segunda-feira, 4 de abril de 2011

Parabéns ao Blog do Poeta



Tenho tido minhas altercações com o Cláudio André, hoje, meu poeta preferido embora não tenha lido dele ainda nenhum poesia. Já o havia perdoado por ele me ameaçar de me entregar nos braços do defenestrador de jumentinhas. Depois ele insinuou que eu usava um sabugo para higiene pessoal. Para mim foi um choque e fiquei com muita raiva.

Entretando, hoje, ao ver a página “Deu nos Blogs” da A Gazeta Digital, deparei-me com outro texto bastante peculiar ao nosso bardo:

“OS DESAFIOS SÃO DIÁRIOS, PORÉM, CHEGAMOS A UM NOVO RECORDE.

Na próxima sexta-feira, dia 08 de abril, este blog chega ao seu quinto mês que está no ar. Hoje, domingo dia 03 de abril, chegamos a mais de 100.700 acessos, isto somente numa página. É ou não é um recorde? Quero agradecer a todas as pessoas que acreditam em nosso trabalho. Tenho convicção que valeu apena pensar em criar um blog que informa, alegra, critica, elogia, e acima de tudo vive o dia-a-dia da noticia, do jornalismo. Sem vaidade nennuma (sic), resta agradecer a todos os leitores, a todos os internautas. Muito obrigado! Vamos continuar firme. Com essa quantidade de acessos em apenas cinco meses, dá uma média mensal de mais de 20 mil acessos e por dia uma média acima dos 600 acessos. O blog do Cláudio André é o principal canal de informação digital de Bom Conselho, sem desmerecer os demais blogs existentes. Cada um faça por onde ser o mais acessado. Cada um faça por onde ser o mais comentado. Minha parte estou fazendo.”

Eu fiquei com vontada de “botar minha viola no saco” e partir prá outra. Esta vida de blogueira não é um boa, pelo menos quando escrevemos num blog que, com mais de 3 anos no ar, só angariou uns meros 81.000 acessos. Já o do Poeta em apenas 5 meses, já amealhou mais de 100.000.

É realmente um fenômeno do Agreste Meridional. O Blog Chumbo Grosso, mantido pelo “guerrilheiro” Altamir Pinheiro, também em 3 anos de vida teve só 212.000 acessos, segundo seu relógio contador. E eu que já o criticava pensando que sua audiência vinha apenas do “sábado profano e devasso”, só dedicado aos homens e mesmo assim àqueles da qualidade do Diretor Presidente e do Zezinho de Caetés. O do Roberto Almeida, cuja primeira postagem foi em julho de 2009, teve apenas 190.000 acessos. E eu o critico por manter a audiência alta falando bem de um poste, ou seja, fazendo um pouco de propagando enganosa. Já o nosso poeta, como ele mesmo faz as contas, tem uma média de 20 mil acessos por mês e 600 por dia. E pasmem senhores, com apenas 44 seguidores, enquanto o do Roberto Almeida tem 286.

É realmente um caso a estudar e aprender, pois blogueiro gosta mesmo é de audiência, qual o segredo de tantos acessos. O Zezinho está me dando um palpite de que pode ser devido a penetração do blog em outros estados, já que uma grande parte das postagens dele, são notícias de Alagoas, principalmente de Arapiraca onde dizem que o Poeta viveu certa época. O Zé Carlos levantou a hipótese de que é o estilo popular do blog, e sua penetração nas camadas mais pobres da população. Eu ainda levanto a hipótese com a qual eu explico a popularidade do Blog do Ronaldo César (cujo relógio mostra quase 50.000 acessos por mês), que é o número de anunciantes. Ou seja se todos os anunciantes do Blog do Poeta acessarem seu Blog, já aí temos 500 por dia. E por aí vão muitas e muitas explicações.

Tudo isto, no afã de descobrir os segredos para seguir o próprio conselho do Cláudio André: “Cada um faça por onde ser o mais acessado. Cada um faça por onde ser o mais comentado. Minha parte estou fazendo.” Já hoje fizemos mais de 3 vídeos conferências para discutir o assunto, tudo tentando fazer melhor a nossa parte. Travamos debates intensos, inclusive com ameaças por parte do Diretor Presidente a alguém que sugeriu mudar o relógio, dizendo que isto pode facilmente ser feito. Eu também não gostei, embora não professe nenhuma ética udenista, mas sou uma católica praticante. O burro que deu esta sugestão foi o Sandoval Britto, nosso único petista, no grupo. Mas foi rejeitada por todos. Continuamos a discutir.

Eu, que não nasci ontem, mas também não sou tão velha para alcançar a época do sabugo para todos, descobri o segredo, que vai revolucionar a audiência dos blogs que seguirem minha sugestão. Ora, senhores, depois de tanta discussão estéril, é só ver o que tornou o Blog do Poeta, famoso, e fazer o mesmo. Digo ainda que esta proposta tanto foi aprovada por todos que fazem o Blog da CIT, e com alguns abstenções (lá de cima do muro), por aqueles que fazem a A Gazeta Digital. Todos viram que era uma questão de penetração e jumentinhas.

O Zé Carlos se recusou ir a Bom Conselho procurar jumentinhas em condições suspeitas, mas não vetou a ideia, e indicou outra pessoa, que talvez até seja candidato em 2012, como um especialista em jumentinhas fogosas ao Diretor Presidente que já viajou para lá. Agora ninguém segura mais o Blog da CIT, isto estou dizendo sem vaidade nenhuma, nem querendo dizer que passaremos o do Poeta, apenas estamos fazendo a nossa parte. Os blogs que me entenderam, que caiam em campo. Com a urbanização desenfreada não é fácil encontrar jumentinhas em condições suspeitas. E jumentos não servem.

Lucinha Peixotolucinhapeixoto@citltda.com

Nenhum comentário: