segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Penico de John Lennon e outras notícias...



Hoje abri meus sites e blogs favoritos e encontrei, entre as notícias e manchetes que li, duas que me chamaram a atenção. Uma era a que anunciava a venda do penico do John Lennon, num leilão por mais de R$ 25.000 (Vinte e cinco mil reais). O vaso era de porcelana branca, decorado com frisos e motivos florais azuis, e o mais famoso dos Beatles o usou por muitos anos em sua casa na Inglaterra.

A notícia não diz se foi, ao usá-lo, que o artista obteve a inspiração para compor sua mais bela canção: “Imagine”. Eu penso que sim, pois esta notícia me fez imaginá-lo à beira da cama, sentado em seu bonito penico, escrevendo os belos versos:

“You may say,
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will be as one”

Fica claro agora todo o sentido de sua canção, como um grito de paz. O que ele estava querendo dizer, é que o seu sonho é que todos no mundo, poderiam um dia sentar num penico tão bonito quanto o seu. Isto é que é genialidade.

Embora saibamos que isto é um sonho ainda distante, nada impede de que lutemos para darmos, pelo menos um penico a cada pessoa. Não chegaria ao ponto de batizar esta campanha como sendo o Bolsa Penico, entretanto, não se pode desconsiderar que o sucesso das outras Bolsas, talvez favorecesse esta ação humanitária. O que sinto no Brasil é a necessidade de se afirmar que os penicos de cada um tem que serem iguais, chega desta desigualdade desenfreada, onde ainda vemos penicos de todos os tamanhos e o Movimento dos Sem Penicos, cresce a cada dia. Num estado de direito, como todas as pessoas são iguais, todos os penicos deveriam serem iguais também. É a luta pela cidadania.

Deve ficar claro, no entanto, que não estamos propondo que tenhamos penicos iguais aos de John Lennon. Queremos um penico brasileiro, de preferência com as cores verde e amarela, e que, quando o estivermos usando tenhamos orgulho do nosso país da mesma forma que temos pelos políticos que nos conduzem pela estrada do progresso. Queremos ver todos com seus peniquinhos cheios e jogando seus conteúdos para cima para melhorar o cheiro dos comícios, enquanto os políticos discursam, e assim encham também os seus. Não queremos ter o mesmo penico do John Lennon, mas queremos sonhar igual a ele, este lindo sonho.

Outra notícia que me chamou atenção foi encontrada em uma postagem do Blog de Bom Conselho de Papa-caça, que aqui reproduzo:

“Servidor, que por segurança preferiu o anonimato, denuncia ameaça da Prefeita Judite Alapenha (PDT) em demitir funcionários que não participassem da caminhada política realizada sábado passado (28/08/2010) com a inauguração do comitê político dos candidatos apoiados pela Prefeita Judith Alapenha, Isaltino Nascimento (PT) e Wolney Queiroz (PDT). Como se pode observar, apesar da ameaça, pouca gente compareceu e os que foram pareciam estar num enterro. Escondidos, escorados e desanimado os funcionários e a militância paga demonstravam a insatisfação de estarem ali. Nem a turma das bandeiras com pinga se mexiam. O Vereador Chico Bento (PSDC) poderia até responder pelo crime de exploração infantil devido as duas caminhonetas de crianças que trouxe de Rainha Isabel e pelo uso de veículo público em campanha, pois dirigia um carro da prefeitura na caminhada. Muitos se pergutavam se Judite ainda apoiava o Deputado Federal e candidato a reeleição Wolney Queiroz, que não estavam presentes e porque as músicas, chamadas, e todo o material de propaganda da caminhada somente era do Deputado Estadual e também candidato a reeleição Isaltino Nascimento. Isaltino discursou dizendo que estavam fazendo uma injustiça com Judite. O nome do Governador foi pouco citado e os dos Senadores não lembro de terem feito referência.”

Segundo o escritor do Blog, sua fonte foram os comentários no Blog. Nós aqui no Blog da CIT não incentivamos o anonimato, nem tampouco o achamos um crime tão grave quando aquele que o notícia, se responsabiliza pelo que publica, tentando verificar a veracidade do que lhe foi dito anonimamente. Pelo teor da notícia isto ocorreu, pois o articulista complementa os comentários do anônimo, com outras informações sobre o evento político eleitoral, não constantes no original.

Fui ver se o Blog da Prefeita falava alguma coisa a respeito da notícia e apenas encontrei o convite para o evento, pelo menos até o momento em que escrevo. Se a notícia tem um fundo de verdade, e isto só saberei com detalhes quando receber carta do Seu Salviano, é um fato grave. Mesmo achando, que cada um dá o seu apoio a quem quiser e achar que ela deve ter colocada algumas cláusula éticas no contrato de arremate no Leilão na Exposição de Animais, e portanto deve fidelidade aos seus arrematadores, que pela nota e mesmo pelo Blog da Prefeita foram o Isaltino Nascimento e o Wolney Queiroz, ameaçar funcionários de demissão por não participarem do evento, parece-me demais. Com a palavra a Prefeita.

Eu soube que o Seu Salviano agora tem um e-mail, mas quer que seu endereço eletrônico permaneça no anonimato, eu eu prometo que o manterei. Então, pelo amor de Deus mande suas impressões, que tem tanta acuidade, sobre os acontecimentos. Será que Wolney Queiroz, não compareceu ao evento porque pertence ao Clube do Bolinha, e a prefeita é mulher? Por que o Isaltino disse que estavam fazendo injustiça com a Judith? O senhor viu as caminhonetes cheias de criança dirigindo-se ao evento?

E o crime contra as crianças, será que o Seu Salviano as presenciou montadas nas caminhotes pertencentes ao serviço público? Este é um crime grave, mas que talvez tenha um atenuante se cada um delas portasse um peniquinho. Portavam? Mesmo assim continua o crime de carregar as criancinhas sem segurança. Pelo que li, parece que todos que compareceram ao comício eram pessoas que ainda não eram detentoras de penicos apropriados, e por isso estavam “escorados, escondidos e dasanimado(sic)”. Também pudera, o que eles jogariam prá cima no fim da festa?

Diretor Presidentediretorpresidente@citltda.com

Nenhum comentário: