cita alguns resultados dos pregões ultimamente. Por exemplo, Carlos Alberto Pereira, PDT, que foi eleito com 432 votos já é do deputado federal Bruno Araújo, com contribuições no lance, do estadual Eduardo Porto. O bom é que estes lances podem ser dados a vereadores mesmo sendo de outro partido. Neste caso nenhum dos dois é filiado ao PDT. Edgar Moury e Jacilda Urquisa que são do PMDB, arremataram a vereadora Eliane Ramos que é do PSDB. Petrúcio Borges do PSDC foi para Clodoaldo Magalhães, que está à procura de um deputado federal para ajudar. Gilmar Aleixo tem seu passe preso aos ex-prefeitos Audálio Ferreira e Daniel Brasileiro que pelo menos são do PTB também. Penso que o maior lance foi mesmo para a prefeita Judith Alapenha, repartido entre o deputado federal Wolney Queiroz e o estadual Isaltino Nascimento, do PDT e PT, respectivamente.

Isto é só para dar um exemplo simples de que os políticos já estão faltando na cidade, e nem mencionei o Gervásio Matos, o Murilo Curvelo, o Geraldo Guedes e Vavá Caréu que também, segundo o Luiz Clério, já devem ter fornecido seu apoio a outros políticos. E digo a você, usando uma frase do próprio Luiz Clério: “
Se o município de Bom Conselho sairá ganhando só o futuro dirá”. Dentro de nosso sistema eleitoral, o articulista é muito otimista na dúvida. Tenho certeza que ficará tudo na mesma. Mas como diria sua colaboradora Lucinha Peixoto, que gosto do que escreve, embora não me lembre dela: “Rezemos ao senhor!”

Caro Diretor Presidente, estimo suas melhoras e também a melhora de nossa Papacaça. Se o Blog da CIT se apresentar aqui no leilão, talvez receba um bom lance, mas é melhor que fique longe disto. Cuidado com os coronéis. Um abraço do amigo

Salviano"


Não tenho muito o que dizer sobre a carta, a não ser dizer ao leitor que o artigo em que o seu Salviano comenta também o leilão de políticos esta no link: http://www.citltda.com/2010/01/leilao-no-interior.html . E que, enquanto não houver uma reforma político-eleitoral séria em nosso país, os leilões de votos continuarão. Mas, quem a fará? Precisamos de um estadista com urgência, e pelo que se delineia no horizonte da eleição presidencial, isto está longe de acontecer. Agora cada um diz que pode fazer mais do que fez o atual presidente, e neste aspecto da reforma política, todos tem razão, pois ele não fez nada.

Diretor Presidentediretorpresidente@citltda.com

Nenhum comentário: