terça-feira, 16 de novembro de 2010

Cadê o Xico?






Sábado, depois de chegar do supermercado, irritada com as filas imensas nos caixas, que me fizeram usar de minhas prerrogativas de quase-idosa, para entrar na fila dos velhos, camuflada pelo meu corpo, bem parecido com o daquela amiga da Ana Luna que criou um frevo sobre o “xico”, a Marcix, me deu vontade de fazer algo que não fazia há muito tempo. Fui ao Site de Bom Conselho (SBC) e entrei no Mural.

Fui até ao fim da página mais recente, e o último recado era um texto do amigo José Fernandes, indicando um artigo seu na Academia Pedro de Lara, que também foi publicado aqui no Blog da CIT, sobre política (veja). Em relação a isso, li agora um artigo do Zezinho, que vai na jugular do amigo José Fernandes (veja aqui). É bom lê-lo para mostrar que, normalmente, em politica, uma história tem três versões, a minha, a do outro e a verdadeira. Esta, só nossos netos conhecerão.

Voltando no Mural, vi um recado do Etiene, dizendo para Ana Luna que um texto dela estava no lugar de sempre, a Academia Pedro de Lara. Estranhei devido à data (10/11/2010) do recado, quando este texto já havia sido publicado no Blog da CIT desde 24/10/2010. Isto me levou a passar para a próxima página do Mural, e ver o que a Ana havia dito. No primeiro recado da página 2 estava lá a Ana como que dizendo: “Cadê o Xico?”. Ela alegava que o artigo dela, que foi publicado em nosso blog na data mencionada acima, até o dia 10 de novembro, não havia sido publicado na Academia Pedro de Lara; estava perdido.

Eu já disse que o SBT agora parece estar se tornando um Blog Oficial da Prefeitura nas notícias que apresenta, e um obituário e local de elogios mútuos no Mural. Durante o período eleitoral, fui lá algumas vezes, e estava até animado. A briga do José Fernandes com o ectoplasma do O Andarilho e com o Alírio, estava quente. Eu até fiquei alegre, quando, lá do além, onde se encontra, O Andarilho elogiou minha posição política. Pena que ele tenha morrido logo agora, que a oposição precisa tanto dele. Mas, o Alírio, ainda não morreu. Pelo menos, espero que não, pois é meu amigo no Facebook.

Eu já sei que a citação do Blog da CIT no Mural do SBC, é agora coisa prá gente corajosa. Gente que não tem medo de se atritar com a prefeita ou com determinados grupos, porque pensam que citando o Blog, podem comprometer a participação da Prefeitura em eventos que alguns querem manipular. Isto leva a que as pessoas, que lêem o nosso blog, onde a maioria dos artigos que a Academia Pedro de Lara publica já foram publicados, não o citem no Mural, com raras exceções. E a Ana Luna não está entre estas exceções. Ana, seu artigo já havia sido lido pelos leitores do nosso blog há muito tempo; os elogios pós-academia, são só política de boa vizinhança. E, estou certa, nem o SBC nem você precisam disto. O Blog da CIT não tem culpa se o SBC não se modernizou o suficiente para publicar celeremente artigos bonitos como o seu, que trás, além de letras, fotos, filmes e música. Isto sim, é que deveria ser dito por alguém que quer que o SBC continue a servir os bom-conselhenses de todo o mundo, como o faz o Blog da CIT.

O Saulo hoje, segundo soube pelo Diretor Presidente, que esteve lá em Bom Conselho outro dia, agora pertence aos quadros da Prefeitura, é advogado, e segundo me disseram uma excelente pessoa. Já até o sugeri como candidato a prefeito. Entretanto, acho que ele deve agir para modernizar o site, mesmo terceirizando-o, se não tiver tempo suficiente, pois como todos sabem, o SBC não é dele, e sim da comunidade. Por isso deve ser equânime no tratamento de quaisquer correntes políticas, sejam do bem ou do mal, do seu ponto de vista. Isto evitará que o Blog da CIT seja o único veículo de leitura dos textos produzidos pelos bom-conselhenses, enquanto que a Academia Pedro Lara, se torne um mero depósito de artigos já lidos (as exceções que devo citar, pelo menos para os escritores ativos, para ser justa, é a do Zé Tenório, que nunca quis nada com o nosso blog e está no direito dele. O Andarilho não conta mais porque é falecido e que Deus o tenha. O Etiene e a Celina, escrevem menos do que deveriam, e o Sebastião Fernandes. Os outros, sempre que enviaram, tiveram seus artigos publicados, e, tenho certeza, nosso Conselho Editorial autorizaria publicar qualquer um dos outros).

Nosso blog é um blog de Bom Conselho para o mundo (hoje podemos falar assim sem sermos pedantes), e tem o maior prazer de encaixar em suas postagens escritores de todas as laias. E por isso é lido hoje não só por bom-conselhenses, mas por muitos que se interessam por política, religião, literatura e até por donas de casa como eu, e por netos, como os meus, além de sexo dos anjos, uma especialidade do grande escritor Gildo. As nossas 140 visitas e as 200 páginas lidas diariamente, devemos a todos que nele escrevem, mas isto não tira o meu direito de propor melhorias no SBC, evitando que o facciosismo político, tão comum em nossa cidade desde o tempos dos coronéis, retirem completamente sua capacidade de servir a todos os grupos, internos e externos, para o bem do povo de Bom Conselho.

Até que enfim, fui na Academia Pedro de Lara, e, graças a Deus acharam o “Xico”. Embora eu tenha que dizer: se alguém não leu, vá ao Blog da CIT (clique aqui), e vejam que o “Xico” lá está mais bonito e moderno, fazendo jus ao belo frevo de minha quase sósia Marcix, e aos passos da bela Ana Luna. E o Etiene só viu o "Xico" , no dia 10 de novembro. "Figurati!".

Lucinha Peixotolucinhapeixoto@citltda.com

P.S.: Devo dizer que nunca mais mandei meus e-mails de propaganda do Blog, por que deixei o setor de divulgação da empresa. Estamos discutindo quem assumirá o meu posto. O DP achou que ninguém aguentava mais minha “politicagem”. Prá ele, que está em cima do muro, é muito fácil dizer as coisas. O difícil mesmo é amarrar o guizo no gato, pois o gato é do mato...


LP

Nenhum comentário: