quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Notícias do Seu Salviano




Agora o Seu Salviano, de sua residência, no bairro de São Rafael, sempre me manda e-mails. São textos curtos, e na maioria das vezes mensagens repassadas com aqueles arquivos de “power point”, que sempre nos levam à emoção e à boa conduta. Quase todo dia chega um. Eu já não o respondo mais. Os que eu recebo de outras pessoas repasso-os. Ele adora, e, às vezes até comenta.

Somente hoje uma mensagem maior nos chegou com sua assinatura. Como sempre tratando de política e de sociedade. Nela, ele fala de diversos assuntos, e com muita desenvoltura, mostrando que em Bom Conselho, política está no sangue, como se todos fossem filhos do Coronel Zé Abílio, do Arnaldo Amaral, do Waldemar Gomes, do Manuel Luna, do Walmir Soares, para citar apenas os que já atuavam no tempo dos coronéis. Mas deixemos com ele a palavra transcrevendo “ipsis litteris” seu e-mail.

“Caro Diretor Presidente,

Em primeiro lugar quero dizer que já estou quase “cobra” nesta coisa de computador. Já aprendi até salvar as coisas que escrevo, e elas ficam lá num disquinho que a Ritinha disse que passa lá um bocado de anos. Outra coisa, aprendi a retirar imagens da internet. Que coisa maravilhosa. Agora tenho foto até do Rui Barbosa, a águia de Haia, lembra? E as fotos de Bom Conselho, cada uma melhor do que a outra. Estou também viajando e vendo o mundo todo, com um certa lentidão ainda, pois minha conexão e horrível. Mas, isto é só para lhe dizer que já estou bem resolvido neste mundo digital. Se é verdade o que dizem que as doenças da cabeça não chegam se a gente usá-la bem, então vou morrer sem atirar pedras pela rua.

Seguindo, vi o novo jornal eletrônico de Bom Conselho, A Gazeta Digital, fantástico (não o programa da rede globo, que está muito ruim). Foi uma ideia maravilhosa de vocês, junto com o Zé Carlos, a quem conheci pessoalmente, ainda menino, quando morava lá no beco de D. Júlia. Conheci o pai dele, seu Carlos, muito mais. Ele adorava aquela brincadeira que fazíamos de contar e classificar os cornos de Bom Conselho. Ele dava enormes risadas. E nem peça para fazer minhas listas aqui, porque poderia até gerar mortes. Mas, a AGD, está impecável. Faltam só as notícias de Bom Conselho. Sei das dificuldades para conseguir notícias daqui, pois as pessoas ainda sofrem da “Síndrome do Coronel”. Eu já sofri muito disto. É uma coisa terrível. Você sabe disto. Ela provoca até mortes. Seu principal sintoma é aquela sensação permanente de insegurança para falar sobre política, e mesmo sobre outros assuntos, sem antes se identificar para o Coronel, e o assunto ser por ele aprovado. Por isso, ela leva a um hábito cultural do anonimato. Também pudera, naquela época, “escreveu, e coronel não gostou do que leu, o pau comeu”. Hoje já não é mais assim, graças a Deus.

Vejam, que já existe um Blog que faz oposição aberta à prefeita Judith. Como vocês escrevem aí, é um tal de Mister M, que me foi dito, à boca pequena, que é o Murilo Curvelo. Eu não tenho certeza, pois se for pelo M, poderia ser o Marlon Brando, o Major Zé Pedro, o Miguel Gordo ou mesmo o Miguelzinho. Seja quem for, é uma prova que a síndrome vem diminuindo a cada dia. Mas, justiça seja feita quem começou esta luta contra ela, foi você, caro Diretor Presidente, com este seu pseudônimo imponente, mas que não condiz com sua simplicidade.

Por falar no Mister M, a polêmica do momento é uma edição da A GAZETA do seu amigo Luis Clério, onde ele fala numa tal de Guerra do Blogs. Houve até programas na Rádio Papacaça sobre o tema. Eu perdi, pois tinha ido ao mercado comprar carne. O Blog da CIT não foi citado. Aliás, antes, de vez em quando eu via um artigo seu ou da Lucinha na Gazeta, agora não vejo mais, não sei o que houve. Eu gostava de ler no papel as diatribes de Lucinha, mas agora ela está sumida. Será que as opiniões políticas dela, pesaram na decisão do Luis Clério. Isto está contribuindo para que o jornal pareça cada dia mais com o Diário Oficial da prefeitura, embora eu o compre toda quinzena, é um 1,00 real.

Hoje vi na Gazeta Digital, primeiro do que nos outros blogs que a mesa diretora da câmara, é da situação. Eu tive vontade de ir lá prá ver o rebuliço, mas, como você sabe meus problemas de locomoção ainda graves. Se a Ritinha, com esta onda de acabar a miséria, em que o Lula se bateu tanto, não conseguiu comprar um carro, agora com a chegada da Dilma e os problemas deixados pelo Lula, é que ela não comprará mesmo. Então dependo exclusivamente ainda dos meus pés. Naquelas motos horríveis não ando nunca. Mas dizem que a prefeita agora está com a faca e a câmara na mão. É uma pena, pois, com o andar da carruagem em termos de verbas para prefeitura, ela não vai ter nem onde usar a faca.

Acompanhei também o debate sobre a retroescavadeira. Vi agora em algum destes sites, que ela ainda vai chegar no próximo ano. Já estão chamando o monstro a “máquina da promissão”, comparando com a “terra da promissão”, que Moisés procurou no deserto por 40 anos. Embora, a prefeita diga que a veremos em menos tempo. Não sei se viverei para ver. Semana passada, como você sabe, e obrigado pela mensagem de aniversário tão gentil, houve só um bolinho simples que a Ritinha sempre faz. Ela diz que se fosse comprar velas, uma para cada ano, o estoque do comércio não era suficiente. Teria que ir comprar em Garanhuns. Por falar isto, aquela da prefeita patrocinar blogs de outra cidade não foi bem vista por aqui. Eu gostei do link (chamei a Ritinha para me ensinar esta palavra) para a AGD colocado no Blog dela, até que ficou bom. Aí o pessoal gostou.

Diga a Lucinha que adorei a ideia do CITLeaks. Eu estou pronto para cooperar. Você sabe que coisas do arco da velha, se eu puder manter meu anonimato, a diplomacia de Bom Conselho vai ficar muito mal. Aquela do professor Waldemar dizer que o professor Arlindo parecia meio doido, todo mundo sabe, mas o que o professor Arlindo respondeu, eu sei, mas só conto com no CITLeaks. E minha lista de cornos, mesmo desatualizada, só mando criptografada, que dizem ser algo que se coloca para embaralhar as letras e ninguém pode ler.

Caro Diretor Presidente, por hoje já me estendi demais, agora vou enviar. Já sei fazer tudo isto sozinho. Um abraço, do seu amigo “tecnologizado”

Salviano”

Sempre é um prazer receber estas mensagens do Seu Salviano. Espero que ele pare um pouco de ler os arquivos “Power point” e as receitas para uma vida melhor, e escreva mais para gente, dando notícias fresquinha da terrinha. Estamos esperando não só dele mas, de todos os bom-conselhenses de dentro e de fora.


Diretor Presidente- diretorpresidente@citltda.com

Nenhum comentário: