terça-feira, 14 de junho de 2011

Um velho Blog de Bom Conselho



Em março passado eu escrevia o seguinte texto, cujo título era: Um novo Blog em Bom Conselho.

“Hoje recebi um telefonema do Diretor Presidente, logo cedo, perguntando:

- Lucinha já vistes o Blog do Felipe Alapenha? Está uma maravilha. Ele seguiu o layout da AGD. Eu não te disse que temos de mudar este do Blog da CIT?! Ele está ultrapassado!

Antes de responder qualquer coisa, eu parei de ler o artigo do Zé Carlos, na AGD, sobre a palestra do Renato Curvelo e fui direto ao endereço que ele me forneceu.

Realmente, o Blog do Felipe Alapenha está bonito e bem composto, e, para ser justa, ele melhorou muito o layout da AGD, bolado pelo Jameson Pinheiro. Mas, não é de hoje que dizemos a Zé Carlos para eliminar, ou fundir com outras, aquelas páginas mortas, e dá uma enxugada no Blog. Porém deixa isto prá lá, pois o assunto é o Blog do Felipe Alapenha.

Fiquei encantada com o visual e adorei ver aquele menino (desculpe Felipe, em assim tratá-lo, pois tenho idade de ser mãe de sua mãe, e não venham pensando bobagens, pois a Judith é muito nova) bonito que é o Felipe. Se ele se especializar em pediatria, é capaz de consultar a si próprio, e já teria dois clientes certos, meus dois netos. Daqui a pouco tempo será o Doutor Felipe, e, tenho certeza irá para Bom Conselho, substituir, não o seu pai, mas, o Dr. França, o único pediatra que conheci em Bom Conselho.

Diante de tanta beleza, bateu uma tristeza danada, pois ainda tinha esperança de que o Felipe voltaria um dia a escrever neste blog, o que só nos honraria, pois se o Zé Carlos se considera o blogueiro mais velho, depois que o José Fernandes declinou de sê-lo, ele é o nosso mais novo escritor, além do mais novo médico. Mas, pelo menos temos seus escritos em lugar certo e sabido.

Da mesma forma que elogiei a capacidade da prefeita Judith Alapenha, para escrever em seu Blog, deverei elogiar o Felipe em escrever no dele. Será a filial, pois a matriz parou no carnaval. Esperamos que a Judith volte, e que o Blog do Felipe não seja uma filial, produzindo a mesma coisa. Quando li a página “Sobre o Blog”, fiquei temerosa em relação à independência dos dois blogs, matriz e filial, pois dificilmente, mesmo voltando, a prefeita poderá ter uma linha diferente daquela traçada pelo Felipe.

O formato é diferente, é claro, segue mais o da AGD, pois permite em sessões diferentes a contribuição de outros autores. Mantém o mesmo princípio, que eu adoraria que o Blog da CIT adotasse de revelar a todos, com seus CPF,s e RG,s. Mas, aqui, a renitência do Diretor Presidente e do Zezinho de Caetés, são irritantes. Fazer o que?

O que me preocupou sobremaneira foi a declaração de afeição política, a Dilma Roussef, o poste, e ao Conde Eduardo. Porém, pensando bem, pergunto: “Poderia ser diferente?” “Claro que não, velha burra!”, eu mesmo respondo. Ao ler hoje o texto do Zé Carlos na AGD, descobri que posso processar a mim mesmo por “injúria”. Não o farei, antes de dizer que é uma pena. Um rapaz tão jovem, e tão politicamente errado. O José Fernandes, se compreende, pois pessoas com sua idade, uma vez Arraes sempre Arraes até morrer. Vejam o Jodeval.

Tem uma página de artigos, onde o primeiro texto é do José Fernandes, meu contendor “figadal” na política. Felizmente, ele encontrou o lugar perfeito para os seus artigos. Eu estava triste, quando ele deixou, ou diminuiu de publicar aqui no Blog da CIT, e transformou-se de articulista de ponta (sem trocadilho) em comentarista do Blog do Roberto Almeida, louvado pelo Eisntein. Agora ele consegue escrever como articulista, outra vez no blog do Felipe.

É uma pena, que o Felipe não tenha aberto os comentários para os artigos. Por falar nisso, caro Felipe, o que os americanos nos dão, a custa de muita propagando, pelo Blogger, não é perfeito. As páginas são feitas para coisas fixas, e você verá, segundo o Zé Carlos, que, quando o seu blog crescer e houver muitos artigos, e notícias publicadas, você terá que apagar as mais antigas porque elas tem uma capacidade limitada, ao contrário da página principal. Mesmo você abrindo os comentários para as páginas, não podemos fazê-lo a artigos individuais. Estes problemas é que devem ser discutidos em outro Encontro de Blogueiros, que eu irei e você também. Isto se o Poeta não me ameaçar outra vez.

No mais eu adorei o Blog, e se Deus quiser serei uma eterna comentarista, e como diz o Roberto Almeida, que segue a mesma linha política que você, uma comentarista do mal, pois quase o matei do coração por falar do seu “cumpade” Ronaldo César, que só pega no que é de César, e não dá a Deus, nem morto.

E agora sem jocosidades, parabéns pelo Blog, Felipe, e seja bem-vindo a este mundo de emoções. Quem sabe estaremos no mesmo palanque no próximo ano? Política é como nuvem... e blá blá blá blá blá blá.... “

A única coisa que não sabia era que as nuvens bem branquinhas daquela época iriam se transformar em nuvens carregadas e produzissem uma tempestade tão grande como aquela que estamos vendo, entre o Felipe, ainda meu menino, e eu. Além de mim, as chuvas caíram forte em todos nossos colegas da CIT e da AGD. Principalmente, sobre o Zé Carlos, que entrou na chuva, resolveu se molhar, mas não sabia que a trovoada fosse tão forte. Talvez ele esteja certo em sua decisão de não dizer muita coisa, e ficar fingindo aqueles agradecimentos, quando ele mesmo sabe que tudo foi urdido pelo Sr. Ccsta para atingi-lo, isto desde muito tempo. Agora, ele apenas encontrou o instrumento, o Felipe, meu menino. Sua obsessão pela Dilma e Judith já tinha rendido a ele poucas e boas “lambadas” de todo mundo. Ora, se ele não tinha mais nem o argumento de corrigir a língua portuguesa, depois que a Ana Luna se deu mal usando esta tática, tentou atingir a CIT através do boatos que correm em Bom Conselho de que somos uma criação de Zé Carlos.

O Felipe, meu menino, ainda quase imberbe e impúbere, caiu feito um patinho. Agora tem que provar que não é mentiroso, como se isto fosse possível, pelo menos neste caso. Talvez, o Sr. Ccsta na qualidade de advogado, pelo menos historicamente, esteja esperando um erro judiciário para condenar o Zé Carlos, por excesso de cabeça, pois só assim, ele vai provar que não está errado.

Eu me lembrei agora do caso do Julian Assange, que vivia aporrinhando o governo americano com a publicação de documentos secretos que lhe incomodavam. O que fizeram? Contrataram advogados, e com muito dinheiro e poder, conseguiram provar que o Julian havia estuprado uma moça sueca. Então veio a “justiça” e o condenou tendo o testemunho da própria jovem. Eu não acredito que uma sueca, vá passivamente para um quarto com um homem e permita ser estuprada por ele. Mas, com a influência do governo americano conseguiu se provar isto, sob a negação cerrada do Julian. Já que minha mente se voltou para casos judiciais, lembram do Diretor do FMI que estuprou a camareira? Ele nega, vocês acreditam? Eu não. Dependendo, do resultado do julgamento de cada um pode-se ter um erro judiciário ou não.

O argumento do Zé Carlos tem sua lógica, mas, vamos e convenhamos, é muito cômodo para ele e ruim para todos nós. Vejam o que ele disse em reunião conosco na CIT. “Eu tenho certeza que não sou vocês, vocês tem certeza que não são eu. Eu, quando escrever assumo minhas responsabilidades em fazê-lo. Vocês tem que assumir as suas. Se o Felipe Alapenha, tem tanta certeza de que sou eu que escrevo ele vai me culpar e não a vocês pelo que vocês disseram. Isto se ele quiser provar que não mentiu. Eu só peço que maneirem um pouco no que vocês dizem, pois a justiça não é perfeita. Eu não vou mandar foto de vocês para ele. Nem vou condená-lo por andar fuçando meu IP, o que considero invasão de privacidade, que deveria ser permitida somente aos órgãos judiciais, mas, em terra de coronel quem fuça IP é rei. Tanta gente mexe nele que ele pode encontrar até o próprio coronal. Vou esperar, administrando a AGD, como sempre fiz, embora um pouco chateado por está sendo impelido a declarar que sou um gênio. Mas, aí quem estaria mentindo era eu. Quem é o mentiroso, eu ou o Felipe Alapenha? Isto dá uma boa enquete para a AGD.” Agora eu tomando as rédeas, eu pergunto a ele: Moderar em que cara pálida? Falando bem do governo da prefeita, como faz agora o Poeta, não sei porque? Isto não. Nós até já fizemos isto no passado, por querer salvar o nosso gênero naquele episódio lamentável da renúncia, mas tudo tem um limite. Se mesmo sendo mulher, não deu certo, que tenha o que merece. Pela nossa amizade, inclusive porque fomos nós que propomos você administrar a AGD, se ele quiser desfazer a mentira dele em cima de você, então ele terá nossa foto ao vivo e a cores, e sei que todos aqui concordam comigo, mas, defender governo ruim, nunca.

Estou dizendo isto não é só para excitar o imaginário popular como diz o Altamir Pinheiro, e sim para dizer que, o mal maior que o Felipe pode causar ao Zé Carlos, é forçar ele tirar uma foto minha, junta com meus companheiros, enviando-a a ele. Eu já disse que foto minha ele não tira. Mas, já prevendo que ele pode ir às barras dos tribunais, pois erros judiciários são possíveis, já estou autorizando as minhas fotos, e não borradas, e espero que ele se contente e não venha pedir exame de DNA, RG e CPF. Só é ir ao cafezinho do Luis Clério e pedir a ele. A foto que encabeça esta foto é de minha pessoa real.

Lucinha Peixoto

Nenhum comentário: