segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Violência contra a Mulher e o Blog do Ronaldo César




Hoje voltei ao Blog do Ronaldo César. Agora faço isto todos os dias na esperança dele me dá minha postagem de volta. Ainda bem que eu a copiei e colei (leia aqui) na minha postagem dedicada a ele. Nada mais limpo. Ele não aguentou o contraditório e correu com a postagem e meu comentário. Que coisa feia!

Entretanto, devo reconhecer que me detive por uns 15 minutos em seu Blog numa postagem que trazia um filme postado no YouTube em 19.02.2011 veiculado pelo Jornal da Band, e cujos fatos relatados são de 2009.

Durante este tempo eu tive vontade de gritar, de atirar pedras, de vomitar, e de outras ações indicadoras de revolta e frustração por ser um mulher. Eu não aconselho a todos ver o filme que reproduzimos abaixo, pois mesmo no YouTube ele está restrito a quem tem mais de 18 anos. Alguns do nosso blog ficaram ainda em dúvida se o colocariam no ar, assim como o fez o Ronaldo César. Consultei meus colegas, e a frase que mais me desestimulou a não publicá-lo aqui no Blog da CIT, foi da Eliúde Villela que disse: “O que pode acontecer de mais grave é você ir para a delegacia e acontecer o mesmo com você. Mas, você deve encontrar lá o Ronaldo César”, que teve coragem primeiro. Como eu estou doida para encontrar com ele, para mostrar que nunca disse que blogueiro ganhar dinheiro é errado, e que o errado é só pensar nisso, resolvi publicá-lo.

Porém, o que mais me chocou foi a violência pela qual pode passar uma pessoa do nosso gênero numa delegacia. É terrível a situação de uma mulher, escrivã, alfabetizada, de posse de suas faculdades mentais, submetida à sanha de homens embevecidos pela sua pretensa autoridade, como o que o filme mostra.

Em pleno século XXI, alguém é obrigada a ficar despido, na frente de pessoas do sexo oposto, porque pode, dentro de suas vestes, trazer alguma coisa que o incrimine. Soube que um procedimento semelhante, só que através de máquinas de Raio X, está sendo usado em aeroportos de países as voltas com o terrorismo, o que já me chocou bastante. Imaginem vocês, uma mulher ser submetida, por homens, à força, a um ritual de tortura moral, como o que se praticou, contra a escrivã. É lamentável.

Mais lamentável ainda é que quase 2 anos se passaram para que a monstruosidade fosse mostrada pela imprensa. Vejam o que diz o texto que vem junto com o vídeo no YouTube, para se inteirarem melhor do pode fazer a polícia, e quanto este inquérito poderia ter tido outro rumo se ele tivesse sido mostrado pela imprensa, antes.

Governo PSDB. Abuso policial. Escrivã é deixada nua e revistada à força. Sábado, 19 de fevereiro de 2011 Última atualização, 19/02/2011 - 20h50. O defensor da escrivã apresentou uma denúncia contra os policiais à Corregedoria. Mas ambos foram absolvidos no curso de uma sindicância administrativa. Os pares que os julgaram entenderam que eles usaram "meios moderados" para a obtenção da prova. As cenas são de junho de 2009 e foram divulgadas com exclusividade nesta sexta-feira, no "Jornal da Band". A escrivã, acusada de receber propina, é despida na frente de colegas. Ser revistada por uma pessoa do sexo feminino é direito garantido por lei à mulher. A Corregedora ressalta que as gravações não foram mantidas em sigilo e faziam parte dos processos. Mas um despacho da própria Corregedoria, de janeiro de 2010, mostra que o delegado que presidia o inquérito decidiu que o áudio da filmagem não era de interesse para a investigação. As imagens também não constam no processo judicial contra a policial expulsa. A ex-escrivã responde a processo criminal por concussão, que é a corrupção praticada por funcionário público. Já o processo por abuso de autoridade contra os delegados Eduardo Henrique de Carvalho Filho e Gustavo Henrique Gonçalves foi arquivado. Tanto o Ministério Público, quanto a Justiça, consideraram legal a ação dos policiais da Corregedoria. O video revela, ainda, que o flagrante pode ser sido armado. Ao mostrar o dinheiro para a camera, um dos delegados diz claramente que "tá tudo aqui. Notas xerocopiadas". Se isso restar comprovado, de acordo com uma fonte do Ministério Público, o flagrante será necessariamente anulado. "Isso equivale a induzir ao comentimento do crime, o que é proibido pela legislação".”

E tem gente que acha que a imprensa deve esperar até o julgamento final para mostrar um coisa destas. É a imprensa Pôncio Pilatos. Lavando as mãos e deixando a justiça para as autoridades, sem levar em conta os seus erros humanos. Será que algum blog publicaria este vídeo, se a ele tivesse acesso em junho de 2009? Eu não tenho blog, mas meu voto aqui no Blog da CIT, seria a favor de sua publicação. E o Ronaldo César, teria publicado, ou esperaria a justiça correr?

Logo abaixo, parece que o RC já está arrependido de ter censurado o Altamir Pinheiro, na postagem que ele diz tê-lo dado espaço em seu blog, quando na realidade apenas disse por que não publicaria, seus comentários (espero que seja encontrado aqui). Agora mostra os 3 erros da Emília. 1. Buscar desqualificar as fontes. 2. Envolver interesses políticos. 3. Confundir a acusação com críticas ao Hospital. Eu não vou entrar no mérito da questão pois não estou por dentro dos detalhes do caso. Minha obrigação, como blogueira responsável, seria publicar as fontes, a Emília, os comentários, o promotor, os blogueiros e outros, e estou pronta para fazê-lo. Mas, dar opinião já é algo a mais que o RC agora o faz, corretamente. “Opinião ainda que tardia!” ou seria melhor em latim? “Opinio quae sera tamem!”.

Vejam a violência:




Lucinha Peixoto lucinhapeixoto@citltda.com

4 comentários:

Altamir Pinheiro disse...

Prezada Intelectual Lucinha,

POR EU SER ALTAMENTE DEPRAVADO, SEM PROCEDÊNCIA, MUNDIÇA PÉ RAPADO E TER JOGADO, PROPOSITALMENTE, A ETIQUETA DE BONS COSTUMES NA DESCARGA DA BACIA SANITÁRIA, SOU CENSURADO DIUTURNAMENTE PELOS BLOG's DE GARANHUNS, COM EXCEÇÃO DO WAGNER MARQUES(PELO MENOS ATÉ AGORA). NÃO ME AFOBO COMO TAMBÉM NÃO ESQUENTO. COMPREENDO O MORALISMO(?) DESSE POVO. PORÉM, ADVIRTO-O: É PRECISO QUE TODOS ELES TENHAM EMPREGNADOS EM SUAS CACHOLAS QUE, "A BÍBLIA NÃO É SAGRADA COMO ELES PENSAM(VOCÊ TAMBÉM, LUCINHA PEIXOTO!!!). NA VERDADE, ELA FALA DO SAGRADO. DA MESMA FORMA, UM LIVRO DE RECEITAS CULINÁRIAS NÃO É GOSTOSO. GOSTOSOS SÃO OS PRATOS LÁ INDICADOS", - SE É QUE ME ENTENDE - PARA TAPEAR MEU DESENGANO, FRUSTRAÇÃO E CONSTRANGIMENTO DE SER CENSURADO "POR ELES", EU PROCURO NA MEDIDA DO POSSÍVEL TOMAR UM REMÉDIO PARA PRESSÃO, MANTER UMA ALIMENTAÇÃO LIGTH E DORMIR CEDO...

Lucinha Peixoto disse...

Caro “guerrilheiro”, como você disse uma vez, você é bastante crescidinho para se defender sozinho, e se há algo em meus bigodes emendado, neste momento é o Ronaldo César. Quanto à Bíblia, você tem razão, não em compará-la com um livro de receitas, mas em dizer que ela é sagrada para mim. E lá é que encontro a receita para defendê-lo neste caso, não porque você é tudo isto que diz, e está fadado ao fogo do inferno, mas porque acho que, neste mundo, onde as regras são outras, você tem o direito de escrever o que quiser. Óbvio, que também neste mundo os blogueiros tem também o direito de não publicarem o que você diz, e muitas vezes eles tem razão, mas não podem censurá-lo quando você diz a verdade, mesmo que o diga de forma tortuosa e pecaminosa. Se é que me entende. E quando o defendo, não estou lhe fazendo um favor, que lhe cobrarei ali na esquina. Aqueles 5 votos que você me prometeu em Bom Conselho, se meu projeto for em frente, sei que você não os daria pela minha defesa. Se a faço, em casos pontuais, não é pelo o Altamir, e sim pelo ser humano, mesmo que fosse outro.

Como dizia meu pai, “o risco que corre o pau, corre o machado”, e eu também sou um ser humano, e a defesa que algum dia alguém possa fazer de mim por defender o máximo possível a liberdade de expressão, só será bem-vinda se ela for 0800, ou seja de graça. O que não gosto do seu amigo Ronaldo César, e não meu inimigo, apesar dele querer-me com tal todo o tempo, é seu viés financeiro, que ele não consegue esconder. Por pensar assim, não acho que ele está errado. Em nosso sistema econômico em que “cobra que não anda não engole sapo”, apenas o que o critico (o RC), e o faço até para o bem de seus próprios objetivos, é que ele está tornando o blog dele num mural publicitário, onde as notícias sempre se escondem atrás de algum anúncio de Fimatosan.

Sei que, você, como ele e eu, queremos ser lidos e comentados, mas, cada um quer que isto aconteça por motivos diferentes, e muitas vezes estes motivos nos levam à discordância. E ela não se resolve, nem concordando, nem censurando, nem tirando postagens do ar, aproveitando a boa vontade de leitores incautos, para agir como se nada tivesse acontecido. Para as pessoas mais informadas a única consequência é mostrar os “pés de barro”, de quem assim procede, e isto o “compadre” Roberto, já sentiu e até esqueceu.

Para que o comentário caiba, e não quero fazer outro, eu diria, num esforço de quem estão sendo treinada no Twitter, que os meus valores levam-me a gostar muito mais de sua atitude de sempre manter o Blog do Roberto Almeida como favorito, do que a atitude dele em não voltar atrás e colocar o seu entre os favoritos deles. E é com eles (valores) que digo que admiraria muito mais o Ronaldo César se ele tivesse mantido sua postagem “A Lucinha Peixoto” ao invés de excluí-la. Mas, com já disse, cada um no seu quadrado.

Lucinha Peixoto (deste Blog, mas sem privilégios)

P.S.: Vi que o Ronaldo César tirou o vídeo envolvendo a escrivã. É uma pena não encontrá-lo na delegacia. Aqui eu fui a favor de manter o filme, pois tenho certeza que a escrivã, pelo que passou, gostaria que ele ficasse no ar com alerta para que isto não mais acontecesse. Esta é um função da imprensa, mesmo que alguns dos envolvidos sejam contra.

LP.

Altamir Pinheiro disse...

SEUS 5 VOTOS EM BOM CONSELHO ESTÃO MAIS DO QUE GARANTIDOS. DESDE QUE, MANTENHA O APOIO A CANDIDATURA PARA PREFEITO DO MEU AMIGO Dr. ZENÍCIO...

P.S.: - Um PAPACACEIRO andou "cuxixando" nas minhas oiças que talvez você desista e não leve seu projeto a frente, que pena!!!

Prof Moriarty disse...

Pessoal, por favor, isso é verdade: A acusação contra essa moça foi FORJADA. Além dela ter sido acusada injustamente, ela foi humilhada, torturada, ficou presa por um crime que não cometeu, foi expulsa da polícia e ainda está sendo cruxificada por um monte de gente desinformada... Leiam o blog do jornalista Fábio Pannunzio e SAIBAM A VERDADE!!!!