quarta-feira, 16 de junho de 2010

Copa do Mundo, Dia dos Namorados e Dia de Santo Antônio



Eu não ia escrever hoje (dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio) mas, quando acordei ontem pela manhã, em minha cama ainda quentinha, e meu marido virou prá mim e disse:

- Parabéns minha “jabulani”!!!

Eu, sem saber o que aquilo significava, se ele estava me elogiando ou me xingando, perguntei, com o ar de espanto:

- Sua o que!?

Ele me respondeu com um ar de carinho e um pouco de surpresa:

- Lucinha, tu não tás lembrada que hoje é dia dos namorados? Já estás caducando, é!?

- Não senhor! Eu sei que hoje é Dia dos Namorados, eu não sei o que é “jabulani”.

- Minha “veia” (como ele me chama na intimidade, e eu odeio, e sempre respondo, “veia” é a tua mãe) não acredito que tu não sabes o que é “jabulani”. É a nova bola usada na Copa do Mundo da África do Sul. Linda, a bola, embora um jogador disse que ela parece sobrenatural pois ele não conseguiu, até hoje, fazer um gol com ela.

- Você quer dizer que eu pareço com ums bola, é!? Pois agora eu lhe respondo: Parabéns meu “vuvuzela”, só faz barulho irritante e fedorento, e mais nada!

Com este começo de dia, resolvi escrever e contar para o mundo sobre o romantismo dos namorados na terceira idade, que existe e se amam mesmo sendo uma “jabulani” e uma “vuvuzela”, mostrando este diálogo exemplar.

Uma coisa puxa a outra do mesmo naipe. Esta semana estava vendo Passione (parece que está esquentando, não é Roberto?) e durante os longos intervalos comerciais entrou uma propaganda política dessas que nós pagamos e nem dar vontade de comprar o produto, apareceu a Dilma. Meu Deus, como está diferente. Passou do Sargento Tainha para Luiza Brunet em pouquíssimo tempo. Eu mesma, já um pouco desgostosa com a política, recebi uma injeção de ânimo. Campanha eleitoral faz bem. Tenho que escolher um bom marqueteiro. O poste está novo e tão enfeitado que parece mais pau da bandeira em dia de festa de Santo Antônio. Entretanto, sempre lembro do que minha mãe dizia e se aplica bem ao poste: “Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”.

Mas, por falar em Santo Antônio, volto aos namorados, pois este santo, de minha devoção, é tido como um santo casamenteiro. Para mim, apesar de ter morado perto do Alto de Santo Antônio, em Bom Conselho, onde temos uma igreja em sua homenagem, ele nunca me ajudou nas minhas tentativas de namoro. Hoje não sei, se com o castigo que lhe impuseram construindo um “cuscuz” defronte de sua igreja, ele fosse de mais ajuda para mim. Aquele “cuscuz” só pode ter sido obra de alguém que também não teve suas preces atendidas pelo nosso milagroso Santo Antônio. Todas as moças casadoiras da época acreditavam em sua força. Hoje elas diriam que ele casaria até um poste. Eu já digo que para menina pobre como eu fui, o bom mesmo é apelar para São Benedito, pois foi com ele que me peguei, quando cheguei ao Recife, para encontrar o meu “vuvuzela”.

Para completar o quadro com a Copa do Mundo, recebi da amiga Maria Caliel, um e-mail, que tenta mostrar o machismo que envolve o futebol, nela se propondo um teste de conhecimento para nós mulheres, sobre este esporte, que até vejo algumas vezes, mas nunca o pratiquei, exatamente pelo machismo exacerbado de Bom Conselho em minha época. Se hoje ainda tem quem critique a Papacagay, imagine uma menina jogando futebol naquele tempo! Uma das minhas filha é uma excelente “zagueira”, e entende muito mais do que eu de futebol. Mas, vamos à luta, caras leitoras amigas, para vocês testarem seus conhecimentos. Pensem muito e respondam com atenção, marcando com um “x” a resposta correta:

1. Lateral esquerdo do Corinthians:
( ) Roberto Carlos ( ) Erasmo Carlos ( ) Ney Matogrosso

2. Ex-capitão da seleção brasileira e atualmente técnico:
( ) Dunga ( ) Soneca ( ) Feliz

3. Centroavante da Argentina:(boa!)
( ) Batistuta ( ) Prostituta ( ) Filho da P...

4. Atacante do Chile:
( ) Salas ( ) Cozinhas ( ) Banheiros

5. Meia da Colombia:
( ) Valderrama ( ) Valderruba ( ) Valdestroi

6. Meia da França
( ) Zidane ( ) Ziferre ( ) Zifoda

7. Atacante da Croacia:
( ) Boban ( ) Tontan ( ) Idiotan

8. Atacante da Argentina:
( ) Crespo ( ) Liso ( ) Pichaim

9. Lateral direito da Seleção Brasileira: (puts)
( ) Cafú ( ) Tofú ( ) Sifú

10. Goleiro do Chile:
( ) Tapia ( ) Soquio ( ) Múrrio

11. Capitão da Espanha:
( ) Hierro ( ) Hiengano ( ) Hiequivoco

12. Goleiro dos Camarões
( ) Songo ( ) Mongo ( ) Tongo

13. Zagueiro da África do Sul:
( ) Mark Fish ( ) Mark Bacon ( ) Mark Lanche Feliz

14. Zagueiro da África do Sul:
( ) Issa ( ) Iiiissa!!! ( ) Woo Hooo!!

15. Atacante da Iugoslávia:
( ) Mijatovic ( ) Peidatovic ( ) Cagatovic

16. Atacante da Holanda:
( ) Cocu ( ) Cabunda ( ) Casnadegas

17. Atacante da Espanha:
( ) Kiko ( ) Chaves ( ) Sr Madruga

18. Goleiro da Seleção Brasileira:
( ) Julio Cesar ( ) Nero ( ) Alexandre o Grande


Minhas amigas, mostrem as respostas a seus maridos ou filhos, se você acertou mais do que uma resposta, você está apta a apresentar aos homens um questionário com a seguinte pergunta de múltipla escolha:

Qual o futuro Presidente do Brasil?
( ) Marina Silva ( ) Dilma Roussef ( ) José Serra


Se o seu marido marcar Dilma Roussef ou José Serra separe dele imediatamente, pois ele não quer o bem dos seus filhos e netos. Segundo tentou me explicar o Zezinho de Caetés, que entende um pouco de Economia, a Dilma porque, apesar de prometer seguir a política monetária do Lula, pode também querer seguir sua política fiscal, e levar este país à insolvência, pelo excesso de Bolsas. O Serra, porque, apenas para ser diferente de Lula, quer ser o rei do Banco Central e propõe mais uma Bolsa dos Adolescentes. Ambos levarão este país à inflação galopante, e corremos o risco de ter o Sarney por mais 5 anos (isto é mesmo para fazer terror). Mas, não tentem explicar isto a eles em detalhes, talvez ele não entendam, simplesmente, se separe dele, a não ser que, pelo amor que ele dedica a você, decida votar na Marina. Aí você já pode dizer que vocês entendem de política, economia e futebol, vivendo grandes Dias dos Namorados no futuro, sob às vistas de Santo Antônio.

Lucinha Peixotolucinhapeixoto@citltda.com

Nenhum comentário: