sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A Primeira Mensagem Eletrônica de Seu Salviano




Domingo estava no plantão do Blog. O difícil nesta tarefa é não poder fugir do computador, e nele, não tem jeito, é navegar pela internet, e quando chegam, publicar artigos de outros. O problema é que não se pode fugir da política neste país, e penso, nem se deve, pois é atividade importante para este país. Não cheguei, nesta eleição a me manifestar e vou continuar assim. Minhas únicas ações foram, a primeira já realizada, ir votar no de 03 e a última ir fazer a mesma coisa no 31 de outubro.

Mas, quem pode fugir de política numa hora dessas? Quando penso que estou muito longe de tudo, chega em minha caixa postal um mensagem do Seu Salviano, a primeira, e espero de muitas que virão. Como fugir da política ao ler um texto dele? Impossível. Resolvi ler e aqui transcrevo sua mensagem, tirando algumas palavras não adequadas para o horário. Parece até que ele andou lendo muito o Blog Chumbo Grosso. Com a palavra, Seu Salviano.

“Caro amigo Diretor Presidente,

Ainda estou me restabelecendo de uma virose filha da ... que assola nossa cidade, e que só pode ter sido trazida pelas águas do Açude da Nação. Pensei até que ia embarcar para o outro lado, mas, graças a Deus, a pinguela que leva ao céu quebrou com o peso da minha idade. E ainda estou aqui. Esta mensagem é a primeira importante e mais longa. As outras, como você sabe eram curtíssimas, e a maioria dizia? “Teste, câmbio, desligo” e alguns respondiam. Fui treinando e treinando, e mesmo não tendo passado pela Escola Pratt, aquela na qual você foi aluno, e que era do meu contemporâneo Di Tavares, e que hoje é Diácono. Sempre que o encontro eu peço a bênção da mesma forma como fazia com Padre Alfredo ou Frei Leão. A Frei Dimas fui pedir uma vez e ele disse: “Você já está sempre abençoado, Salviano”, aí nunca mais pedi. Mas, estou dando voltas para lhe dizer que esta mensagem foi uma “escrita de impulso”, igual àquelas compras que Ritinha faz no comércio e chega aqui com desodorante novo, só porque a Tiana disse que era o máximo.

No meu caso não foi a Tiana quem me induziu. Foi a prefeita Judith Alapenha, ou seu blog, pois penso que ela estava descansando, e um assessor deve ter postado o texto que vi hoje por lá. Era só uma imagem, que para ver foi preciso ampliar. Chamei a Ritinha e ela me ajudou na tarefa. Era uma coisa vinda do site da Dilma Roussef, e que mostrava as razões para votar nela. Eu até havia acreditado na Lucinha Peixoto, em quem votarei nas próximas eleições se ela se coligar com o Dr. Zenício, que ela havia votado na Marina. Enganei-me, a mulher fechou foi com Dilma mesmo. Por um lado é bom, pois ela não enganou o Isaltino que provalvelmente enganará ela e Bom Conselho quanto ao que prometeu no leilão na Exposição de Animais. O problema é que eu não conhecia as 13 razões para votar na Roussef. Eu havia lido já um texto do Zezinho de Caetés, um desiludido de Lula, que mostrava uma série de razões para não votar nela. Fui lendo, lendo, lendo e quando cheguei ao final, se algum dia eu tivesse tido vontade de votar nela, eu teria desistido. Imagine para quem nunca teve vontade. Eu ainda penso e torço para que minha suspeita seja verdade, de que o texto foi uma ideia de um assessor, e que como todos sabem, todo mundo pode ter uma Erenice na sala ao lado. Mas, vamos analisar os motivos, como se esta traição não tivesse ocorrido, apesar do histórico recente da prefeita.

Estou encantado com este bicho de computador porque comecei a datilografar com o meu dedão as 13 razões uma a uma, aí Ritinha disse: “Pai o que é que o senhor está fazendo. Tá doido? Em computados qualquer coisa a gente copia e cola.” E me ensinou. Uma maravilha, em vez de 3 dias para escrever esta mensagem fiz em menos de 3 horas. Vejam o que saiu abaixo:

1.FIM DA MISÉRIA – Com Lula, 36 milhões de pessoas entraram para a classe média e 28 milhões saíram da pobreza absoluta. Dilma vai aprofundar esse caminho e lutar para acabar com a miséria no país.
2. MAIS EMPREGOS – O Brasil nunca gerou tantos empregos como agora. Dilma – que coordenou o PAC e o Minha Casa, Minha Vida, programas que levam obras e empregos a todo o país – é a garantia de que o mercado de trabalho vai continuar crescendo para todos.
3. MAIS REAJUSTES SALARIAIS – Com Lula, o salário mínimo sempre teve reajustes bem acima da inflação e houve aumento da massa salarial em geral. Dilma vai manter e aperfeiçoar essa política que tem ajudado a melhorar a vida de tantas famílias, em todo país.
4. MAIS BOLSA FAMÍLIA – Agora, existe candidato fingindo que é a favor do Bolsa Família, mas o povo brasileiro sabe: só Dilma garante o fortalecimento desse e de outros programas sociais criados por Lula.
5. MAIS EDUCAÇÃO – Lula criou o ProUni, mais universidades e escolas técnicas do que qualquer outro governo. Dilma vai seguir abrindo as portas da educação para todos. Com ela, serão construídas escolas técnicas em municípios com mais de 50 mil habitantes e em cidades-pólo.
6. MAIS SAÚDE – Lula ampliou o Saúde da Família, implantou o Samu 192, as Farmácias Populares e o Brasil Sorridente. Dilma já garantiu: vai criar 500 Unidades de Pronto Atendimento – as UPAs 24 horas. E 8.600 novas Unidades Básicas de Saúde – as UBS. Tudo para o bem estar da família brasileira.
7. MAIS SEGURANÇA – Lula está fazendo um investimento inédito na segurança pública, com o Pronasci, que tem, entre suas prioridades, o policiamento comunitário, a inclusão do jovem e a parceria com a sociedade. Dilma vai ampliar essa ação, usando como modelo as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que estão livrando várias comunidades do Rio de Janeiro do domínio do tráfico de drogas.
8. MAIS COMBATE AO CRACK – Dilma vai combater a praga do crack com autoridade, carinho e apoio. Apoio para impedir que mais jovens caiam nessa armadilha fatal. Carinho para cuidar dos que precisam se libertar da dependência. E autoridade para combater e derrotar os traficantes.
9. MAIS CRECHES – Dilma quer garantir mais tranquilidade para as famílias que trabalham e não têm onde deixar os filhos. Por isso, já assumiu o compromisso de construir 6 mil creches e pré-escolas em todo o país.
10. MAIS MORADIAS POPULARES – Juntos, Lula e Dilma criaram o Minha Casa, Minha Vida, que está realizando o sonho da casa própria de muita gente. Dilma vai ampliar o programa, garantindo mais 2 milhões de moradias populares para quem mais precisa.
11. MAIS APOIO AO CAMPO – Nossos agricultores nunca tiveram tanto apoio para produzir e crescer na vida. Dilma – que criou o Luz para Todos, levando energia para milhões de lares brasileiros – é a certeza de que esse trabalho vai seguir em frente, tanto para o agronegócio como para a agricultura familiar.
12. MAIS CRÉDITO – Lula criou o crédito consignado e facilitou o acesso da população a várias linhas de crédito. É por aí que Dilma vai seguir para continuar beneficiando toda a população.
13. MAIS RESPEITO AO BRASIL – Com Lula, o Brasil pagou sua dívida com o FMI e passou a ser um país respeitado em todo o mundo. O país vai realizar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Dilma quer o Brasil assim: forte, independente e cada vez mais admirado aqui e lá fora.

Eita coisinha boa. Se tivesse isso no meu tempo, eu talvez tivesse sido prefeito, e o Zé Abílio que só fingia gostar de estudar só seria Major. Mas, vamos aos pontos. Primeiro, já me benzi, e da forma correta, e não aquela bagunça de Pelo Sinal que a Dilma fez e Lucinha mostrou, pois eu penso que “13” dá azar, mesmo depois do Zagallo e do PT. Se não dá prá eles, para o Brasil deu.
Meu caro Diretor Presidente, você sabe que aprendi de ouvido, como o Zé de Puluca aprendeu música e foi um dos nossos melhores, mas já estudei muito fora dos bancos, igual ao Lula. Portanto, releve um pouco minhas ideias se elas forem um pouco não dentro dos conformes dos sabidos. Mas, começando pelo motivo 1, este negócio de acabar a miséria eu já vi tantas vezes que já estou abusado. Desde D. Pedro II que prometeu vender as jóias da coroa para acabar com ela, passando pelo Getúlio, o pai dos pobres, que se matou por não conseguir, o Sarney com o seu tudo pelo social, FHC com o seu tudo pelo real, o Lula com seu Fome Zero, tenta-se acabar com a miséria neste país. O Lula, que foi o presidente que teve as melhores condições com a economia mundial levada, por muito tempo pelas loucuras americanas, não conseguiu, imagina a Dilma, coitada, que se for eleita, vai ter que empregar todo o PMDB, PDT, PSB, no governo e ainda não tirar nenhum dos milhares de petistas que já lá estão! Talvez seja isto que ela promete no motivo 2, em relação aos empregos, tudo no setor público aparelhando cada vez mais o setor. E ainda mais vai dar aumento salarial para todos, no motivo 3, Eu já vi isto antes e terminamos na mais longa anarquia monetária de nossa história. Que para ser justo quem deu jeito foi o FHC. O motivo 4, mais bolsa família, que o próprio Lula achava que era esmola, e que Luiz Gonzaga dizia que viciava o cidadão, se não lhe matasse de vergonha, virou moda. Aqui em Bom Conselho já existe a sopa da prefeita e eu espero em Deus, que no dia em que for lá não estejam exigindo um documento com foto para tomar um prato, já que o título de eleitor não é mais necessário, e o meu, tinha foto, desde que votei contra o Coronel na eleição de Cid Sampaio, também não vale mais nada. Se exigirem mando todo mundo à ....
Motivos 5, 6 e 7, mais educação, saúde e segurança. Na educação o Lula beneficiou a Ritinha, e agora ela faz faculdade, mas seu salário de professora só a permite sonhar em deixar o magistério, quando tiver condições, coitada, minha aposentadoria é maior do que o salário dela. Eu só votaria em quem prometesse que o setor público só fosse responsável pela educação de base, o resto, dentro de 20 anos os próprios alunos poderiam pagar. Saúde? UPA neguinho na estrada... Lembra Diretor da Elis Regina? Eu também tinha meu rádio, mas ela foi mais do seu tempo do que do meu. A Dilma está oferecendo mais UPAS do que ela, aqui no Estado, só o Recife foi contemplado, em oito anos do governo Lula, e com a Dilma? Segurança, só se for com dinamite, pois estão explodindo tudo quanto é banco, pois descobriram que foi o setor que o Lula mais beneficiou. E haja roubo.
Quanto ao motivo 8, é dos mais sérios, e o governo Lula não deu importância nenhuma. Certas horas, em comícios parece que ele estava drogado, pelo que falava. O crack está corroendo nossa juventude, e as tais de UPP,s do Rio de Janeiro, segundo alguns blogs está apenas tirando com muito carinho os traficantes e os mandando para outros estados de onde abarrotam a cidade de drogas outra vez. Tanto que as estão chamando de Unidade de Polícia Protetora. Para esta área eu acho a proposta do Serra muito melhor, mas, eu preferia mesmo era um Coronel Nascimento, como você falou em seu artigo anterior sobre um filme. Faz tanto tempo que não vou a cinema que nem cogito em fazer isto, tenho que esperar que passe na televisão.
Os motivos 9, 10, 11 e 12, caem no que a candidata de Lucinha chamou de “promessômetro”. O da Dilma até que não rodou muito, pois, suas promessas são um mistério que se encerra em um, aumentar o que o Lula começou. Promete 6 mil creches e pré-escolas, mais 2 milhões de moradias populares, e, penso, a prefeita vai votar nela, porque vem uma creche para a Barra do Brejo, e 2 moradias populares para Caldeirões dos Guedes. Além disso temos um maior apoio ao campo, com o maior incentivo aos sindicatos rurais a se filiarem ao MST, e treinamento em invasão de terras. Espera-se, proximamente, até visitas do Zé Rainha. Quanto ao crédito consignado, não é nem necessário o aumento pois todos os aposentados já estão encalacrados nos bancos e com geladeira nova em casa, e computador, como eu. Meu Deus, e eu acreditei.
Finalmente, o motivo 13, que promete mais respeito ao Brasil. Quando eu pensei que este item era para dizer que jamais, em tempo algum, um eleitor deveria desrespeitar o Brasil, votando em candidatos que prometessem o que foi prometido nos itens anteriores, não, não era. Era apenas para dizer que o Brasil vai continuar pagando as dívidas, por motivos eleitorais, como aquela do FMI, que nos custou os olhos da cara, não a dívida, mas seu pagamento, e com isto obter cada vez mais o respeito do exterior. Meu caro Diretor, nossa sorte foi que a Dilma não ganhou no primeiro turno, e está duro para ganhar no segundo. E eu nem vou incomodá-lo com minhas 1300 razões para não votar nela.
Por hoje é só. E a Ritinha colocou meu nome embaixo automático. Eu vou esquecer até de assinar o nome, com esta máquina, mas, é o mundo moderno. Boas escolhas na eleição. Diga a Lucinha que o Dr. Zenício é uma boa.

Salviano”

Não posso dizer que não fiquei feliz com este e-mail do Seu Salviano, mesmo não endossando todas as suas ideias, mas, o bom é isto cada um tem as suas, e que se reflita sobre elas, e, no “frigir dos ovos”, com dizia meu pai, levem-nas para a cabine indevassável, que agora é apenas um “papelão indevassável”.

Não pude publicar isto no fim de semana como gostaria, pois estava trabalhando para publicar textos da Lucinha e do Zezinho. Eu e o Zetinho ficamos para depois. Coisas da política.


Diretor Presidente – diretorpresidente@citltda.com

Nenhum comentário: