quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Aniversário de Bom Conselho e a Orquestra Sinfônica



Conforme propagandeamos aqui, no dia 31 de julho a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, se apresentou em nossa Igreja Matriz. Pelas fotos que vi, no SBC (de autoria do José Maria), esta apresentação teve uma concorrida audiência. Todos nós aqui da CIT ficamos babando para estar por lá e reviver as grandes festividades que um dia marcaram nossas vidas, sob o olhar de Jesus, Maria e José.

As fotos são uma forma de arte, igual à escrita, à pintura, ao cinema e outras de suas formas, pela capacidade que tem de nos emocionarem. Lucinha, que está aqui comigo vendo a orquestra e o público, diz que hoje tira muitas fotos do neto, para que um dia seus filhos lembrem de quando ele era pequeno, pois ela não lembra muito dos filhos, a não ser quando vê suas fotos, quando crianças. Hoje com o desenvolvimento dos meios de comunicação, a capacidade de nos emocionarmos à distância é muito maior.

É pena que as fotos não tenham som, que neste caso seria importantíssimo. Quem sabe alguém filmou e pode nos mandar o vídeo para publicarmos. Enquanto isto não ocorre nos emocionaremos em silêncio. Apenas vendo pessoas que um dia vimos e hoje ainda reconhecemos e outras que nunca vimos, mas gostaríamos de conhecer. Entre as primeiras vi a Ilza, esposa do Geraldo Guedes, que conheci na minha mocidade, e entre as segundas a prefeita Judith Alapenha, que, talvez, por crueldade do destino, ou pela diferença de idade, nunca nos encontramos. E nestas simples palavras não vai nenhum julgamento de suas atividades políticas, e sim, apenas de sua presença no evento e por já ser uma personagem da nossa história, como a primeira mulher a sentar na cadeira que um dia já sentou o Dr. Raul Camboim.

Ontem, na minha jornada “bloguistíca” matinal encontrei a matéria, abaixo transcrita, no Blog de Bom Conselho de Papa-caça (BBC). Nela o autor fala da Emancipação Política de nossa cidade. Eu não me lembrava da data mas lembrava dos fatos citados que tornam nossa cidade um orgulho para nós, e por isso resolvemos transcrevê-la aqui. Infelizmente, a postagem, em seu final, nos leva a um anticlímax.

Vimos acompanhando o que noticia o BBC sobre os fatos ocorridos em Bom Conselho envolvendo os poderes municipais, e até já nos manifestamos sobre eles, tentando levar em conta nosso afastamento físico dos fatos. Hoje não tocaremos neles embora não o tenhamos esquecido. Preferimos comemorar mais um aniversário de nossa cidade, com todos seus habitantes felizes, e uma multidão, igual nas procissões de primeiro de janeiro, com telões no exterior para que todos vissem e ouvissem a orquestra sinfônica tocando o “parabéns prá você”. Todos os políticos e todos os Blogs, todos os jornais, rádios, escolas abraçados cantando e acompanhando a orquestra. A prefeita em seu discurso dizer que as comemorações do aniversário foram as melhores até hoje feitas, pois teve até orquestra sinfônica. O Gilmar Aleixo, em seu improviso, pedir desculpas ao Chico Bento, e abraçados, chorarem ao ouvir a orquestra tocar “Sonhos” do Peninha. O autor do BBC dizer que a Judith Alapenha é a melhor prefeita do mundo, e abraçado com Saulo e Luis Clério, brindarem com um vinho de jurubeba, guardado desde o tempo de Manoel Ferreira Leite. O Andarilho abraçado com Lucinha Peixoto e empunhando um cartaz com os dizeres: Lucinha 2012.

Desculpem, mas, eu cochilei um pouco. Onde que estava mesmo....?

Diretor Presidentediretorpresidente@citltda.com

P.S. : Queremos agradecer à forma gentil com que o BBC nos parabeniza por este blog atingir os 50.000 acessos. Todos nós que fazemos a CIT agradecemos de coração e sabemos que para os que fazem o Blog de Bom Conselho de Papa-caça, nossa lema também se aplica: "Bom Conselho é a causa". Temos certeza que, brevemente, o parabenizaremos também pelos 50.000 acessos e que eles se traduzam em progresso para nossa terra.
DP
-----------------

BOM CONSELHO DE PAPA-CAÇA, 118 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Bom Conselho de Papa-Caça completa hoje 118 anos de sua emancipação política. A data comemorativa faz referência a 03 de agosto de 1892, data em que foi instituída a Lei Provincial n.º 52 que constituiu o Município autônomo do então povoado de Capa Caça. Seu primeiro governo municipal foi empossado à 28 de dezembro do mesmo ano. Para quem não conhece, esse paraíso fica distante 282 km do Recife e está localizada no Agreste Meridional a sudoeste do Estado de Pernambuco, fazendo fronteira com o Estado de Alagoas. A população festeira, constantemente promove encontros de fé, cultura e desporto. A história, a civilidade e o orgulho estão marcados espontaneamente em cada esquina da cidade, nos monumentos e conjuntos arquitetônicos dos logradouros públicos, nas manifestações culturais e artísticas dos moradores. Em Bom Conselho, a arte nordestina esta expressa na fé com os santeiros e nas pinturas primitivas, onde se encontra o artesanato mais diversificado do nordeste. Santeiros em arte barroca erudita, em madeira policromada, pedra, cerâmica, vidro e vitrais tropicais. Apresentamos ao país e ao mundo nosso potencial turístico: a Ermida de Santa Teresinha, uma das mais lindas igrejas de serra do Nordeste, Colégio N. Senhora do Bom Conselho, fundado em 1853 e dirigido desde então pelas freiras da Congregação do Frei Caetano de Messina, responsáveis diretas pela formação intelectual e base educacional de inúmeras gerações que por ali passaram. O mais antigo colégio do interior pernambucano - ladeado pelo Convento dos Capuchinos. Colégio São Geraldo, Escola Frei Caetano de Messina e Centro de Educação Coronel José Abílio (CERU). A Caverna dos Holandeses e a Furna de Maria Dantas e Mirante de Santa Terezinha. O município é ponto privilegiado no corredor de riquezas do Nordeste. Servido por uma malha viária de boa qualidade, está distante 160 quilômetros de Maceió (AL) e 260 quilômetros de Aracaju (SE), interligando o Interior e a faixa do Agreste nordestino através de Pernambuco à porta do Sudeste. Outra característica é o seu micro-clima - possui três regiões bem divididas: Sertão, Agreste e Mata. Hoje, Bom Conselho vem num crescente desenvolvimento industrial com a chegada da BRF (Perdigão) e outras empresas satélites. Este ano o Poder Executivo Municipal não deu a devida atenção a essa data tão importante e não irá promover eventos em sua comemoração. Recentes acontecimentos de má administração e corrupção no poder público não foram ainda suficientes para manchar o passado brilhante e histórico de nossa Papa-Caça. Feliz Aniversário Bom Conselho de Papa-Caça.


Blog de Bom Conselho de Papa-Caça
-------------
(*) A postagem do BBC está no link: http://bomconselhopapacaca.blogspot.com/2010/08/bom-conselho-de-papa-caca-118-anos-de.html

Nenhum comentário: