sábado, 25 de dezembro de 2010

Um Natal menos Ranzinza




O Zé Carlos, que agora só quer bancar o jornalista e se amostrar nos Blogs da terrinha, escaneou e mandou para mim um artigo da A GAZETA de Bom Conselho cujo título é: “Bom Conselho blogalizado”. O autor é, segundo ele soube com o Luís Clério, no cafezinho sem coronel, que é de Garanhuns. Hoje quando ouço falar em Garanhuns, já fico com saudade do Blog do Jodeval. Penso até que depois que a Dilma foi eleita ele perdeu um pouco a razão de existir, mas o Roberto Almeida continuou, e publica até o amigo José Fernandes, ídolo maior do Jodeval.

Mas, já estou fugindo do assunto, que é o Bom Conselho blogalizado. Eu já conhecia todos citados pelo Cícero, menos o do Sintemub. Depois eu vou lá. Eu nem tenho “saco”, literalmente, mas leio quase todos. Alguns dias eu falho, e num destes dias era o dia da jumenta, no Blog do Cláudio André, que além de ser poeta, produz furos incríveis de reportagem, como este da pobre jumentinha, sendo estuprada por um meliante em fúria. O furo foi do poeta, mas quem ficou com o furo foi a jumentinha. Esta minha alma pecadora, pela propaganda feita pelo Cícero, e disseminada pelo Zé Carlos, fui ver a matéria, não encontrou filme, só uma foto que faria corar as nossa pudicas donzelas. Eu imagino que aí em Bom Conselho deve ter havido alguma denúncia à Sociedade Protetora dos Animais. Pelas estórias que ouvi de algumas colegas minhas, ainda em Bom Conselho, isto era comum, e o malandro do meu irmão vivia metido nisto. Penso que a denúncia deveria ter sido feita contra o animal que está atrás da pobre jumentinha.

Entretanto, segundo o e-mail do Zé Carlos, ele enviou a matéria porque achou que o Blog a que o Cícero se referia, quando diz que ele "traz uma mistura de pensamento de Freud com redação de Gessier Quirino", era o Blog da CIT, e ele estava se referindo àquela matéria (leia aqui) onde eu faço uma análise da novela Passione, (já fiz outra análise da morte da Diana aqui) cunho altamente científico/psicológico. Então, eu vesti a carapuça. E continuei a ler o artigo do jornalista da cidade vizinha.

Em várias coisas concordamos com ele. Por exemplo, quanto à questão do pseudônimo e até do anonimato, pois, para nós o que importa é o que está escrito e não quem escreveu, pois “nada disto importa porque a questão não é de identidades ou anonimatos, mas sim de conteúdos”, como ele mesmo afirma. Embora ele faça um circunlóquio quanto á resposta à pergunta, quanto a veracidade das notícias, sob anonimato: “E se forem mentiras, o anonimato se justifica?” Ele parece ser a favor da resposta afirmativa, pelo menos para aqueles que não podem falar abertamente, por algum motivo.

Depois mostra o que Bom Conselho merece: "O que estamos precisando nos blogs de Bom Conselho é conteúdo, matéria interessante, com pano de fundo realmente jornalístico, porque se assim não for não, perde o sentido de blog e vira tablóide digital."

Eu fiquei possessa, pois fiz um esforço enorme para fazer minha análise de Passione, que é um novela global, o grande gênero literário do nosso tempo, consumido por milhões e milhões de brasileiros e de outros países, e que leva ao estado de supremo suspense toda a nação para saber quem matou o Saulo, ser tratada como uma coisa sem conteúdo. Só porque o Cícero não ver novela?! Figurati! Quanto à redação de Gessier Quirino ele deve estar se referindo à outra analista por mim comentada, e, em relação ao pensamento freudiano, ele tem toda razão. Uso o Lacan e o Freud em minha análise.

Não sou uma especialista no assunto mas já li muito a respeito, embora entre um analista e um padre, prefiro o último, pois é de graça e não toma tanto nosso tempo. A análise foi tão científica que agora está dando prá ver, com o desenrolar do roteiro, o que o autor quer, subliminarmente, incutir na mente dos brasileiro: Clara é a Dilma e Totó é o povo brasileiro. Se o Cícero não vê novelas, jamais vai poder entender o comportamento de nossa presidenta, nem o que se passa com o povo brasileiro. A análise desta nossa literatura é de um conteúdo jornalístico incrível.

Eu mesmo já pensei em imitar o Blog do Roberto Almeida, que não sei se por ironia ou desconhecimento, o Cícero coloca entre os blogs de Bom Conselho, embora o defenda por querer ganhar dinheiro e nada mais, quando ele fez uma série dos grandes filmes brasileiros fazendo uma sobre as grandes novelas brasileira. Tenho certeza vai ser um sucesso. Mas, o Blog mencionado é de Garanhuns e patrocinado pela prefeitura de Bom Conselho. Eu só queria saber porque e quanto.

Caro Cícero Ranzi, ver novelas tira o nosso ranço e deixa a gente menos ranzinza. Se quiser jornalismo puro, leia A GAZETA, e se não quiser ter pena da jumentinha leia A GAZETA DIGITAL, um jornal eletrônico de Bom Conselho. Um Feliz Natal para todos.


Lucinha Peixotolucinhapeixoto@citltda.com

Nenhum comentário: