terça-feira, 19 de abril de 2011

Estão perto do túmulo do Timbu



Aqueles que me acompanham nesta inglória tarefa de acompanhar o campeonato pernambucano, que nada mais é do que um jogo de caça níquel em nome do esporte, já sabe que o Sport ainda pode ser mais hexa campeão de Pernambuco. Posso até dizer que os dirigentes não tiveram nenhuma culpa de como as coisas estão andando.

A culpa, se podemos chamar assim, é das divindades que receberam o boi do Sport, mesmo depois de muito tempo. E dizem que não cobraram nem juros. Entretanto, mesmo com a aceitação do boi, tudo parecia caminhar a contento, e o Náutico estava indo bem no campeonato, até que houve a contratação do Pai Carlos para desenterrar o Timbu. Já se sabe que o seu túmulo é na trave esquerda do lado esquerdo da Ilha do Retiro, o que não e sabe é a profundidade da cova.

Neste domingo passado, em que o Náutico ganhou para Sport, fazendo com os dois clubes se encontrem nas semifinais do campeonato, e na Ilha do Retiro, já é um indício de que os rubro-negros resolveram cavar fundo na trave esquerda. E se encontrarem o timbu coroado e enterrado, aí não vai ter para os alvirubros. Vai ser de goleada.

A única esperança é que tenha havido um baita engano do Pai Carlos, e o timbu esteja, mesmo que na Ilha, enterrado em outro lugar. Aí não haverá jogo, pois até domingo aquele campo vai ficar pior do que as ruas do Recife, de tantos buracos.

Os torcedores do Náutico já estão propondo mandar buscar um pai de santo baiano, com especialização em esconder coisas, para não deixar o Pai Carlos encontrar o timbu e a mandinga que manteve o nosso time com o luxo de ser o único hexa do estado. Há uma dificuldade, pois este tipo de mão de obra sempre falta em finais de campeonatos regionais, e eles estão cobrando a peso de ouro.

Já se fala, ao invés de prometer só um boi como fez o Sport, prometer uma boiada ao Exu para que o timbu não seja desenterrado. Talvez a divindade aceite. Mas diante do calote que o Sport ia dando, temos certeza ele vai querer os bois à vista. Então, a boiada tem que ser comprada ainda esta semana, pois sendo santa, está sobrando boi e faltando peixe. Aproveitemos então, e partamos para continuarmos com este luxo exclusivo.

Jameson Pinheiro

Nenhum comentário: