sexta-feira, 14 de maio de 2010

Blog a 40.000



Hoje, ao olhar o contador de acessos ao nosso Blog vimos que eles já iam além dos 40.000. Fiquei alegre e lembrei logo de nossas comemorações de 1.000 e 10.000 acessos pouco tempo atrás. A alegria provêm de saber que Bom Conselho está lendo e, espero, com muito risos e emoções, o que foi sempre nosso objetivo.

Neste início de ano passamos algumas dificuldades por conta da saída, de nossos quadros funcionais, de dois dos nossos melhores funcionários, o Jameson Pinheiro e o Cleómenes Oliveira. Meia boa notícia é que o Jameson pode voltar ao Recife, e novamente integrar nossos quadros. Meia má notícia é que o Cleómenes nunca mais deu notícias. Mas estamos lutando bravamente, e como diria Carlinhos Bala, “junto com meus companheiro”, e colaboradores, chegamos aos 40.000 acessos.

Mudamos as feições do Blog, passamos de preto prá branco, sem nenhum preconceito e tentando combatê-los onde ainda existem, passamos do vermelho para vestir o azul do céu, e a sorte não mudou. Continuamos sendo um Blog de Bom Conselho escrevendo para o mundo. E não pensem que eu estou sendo ufanista como os locutores da antiga Rádio Jornal do Commercio (lembram? Rádio Jornal do Commercio falando para o mundo!!!), pois realmente escrevemos para o mundo.

Temos nossas estatísticas de acesso monitoradas por sites estrangeiros, não porque somos entreguistas, mas porque, além da confiabilidade, eles são gratuitos, e como vocês sabem a nossa empresa só usa a moeda $RE (risos e emoções), que nem todos recebem. Dia desses fui ver onde o nosso Blog é acessado, fiquei bestificado. Entre os que nos vem mais, além do Brasil, estão Portugal, Estados Unidos, Espanha, Suécia, Alemanha e Suíça. Eu fiquei me perguntando o que os gringos querem conosco? Depois descobri que não são os gringos mas sim os brasileiros que lá estão. Por exemplo, porque na Suécia havia 28 acessos? Disse ao pessoal isto, e prontamente o Zezinho de Caetés matou a charada. Ele lembrou que há uma irmã do Luiz Clério(se a Josenilda Duarte não for irmã me desculpe por ter deduzido o parentesco errado) que vive na Suécia, e escreve para o Blog do Jodeval, e o Zezinho, dentro de suas querelas políticas, parece ter andado comentando neste Blog. Histórias semelhantes devem acontecer em outros países. Por isso resolvemos, nas nossas mudanças, declarar explicitamente que somos um Blog de Bom Conselho.

Ultimamente surgiram outros Blogs na cidade e fizemos questão de dar as boas vindas. Eles se somam, apesar das discordâncias normais, ao nosso para melhorar nossa terra e a vida do seu povo. Apesar de alguns dos nossos companheiros revelarem suas ideologias e partidos, tentamos, dentro do possível manter o Blog da CIT como a Diana dos nossos pastoris, que cantavam em nossos maravilhosos natais, ensaiados pela nossa D. Maria Francisca:

“Sou a Diana, não tenho partido
O meu partido são os dois cordões,
Eu peço palmas, fitas e flores
Ó meus senhores, sua proteção.”

Enquanto as outras entravam já tomando cada um seu partido na cantoria reproduzida abaixo pela saudade que tenho destes folguedos:

“Boa-noite, meus senhores todos
Boa-noite, senhoras também;
Somos pastoras
Pastorinhas belas
Que alegremente
Vamos a Belém.

Sou a Mestra
Do Cordão encarnado
O meu cordão
Eu sei dominar
Eu peço palmasPeço riso e flores
Ao partidário
Eu peço proteção.

Sou a contramestra
Do cordão azul
O meu partido
Eu sei dominar

Com minhas danças
Minhas cantorias
Senhores todos
Queiram desculpar”

Nada contra o azul ou encarnado, preto ou branco, e, quando há necessidade, sempre soubemos assumir e defender nossas cores, e o que tentamos é que elas sejam sempre das cores de nossa cidade e do seu povo, principalmente, aquele que ainda não é conectado, que não deveria existir.

Por falar em conexão, eu hoje faço um paralelo entre o passado, quando chegaram as primeiras linhas telefônicas em nossa cidade, e o presente com a chegada da internet. Lembro bem das poucas casas onde havia telefones, cujo catálogo deveria caber em meia folha de papel. Já pensou se algum prefeito, naquela época, quisesse divulgar os seus feitos por telefones, o que aconteceria? Seu público alvo não seria mais do que 30 pessoas. Hoje constatei, da última vez que fui a Bom Conselho, que a rede mundial de computadores ainda é um sonho para muitos de nossos conterrâneos, e banda larga é julgado um sonho impossível.

Já que entrei nesta seara, devo mencionar o novo instrumento de comunicação da nossa prefeita, Judith Alapenha, sobre o qual, alguns dias atrás tivemos um diálogo, e como disse o Odorico Paraguassu, “bloguístico” e civilizado. E foi com a “alma lavada e enxaguada” de emoção, que li a resposta da prefeita a um texto meu que tivemos a ousadia de transcrever. E como não deve ser pecado mortal publicar a própria mensagem, transcrevo uma que enviei para prefeita, feita no calor do diálogo:

“Judith Alapenha,

Primeiro não sei nem como tratá-la. A senhora é tão jovem e eu já estou tão passado que o "senhora" pega mal. Mas, a senhora é a autoridade máxima de minha terra, então continuarei seguindo a liturgia do seu cargo. Para mim foi uma satisfação imensa receber seu e-mail. Aqui na CIT, o único que diz ter recebido mensagens de uma autoridade mais alta foi o Zezinho, diz que Lula mandou uma mensagem no dia do seu aniversário. Aqui ninguém viu a mensagem mas como acreditamos na palavra até prova em contrário, tudo bem. E sendo ele de Caetés, nem adianta o argumento de que a minha mensagem é da Prefeita de Bom Conselho.
Eu tenho obrigação de lutar aqui no nosso conselho editorial pela publicação de sua bela resposta. Se por acaso tiver alguma coisa contra avise-nos que tiraremos do ar. De minha parte, acho que o seu peteleco na mosca foi tão bom que ela sumiu. Apesar do peteleco ter afetado parte da minha orelha, a dor foi compensada pelo fato de eu me sentir responsável pela senhora ter retirado também a mosca do ouvido de muitos bom-conselhenses que moram fora como eu. Eu ainda insisto que o Blog é um instrumento para muitas coisas, mas dar peteleco é uma grande função. Eu até peço desculpas àqueles que, como Lucinha Peixoto, dizem que originalmente não era mosca, e sim "pulga atrás da orelha". Mas, seja que animal for sua resposta tiraria até um elefante.
A senhora é uma política e sabe que mais críticas surgirão, principalmente, em períodos eleitorais, e os meios de comunicação, mesmo aqueles que não sabemos quem escreve, são lidos, e muitas vezes, e penso que deve ser assim sempre, o que está escrito vale mais do que quem escreveu. Lucinha, minha carola preferida, sempre diz que não sabemos quem escreveu o Evangelho de Lucas, mas acreditamos nele e concordamos, ela vai além e diz que também não sabe quem escreveu os discursos de Lula, mas não acredita logo de cara. Por isso, e por outras coisas, a sua iniciativa para o Blog, para mim, já valeu a pena.
Desculpe-me aquela inveja infantil de concorrência entre Bom Conselho e Garanhuns, mas para nós Bom Conselho é a Causa, e como nós levamos isto a sério as vezes exageramos no nosso sentimento. Espero que a mosca, ou seja lá que animal for, não volte nunca mais, isto será bom para nossa terra. Se voltar, eu direi, e aí, se puder, pode dar mais um peteleco nela, principalmente na "mosca diaba". Um abraço

Diretor Presidente - CIT Ltda.”

Todas estas letras para dizer que, grande parte das pessoas da nossa cidade ainda não consegue ter acesso a este diálogo pela internet. Mas, se fosse através de um torpedo do celular, penso que atingiria uns 70 ou 80 por cento do nosso povo. Quando atingiremos esta marca na banda larga? Eu adoraria ler no Blog da Prefeita uma postagem cujo título dissesse: “Já temos banda larga”. Tenho certeza que os nossos blogs, depois disso, seriam instrumentos efetivos de comunicação com o povo. Por enquanto esperemos que os que nos lêem sejam realmente formadores da opinião correta.

Neste clima de copa do mundo, eu terminaria lembrando de um programa do Jô Soares no qual ele fazia um torcedor ao telefone e terminava a conversa dizendo: “Telê, bota ponta na seleção!!!” Eu termino dizendo aqui: “Prefeita, bota banda larga em Bom Conselho!!!”. Assim, nossos blogs chegariam aos píncaros dos acessos. Por enquanto, parabéns e obrigado Bom Conselho, pelos nossos 40.000.

Diretor Presidentediretorpresidente@citltda.com

Nenhum comentário: