sábado, 5 de fevereiro de 2011

Os Blogs de Bom Conselho




Na minha leitura diária dos blogs não leio mais todos de Bom Conselho. Leio a AGD e vou direto na página “Deu nos Blogs”. Se tem alguma matéria interessante eu uso o link, para ela e vejo se merece um comentário. Mas, hoje fiz diferente, fui a um por um daqueles que a AGD recomenda. A cidade, neste aspecto, está dividida politicamente. Blogs da Oposição, Blogs da Situação e os que ficaram em cima do muro, como o Blog da CIT e a AGD, em relação à política no município.

Obviamente, isto me interessa e muito. Embora, já não esteja com aquele ímpeto inicial para a disputa de uma cadeira na Casa de Dantas Barreto, pois o meu Partido Verde agora é vermelho em Pernambuco, cooptado por uma promessa sem fundos do D. Eduardo, meu interesse na política de Bom Conselho não diminuiu. Apesar de muitos convites para entrar em outros partidos, eu estou ainda meditando sobre o que fazer.

Voltando aos Blogs, se traçássemos uma linha da esquerda para a direita começando na Oposição Extremada e terminando na Situação Extremada, pela minha análise a ordem seria esta:

Casa da Cidadania – Gilmar Aleixo – Gustavo Pereira – Papacaça – André Bernardo – SINTEMUB – CIT – AGD – Dia a Dia de Bom Conselho - Poeta – SBC – Prefeita.

Igual ao Cláudio André, devo ter esquecido alguns, mas esta é uma visão geral. Sendo participante do Blog da CIT e colaboradora da AGD, puxarei a brasa para minha sardinha dizendo que a “a verdade está no meio”. Claro que meus adversários políticos e não simpatizantes, dirão “e a mediocridade também”. Julguem vocês mesmos.

Aqueles que tem interesse político eleitoral são a Casa da Cidadania (Vr. Carlos Alberto), Gilmar Aleixo, ambos na tentativa de manter-se como edis, Gustavo Pereira que, pela sua publicidade vota nos dois e ainda vota no Murilo Curvelo, penso que para prefeito (falarei dele mais à frente). O Blog de Papacaça não deixa explícito seu objetivo eleitoral, mas tudo indica que o Míster M é candidatíssimo ao cargo de prefeito. Seguindo em direção à situação, encontramos o André Bernardo, que só vi recentemente e tem uma propaganda do Danilo Godoy, portanto, se ele não for um candidato da prefeito Judith, também faz parte da oposição. O SINTEMUB não se declara abertamente, assim com o Blog da CIT, que se fosse em termos nacionais estaria no início da lista, mas, no município ainda estamos matutando, embora eu ache que o Diretor Presidente, vai terminar morrendo em cima do muro mesmo. Pelo que se escreve na AGD, o muro que o Zé Carlos está é tão alto que nem o vemos. É um blogueiro principiante e ainda vai aprender que o povo quer “pegada” (viram como novela nos ajuda a evoluir linguisticamente?), quer definição, posicionamento. O Dia a Dia de Bom Conselho me pareceu o mais informativo de todos, e, em termos do município não vi nenhuma predileção. Em termos gerais parece que o seu administrador, o Tiago Padilha, é filiado ao PT, pois anda procurando um candidato para o partido, através de uma enquete, onde só faltou o Padre Nelson e o Lula, que pode muito bem se lançar na disputa, para evitar as crises de abstinência de poder que ele está sofrendo.

Mudei da parágrafo para entrar nos Blogs que considero da situação. O Blog da Jumentinha, digo, o Blog do Poeta, que tem o radialista Cláudio André, que adoria conhecer agora no I Encontro de Blogueiros, se ele não tivesse me ameaçado, de uma forma acintosa, com o defenestrador de “jegas”, é Deus no céu e a prefeita, a predestinada Judith, na terra. Mas, a iniciativa do Encontro foi muito boa. O Zé Carlos diz que vai, se permitirem que ele represente o Blog da CIT, pois o Diretor Presidente, também estará lá, porém, por motivos óbvios, não pode representar o blog. Eu choro só em pensar que poderia ser eu a representante. Este poeta me paga!

Considerando o SBC um Blog, o que não é propriamente, ele já tinha um viés de situação, fosse quem fosse o prefeito, menos pelo Saulo e mais pelos que voluntariamente o financiam, no entanto, depois que seu administrador passou a ser Secretário da prefeitura, aí a “chapa branca” é estampada em todas as notícias. Mesmo assim ainda o considero útil pelo seu mural, que se anima quando aparece uma discordância com os “mesmos” que se elogiam mutuamente, e pela Academia Pedro de Lara onde temos alguns bons escritores e outros nem tanto, com alguns senões que me arrepiam.

Finalmente, na situação extremada está o Blog da Prefeita. Não poderia ser ao contrário, pois é um blog pessoal de alguém que governa o município. Embora eu tenha alguma restrição, nos últimos tempos, pela sua linha de conduta (do Blog). Eu não posso pedir a prefeita que faça como a oposição brasileira que só faz oposição a ela mesma, no atual governo, entretanto, alguma dose de realidade seria mais interessante, como foi a linha um dia adotada por ele (o blog). Eu adorava, era o “bateu levou”. Mister M falava e no outro dia a prefeita caía matando (gíria de um filho meu). E nós que vivemos fora do município tínhamos a versão dela para os fatos. Até que depois de um conselho da A GAZETA, do amigo Luis Clerio, ela achou que não haveria necessidade de rebater às críticas. Eu até admiro a Judith, noves fora aquele episódio da renúncia, da qual ela parece está recuperada. Mas, como bom-conselhense, e, quem sabe, depois que vi a Dilma trocando beijos com o Sarney, correligionárias, tenho como minha opinião que é uma estratégia errada.

Não temos o contraditório e os sites da situação seguem a mesma linha de louvação que o Blog da Prefeita. Talvez, a prefeita esteja subestimando a influência dos blogs e outros meios de comunicação modernos, em termos eleitorais. Não a vejo no Twitter, no Facebook, mesmo no Orkut, onde sou novata. Eu seria sua amiga com muito prazer, como já sou do seu filho, excelente escritor, o Felipe.

Por essa estratégia, as enquetes proliferam nos blogs de oposição, e refletem mais o grau de dificuldade por que passam todas as prefeituras, do que o desempenho da Judith, que sei que tende a melhorar nestes dois últimos anos de governo.

Como todos sabem, adoro uma jocosidade. Aliás, é uma condição fundamental para trabalhar com a gente. Pelas tiradas do Zé Carlos, parece que na AGD também. Por isso não poderia deixar de contar o motivo pelo qual hoje dei uma risada, que até meu neto que já estava prontinho para ir à escola (chega me dói o coração) ficou espantadinho. No Blog Gustavo Pereira, o qual antes se definia como um “blog imparcial”, mas nunca me convenceu, fez uma enquete com a seguinte pergunta:

“SE A ELEIÇÃO PARA PREFEITO EM 2012 FOSSE ENTRE JUDITH ALAPENHA E BIZUNGA EM QUEM VOCÊ VOTARIA ?”

Eu não conheço o Bizunga. Pode até ser que seja uma excelente pessoa, e a enquete seja séria. Se assim for, parabéns a ele, pois, faltando 5 dias para terminar, votaram 21 pessoas, das quais 17 disseram que votariam em Bizunga e 5 na Judith. Meu riso foi pela minha pergunta mental: “Até o Bizunga?”. Mas, perdão meu Gustavo Pereira, e Bizunga, eu acho que a enquete não é séria, e só serve para desacreditar este legítimo instrumento que temos para aferir a vontade dos internautas, e que, pelo número de votantes que vejo nelas, os de Bom Conselho ainda não descobriram sua utilidade para o seu próprio bem desde que levado a sério. Mas, vão descobrir até 2012.

Só para não decepcionar vocês, um pouquinho de prolixidade vai bem. Ainda não vi iniciativa nenhuma de outros vereadores e candidatos de criarem seus blogs. Estão dormindo no ponto. Usem os meninos da informática formados nos cursos que vi um dia a entrega de diplomas. Usem os instrumentos modernos de comunicação com moderação e seriedade. Ele vai ser essencial também aos políticos.

P.S.: Já havia concluido este texto quando li uma postagem no blog da prefeita em que ele promete uma reação com o marketing institucional. Como toco nisto, pois não há melhor instrumento para isto do que um blog, foi muito bom que estou publicando depois do dela. Poderiam dizer que Lucinha está se tornando "chapa branca", e eu ainda continuo verde, pelo menos por dentro.


Lucinha Peixotolucinhapeixoto@citltda.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Deu Bizunga na Cabeça com 91% dos votos (143 votos)e a Senhora Prefeita Judith ta na penha teve apenas 8% dos votos (13 votos) comentar isso lucinha !
sim olha deixa o pobre do garoto em paz gustavo pereira e gente boa ele num que prejudicar ninguem com essas enquetes ! pq vc estão pegado no pé dele? será pq o Blog dele esta de vento em poupa !