sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O Caos e as Guerras: Recife, Rio e Bom Conselho




Hoje me acordei cedo e fui à porta do meu apartamento onde o porteiro, quando está de bem com a vida, deixa o jornal que assinamos aqui. Quando olhei a primeira página parecia que a edição seria dedicada à guerra do Vietnam, de tão triste memória. Lá estava estampada a manchete bem grandona: "O Caos". Isto na parte de cima da primeira página, e na de baixo: "A Guerra". Eu parei minhas obrigações de mãe e de avó para ver o que estava acontecendo. Eram notícias do Recife e do Rio de Janeiro.

Ontem já havia visto, pela TV, as cenas chocantes da caça aos bandidos nos morros do Rio. Aqui em Recife, era de caça aos ambulantes. Triste Brasil, pós-eleição. Terminou a trégua eleitoral. Agora é pau. Não sei se a rima é boa, mas é justa. Nunca na história deste país eu vi isto. E aguardem, só está apenas começando, é apenas um esboço, daquilo que o Lula deixou para nossa Presidenta. Já chego a me comover com a sorte da primeira mulher presidenta do Brasil. Na época do João Batista Figueredo, também de triste memória, quando a coisa estava preta, ele dizia que ia chamar o Pires, que era o militar mais graduado. E agora, quem a Dilma vai chamar? O Lula?

Lula a aconselha chamar o povo. O grande problema do poste é que ela, por via transversa, sempre gostou mais de cheiro de “cavalo” do que de cheiro de povo. Ela tentou aprender a gostar de povo com o seu carregador, durante a campanha, mas, agora os dois já estão cansados. Basta de povo. Aí surgem as guerras, num dos lugares do qual a Dilma tentou fazer dele o seu carro chefe de campanha, na área da segurança, com as tais de UPP (Unidades de Polícia Pacificadora). E ela disse que iria ampliar a política para todo o Brasil. Que Deus nos ajude.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, disse que as guerras eram um sintoma de que as políticas adotados, estavam surtindo efeito, e os bandidos estavam se sentindo ameaçados e resistindo. Eu pensei, minha Sagrada Família, quando esta política tiver surtindo efeito em todo o país, estaremos em guerra civil. Vai ser o Fernandinho Beira-Mar versus o Poste. Vi num blog de alguém, perdoe mas não me lembro quem para citar, que o último P das UPP, deveria ser de Prendedora e não de Pacificadora. Isto num governo que diz que tirou um montão de pessoas da miséria, não pode ser um problema social. Então para resolver o problema, não é preciso transformar a questão social em caso de polícia. Trata-se de prender meliantes perigosos, que não nos deixam em paz.

Tem que se diferenciar o joio do trigo? É claro que sim. Inclusive diferenciando o que é movimento social do que é movimento de bandidos.

Mas, chega de guerra externa. Pois há uma outra guerra em Bom Conselho. O Blog da Prefeita (BP) versus o Blog de Bom Conselho de Papa-caça (BBC). Primeiro quero constar que a prefeita voltou, depois de passar um bom tempo “fazendo diferente” em seu Blog, como se diz, com todo o "gás". Parece que está curada de todos os males que a afligiram naqueles dias conturbados da renúncia. E vai à guerra, com o intuito de mostrar quem é o Mister M. O nosso Diretor Presidente está tremendo de medo que as baterias da prefeita se voltem para ele e comecem a fazer enquetes sobre quem ele seja. É por isso que devemos sempre aparecer de peito aberto como eu, embora não mostrando aqui meu RG e CPF, porque neste país, seria um passaporte para ser roubada. Embora eu defenda o anonimato em certos casos.

Bem, alguns dirão que é inconstitucional, etc. etc. Já estou vendo até meu amigo José Fernandes saindo da revolução de Caetés e vindo para nossa capital revivendo a Guerra do Mascates. Mas nem tudo que é inconstitucional é ruim e nem tudo que é constitucional é bom. A Constituição do país, que eu defendo com umas e dentes, e luto para mudá-la em certas coisas, como luto para mudar o Código Canônico de nossa Santa Madre Igreja, também com unhas e dentes, não são perfeitos. E, enquanto estas mudanças não vem, defendo o Diretor Presidente e o Mister M, em se manterem em sigilo, quanto às suas identidades. Mesmo porque, o último já está tão famoso que vai ser um perigo para prefeita que ele ou ela se revele e diga que é candidato a prefeito em 2012. Vai ter mais votos do que o Tiririca. Que por falar nisto, é um tema para a postagem de hoje do Mister M. Será que ele ou ela já está pensando isto.

A guerra dos blogs em nossa terra rendeu tanto, que fui hoje a um blog de um poeta de Bom Conselho, que não conhecia, por sugestão do BP, onde há uma enquete para saber quem é o Mister M. Eu até que gostei do Blog, apesar dele, como o Blog Chumbo Grosso, está apelando para mulher nua, um pecado venial, mas punível. Não gostei da enquete. As alternativas de respostas foram muito mal escolhidas. Se houvesse um item “outros”, deveria está com 100% dos votos. No meio deles há um chamado “oposição” que está ganhando disparado com 36%, e votei nele, porque na eleição passada votei para perder, e daqui prá frente só voto prá ganhar. Se alguém ainda pensa que o Mister M não é de “oposição”, pelo menos ao nível municipal, nunca leu o BBC, está ruim da cabeça ou doente do pé.

Ainda mais eu fiquei chateada pelo blogueiro me deixar de fora das alternativas. Eu já confesso que não sou eu, mas eu adoro quando dizem que faço oposição à prefeita. Isto renderá votos nas próximas eleições, porque são mínimas as chances de haver composição comigo, pois ela não me respondeu quanto está pagando pelo patrocínio ao Blog do Roberto Almeida. Eu ainda quero saber.

Nesta minha tarefa de cooptadora oficial da CIT, e diante do viés, quase oculto, pela prefeitura, do SBC, um viés mais do que evidente da A Gazeta pela prefeita, eu resolvi, diante do “murismo” do Diretor Presidente, chamá-lo atenção. Eu o procurei e o convenci que, se era prá ficar em cima do muro como ele, seria melhor criar um novo blog, onde o “murismo” pudesse ser exercitado com mais desfaçatez, no sentido de atrevimento. Então ele virou prá mim e perguntou, gritando bem alto lá de cima do muro da Tamarineira onde ele está:

- E o que você sugere?

Eu disse: Eu já procurei o Jameson, que topa entrar com seus conhecimentos técnicos, a Eliúde também aprova e espero que trabalhe, para fazer um blog de notícias lá em Bom Conselho. Pensei até no excelente Blog do Roberto Almeida, que angariou até o patrocínio de nossa prefeitura. Todos os brasileiros de fora sentem falta daquele dia a dia, daquele disse me disse no bar do Géo, no Brás e noutros cantos menos aprazíveis, e seus próprios habitantes não sabem de nada. Ou esperam a A Gazeta de 15 em 15 dias, quando o falecido anunciado, já está muito frio no Santa Marta, ou vão no SBC, que tem mais fotos do que letras. Agora tem o do poeta Cláudio André, no qual nem 5% da notícias são de Bom Conselho, e nem quero falar nos BP e BBC, por motivos óbvios. O presidente gritou:

- E daí?!

Eu tive uma ideia disse eu. A única pessoa do mundo que está num muro mais alto do que o você, caro DP, que eu conheço, é o Zé Carlos. Aquele sim, além de viver em cima do muro, fica o tempo todo, igual a mim, cuidando de um neto. Está lá ocioso, lendo blogs e vendo novelas como eu (ele diz que não, mas quando chego lá ele está por dentro de todas). Então porque não chamá-lo para participar, quem sabe ele se anima. O DP, surpreso com a ideia falou:

- Tá bom, se ele não quiser, como a prefeita quer fazer com Mister M, desvendar minha identidade secreta, eu topo.

Partimos, semana passada para casa do Zé Carlos. Nem vou comentar o que ele estava fazendo, mas nos recebeu com muita gentileza, com o faz sempre, mesmo quando vamos lá usar seus computadores. Aí expusemos a linha básica do nosso projeto mostrando um esboço de um blog feito pelo Jameson, e adivinhem minha surpresa, depois do papo ele disse:

- Não posso entrar nesta empreitada sem ajuda das pessoas de Bom Conselho, mas vou me contatar com um pessoa que me recebeu tão bem no seu cafezinho que poderá me ajudar, o Luiz Clério.

Saímos de sua casa cientes, de que ele poderá agora até fazer aquela barba horrorosa e partir para luta. Até agora ele não nos deu notícias. Vamos ver o que deu, e se realmente o projeto da A Gazeta Digital, vai sair da prancheta. Se Deus quiser Bom Conselho, brevemente, deverá ter mais um blog que dará “informação com responsabilidade. Patrocinadores estejam a postos.


Lucinha Peixotolucinhapeixoto@citltda.com

Nenhum comentário: