quarta-feira, 27 de outubro de 2010

VINTE ANOS...




Parece que foi ontem para os seus editores e os seus inúmeros leitores que o pequeno e grande Jornal “A GAZETA” começou a circular em nossa querida cidade de Bom Conselho pela garra e a impetuosidade de servir a sua comunidade, do nosso querido conterrâneo de primeira linha, LUIZ CLERIO DUARTE.

No inicio e logo nas primeiras edições, foi fácil receber as congratulações por esta iniciativa, os elogios apareceram, os apertos de mãos foram muitos, mas o tempo passa e começa as dificuldades aparecer.

Muitos pensaram que a Gazeta iria beneficiar este ou aquele fulano. Esconder as verdades que ocorrem na cidade. Defender interesses de partidos políticos, de “A” ou “B” ou “C”. No entanto, A GAZETA através dos seus editores primou sempre na informação com imparcialidade dirigida à população. A GAZETA sempre foi e deverá ser independente nos seus conceitos, primando e agindo com a verdade sobre os acontecimentos e momentos bons e ruins, sem olhar a quem atingir informando com a verdade aos seus leitores. E, ai coisa pega. Muitos não gostaram. A GAZETA continuou firme e forte com a sua linha editorial. Não divergiu do seu Ideal, mesmo diante de pressões. Não titubeou em revelar a verdade, doesse em que doesse e isto desagradou a muitos que não viram com bons olhos este veículo de informação.

Tenho a grande alegria de folhear as paginas históricas da GAZETA. Tenho, ainda, a alegria de possuir quase todos os exemplares deste grande jornal da minha terra. Sento-me e começo a ler artigos, comentários, posições, cidadania e tantos outros escritos, tão bem comentados. São artigos comentados sobre o passado dos filhos da terra, os comentários sobre a política, sobre a religiosidade, sobre a educação. Nas páginas da GAZETA, vemos as fotografias do Bom Conselho antiga, dos políticos, das festividades que aconteceram na cidade. São fatos memoráveis que eternizam a nossa cultura. A GAZETA é uma fonte inesgotável de fatos reais que servira para pesquisa e estudo da nova geração. É verdade. Ninguém pode duvidar desta realidade. Quantos nomes memoráveis da nossa cidade querida, que colaboram e aqueles que colaborou pelo engrandecimento do nosso querido Jornal A GAZETA. Os artigos escritos pelo nosso querido Florisbelo Villa Nova sob o título “Reflexões sem Que” por ano a fio e agora substituído pela grande escritora Celina Ferro, dignamente; A coluna “Dois Dedos de Prosa”, do acadêmico José Tenório de Medeiros, contando as suas historias lá do seu “cantinho” em Maricá no Estado do Rio de Janeiro; a coluna “Memórias” onde relembram fatos passados na cidade; a “Gazeta Política” escrito pelo nosso digno editor Luiz Clério Duarte; o “Seu Direito” escrito competentemente para orientação dos leitores que necessitam de esclarecimentos sobre o seu direito pelo Dr. Renato Curvelo; a” Coluna do Alexandre” onde sempre expressa e comenta com muita propriedade os acontecimentos e fatos em nossa cidade; o “Rodapé“ com várias noticias do panorama bom-conselhense; “Memórias” que trazem acontecimentos e que marcaram época há 05, 07, 09,15, 16, 17, 18,19, e 20 anos; “Nas pegadas de Deus” com trinta e sete reflexões sobre a religiosidade católica e a “Historia de um Pescador – Frei Caetano de Messina, contando a história deste grande frade capuchinho, tudo refletido e comentado pelo nosso inesquecível Manoelzinho Miranda; as “Noticias Sociais” com acontecimentos da nossa sociedade, aniversários, fotos de que relembram famílias de nossa querida cidade e assim por diante.

No tempo atual, os escritos dos nossos grandes e competentes colaboradores e acadêmicos, João Nelson, José Povoas, Etiene Miranda, Sebastião Gomes Fernandes, Edjasme Tavares/Di, Adiuza Viera Belo, Ruth Villela Cavalieri, Paulo Luna, Janne Cerqueira Barbosa, Carlos Sena, Manoel Galdino Neto, José Fernandes Costa, Ana Maria Miranda Luna, e tantos outros que deixam os seus nomes gravados neste memorável jornal.

Finalmente, desejo e eu acredito que seja um desejo de toda família bom-conselhense que este grande jornal A GAZETA perdura por muitos e muitos anos em circulação, não somente em Bom Conselho mais em toda a parte onde tenha um papacaceiro/bom-conselhense levando a noticia de sua terra natal.

Parabéns, a Luiz Clério, a Jodeval Duarte pelo esforço e dedicação em manter A GAZETA durante estes VINTE ANOS e a todo povo bom-conselhense que recebe este beneficio.


José Antonio Taveira Belo / Zetinho - taveirabelo@hotmail.com

Nenhum comentário: