terça-feira, 26 de abril de 2011

Eu não tenho barba, o que venderei?



Neste fim de semana li no Mural da AGD, que se está se tornando um espaço de comunicações curtas e interessantes, uma nota do Zezinho de Caetés sobre as barbas de algumas pessoas. A nota era a seguinte:

“Hoje de madrugada foi dia de malhar o judas. Vou malhar aqui, de leve, pois vi aqui nesta AGD, no "Deu nos Blogs", que Jacques Wagner vendeu sua barba por R$ 500.000,00, à Gillete. É inacreditável, mas é verdade. Vejam na página. Um dos blogs aventa a hipótese do Lula pensar em vender a sua. Pelo preço que ele está cobrando por palestra, uma raspada daquela barba horrorosa, deve valer até a dívida que ele diz que pagou ao FMI, só prá gente pagar juros mais caros e dá mais trabalho ao Guido Mantega. E quanto vale a do Fidel? E a do Jodeval? E a do Humberto Costa? E a do meu conterrâneo Rafael Brasil? E pensar que eu tinha uma barba muito vistosa, e para tirá-la, a Gillete não deu nem o barbeador, tive que comprar. E as mulheres, vão vender o quê? Coitada da presidenta!”

Faltou muita barba por fazer. Mesmo ao preço da do Jacques Wagner, aqui no Brasil ainda se obteria um bom dinheiro por estes pelos ideológicos. E se bigode for barba, e eu acho que é, os bigodes do Sarney devem valer também alguma coisa. Juntando com o do Tarso Genro, os dois devem apurar, mais da metade do que o Zetinho disse que valeria a sua em comentário no mesmo Mural, ou seja uns 50 centavos de cruzados novos. Quanto a esta nota do Zetinho, onde ele diz que a barba dele não vale nem “hum real”, ele está enganado. A do Machado de Assis vale muito e a de Zetinho que será o primeiro presidente de nossa Academia Bom-conselhense de Letras, vale muito mais. O problema é conseguir que a Academia saia do papel. Pelas porradas que deram num vereador lá, talvez se crie primeiro uma Academia de Box. Cruzes!

Frei Betto, vendeu a dele logo quando era jovem, mas o Leonardo Boff tem uma barba que parece o Papai Noel com gripe. Valeria também uma boa grana. A do Humberto Costa, ele parece que está vendendo aos poucos, pois tem aparado tanto, agora como Senador, qualquer dia desses ela some, e o Estado vai perder a chance de adquirir uma barra de exercício para a a Academia da Cidade, quem sabe a de Bom Conselho, pois é isto que ela vale.

Já a do Jodeval, por ser bom-conselhense vale ouro, ou pelo menos vale mais do que sua ideologia e sua admiração pelas barbas cubanas. Mas, dizem que a Gillete colocou “beard hunters” para encontrar pessoas que forneçam bons filmes publicitários. Esta empresa não quer mais ninguém barbado no mundo. Desde os Aitolás, passando pelo presidente do Irã, e incluindo Fidel Castro, todos entrarão na gillete. Ainda há dúvida se outros pelos do corpo, como bigode, pernas, axilas e.... serão contemplados. Será com esta ideia que o Zezinho diz na nota “Coitada presidente!”?

Da forma como está avançado o mundo da publicidade, não tenho dúvidas de que eles criarão brevemente, anúncios de lâminas de barbear para todos o lugares do corpo. Quando adolescente, já aqui no Recife, onde descobri as delícias do papel higiênico, eu ficava imaginando se algum dia seria possível fazer propagando deste produto, sem ofender a moral e os bons costumes. Hoje tenho certeza que sim. Até um mordomo bem bonito já vi levando uma marca para as moças necessitadas do produto. Hoje isto é comum. Propaganda para depilar axilas com suavidade de pluma já existe aos montes. Para chegar a outros lugares, é apenas uma questão de imaginação.

Penso ser o bigode o mais difícil para fazer propaganda da Gillete, pelo menos em terras como a minha, de Papacaça, onde os negócios e acordos eram feitos no “fio do bigode”. Hoje não sei se continua assim, se os homens de lá venderão até os próprios bigodes.

Nós mulheres, neste caso ainda somos privilegiadas, não temos barba e nunca fizemos acordos usando outros pelos do corpo, a não ser nos cabeleireiros.

Lucinha Peixoto

2 comentários:

Altamir Pinheiro disse...

APESAR DAS MULHERES SEREM PRIVILEGIADAS POR NÃO POSSUÍREM BARBAS, E SEUS PÊLOS SE ALOJAREM APENAS NAS “PARTE DE BAIXO” E NO “SUVACO”, EM BOM CONSELHO, CONHECI UM CASO DIFERENCIADO. TIVE UMA PARENTA, QUE POR RAZÕES DE EXCESSO DE TESTOSTERONA, ELA APRESENTAVA UM QUADRO DE DESEQUILÍBRIO HORMONAL E, ACREDITEM, - COM MENTIRA E TUDO - ELA TINHA UMA “FOIA DE BIGODE” DE FAZER INVEJA A MEXICANO. A PROPÓSITO, ESSA MESMA PROLE ESTÁ COMPROMETIDA COMIGO(EMPENHAMOS UM FIO DE BIGODE) E VAI VOTAR FECHADO PARA PREFEITO DE BOM CONSELHO EM Dr. ZENÍCIO E POR TABELA AINDA VAI SOBRAR UMA LAMINHA MUITO BOA PARA ENCARCAR O DEDO NA URNA E VOTAR NO NÚMERO DA VEREADORA LUCINHA PEIXOTO. VAMOS EMPURRAR COM CABELO E TUDO. VOTOS, NA URNA, CLARO!!!

Lucinha Peixoto disse...

Caro Altamir,

Conheci um mulher assim também em Bom Conselho. Pode ser a mesma. Obrigada pelo comentário. Depois vou escrever mais sobre o que você fala

Lucinha