quinta-feira, 28 de abril de 2011

O senador foi bulingado?



Ontem vi o Senador Requião dizendo que sofreu “bullying” por parte da imprensa. O caso específico foi que ele tomou um gravador de um repórter porque achou que a pergunta não fora pertinente. Mesmo se fosse. Um dos papéis da imprensa é ser impertinente, pelo menos nos regimes democráticos. Nas ditaturas ela é uma servidora dos poderosos e das “autoridades”.

Para não dizer que sempre teve uma vocaçãozinha para ditador, o senador vem com esta história de “bullying”. Quem me lê sabe que odeio anglicismos e meu objetivo é tornar o português a língua brasileira, desde os tempos em que isto era discutido com um professor aqui no blog. Mas, confesso que não sei como aportuguesar ou abrasileirar esta palavra e manter o mesmo significado, sem está dando maiores explicações. Ficarei com búlingue. Este substantivo gerará o verbo bulingar e será muito mais fácil de explicar o que está por trás da palavra inglesa.

Bulingar significa chatear, bulir, sacanear, ofender, discriminar, ou tudo isto junto. É um problema para os que estão em idade escolar e tem problemas que podem levar a serem bulingados. Por exemplo, o assassino da escola de Realengo no Rio de Janeiro, justifica seu ato porque foi bulingado por seus colegas.

Agora o senador Requião alega que tomou e apagou a gravação de um repórter por ter sido bulingado. Isto não pode ser verdade. Pois o senador se defendeu muito bem, e se o repórter reclamasse, entraria no tapa (dizem que ele é valente). A idade do senador está mais para ser discriminado por obter vagas preferências no estacionamento, do que para o bulingamento. E o Senado, apesar de poder ser considerado uma escola, não se teve notícia anterior de bulingamento ostensivo.

Entretanto, o que aconteceu mesmo, foi o bulingamento da sociedade brasileira pelo presidente do Senado, Zé Sarney, tentando justificar o ato do colega. Eu me considerei bulingado, muito mais do que o Requião. Apesar do repórter registrar queixa contra o Senador Requião, até agora nada foi feito. O repórter deve ter alegado búlingue, na delegacia.

No fundo no fundo são quase todos uns bulingadores da sociedade brasileira. Vejam u vídeo abaixo, do Requião tentando bulingar algumas pessoas.

Zezinho de Caetés

Nenhum comentário: